A coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nessa quarta-feira (20) a última reunião pedagógica do ano de 2023. Na ocasião, orientadores sociais e técnicos de referência dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e das 11 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras, foram recebidos com café da manhã especial. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Campos e foi prestigiado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
Com mais de 20 polos no município, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos assiste crianças, adolescentes e idosos, nos territórios dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a comunidade. O programa é um conjunto de atividades realizadas em grupos, que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
Durante sua fala na reunião, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, destacou a importância do serviço e agradeceu às organizações parceiras.
“Em nome da Prefeitura, do prefeito Wladimir, eu agradeço a parceria das instituições e o comprometimento dos profissionais que atuam no Serviço de Convivência. A gente sabe o quanto esse trabalho é importante e faz a diferença na vida das crianças, dos adolescentes e também dos idosos”.
Ao todo, o SCFV conta com a parceria de 11 OSCs, sendo elas: Obra do Salvador; Instituto Profissional São José; Centro Juvenil São Pedro; ONG Orquestrando a Vida; Maria Auxílio dos Cristãos; Centro Espírita Doutor Rermann; Dispensário São Vicente de Paula; Bem Faz Bem; Viver Feliz; Lar Fabiano de Cristo e Fundação Municipal da Infância e Juventude.
Para a coordenadora do SCFV, Clarissa Carrareth, o fortalecimento das parcerias será fundamental para o sucesso do serviço em 2024. “Nós encerramos o ano agradecendo a todos que fazem o serviço de convivência acontecer. O percurso de 2023 não foi fácil, tivemos muitos desafios, mas conseguimos realizar o trabalho”.
O SCFV possui um caráter preventivo, protetivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários. O serviço é ofertado de modo a garantir a segurança da acolhida nos espaços municipais, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.