A tarde de quarta-feira (13) foi especial para os idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Através de uma festa de confraternização, os grupos da melhor idade de diversos polos se reuniram e se divertiram com a realização de um bingo. O evento foi realizado no Salão da Paróquia de São Gonçalo, em Goitacazes, organizado pelos orientadores e técnicos do SCFV.
Na ocasião, 5 dos 12 grupos de idosos do Serviço de Convivência participaram da confraternização. Estiveram reunidos os grupos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ururaí, Matadouro, Jardim Carioca, Jockey e Goitacazes. Durante todo ano, os grupos se encontram semanalmente para realizar diversas atividades com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos usuários referenciados nos CRAS.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Clarrisa Carrareth, a comemoração foi um momento de muita satisfação para os idosos e toda a equipe. “Foi um dia de alegria para comemorar o final de mais um ciclo do nosso percurso do SCFV, que tem como objetivo integrar, acolher e promover momentos de lazer e cultura aos nossos atendidos. Muita satisfação em vê-los com brilho nos olhos e podendo vivenciar a celebração do Natal, que além de religioso, também é um momento cultural”.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos assiste crianças, adolescentes e idosos nos territórios dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a comunidade. O programa é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.