Pessoas em situação de rua puderam participar de um jantar especial de Natal na noite desta quarta-feira (20). Uma ceia foi montada especialmente na Praça do Santíssimo Salvador. O evento foi organizado pela Obra Social “Vencendo a dor por amor e amai ao próximo como a ti mesmo”, que contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. No local, 400 quentinhas foram distribuídas, além de rabanadas, suco, kits de higiene e brinquedos para as crianças. O evento contou com a participação de pastores e integrantes de igrejas evangélicas, que fizeram orações e cantaram louvores.
Segundo a organizadora do evento e idealizadora do projeto, Françoa Ciafrino, a iniciativa de levar a ceia de Natal para a Praça e oferecer para as pessoas em situação de rua acontece há mais de 20 anos. “Há 23 anos eu faço essa ação. Eu comecei em Goitacazes, quando eu comecei a entregar comida para as pessoas mais necessitadas. O que me motivou a fazer essa ceia foi ver a necessidade dessas pessoas também em uma data como essa, em que a gente comemora o Natal e tem a possibilidade de estar com a nossa família”, disse a organizadora.
“Eu fiquei feliz não só pelo alimento, mas pelo louvor, pelas palavras que disseram para a gente aqui”, disse a Beatriz Gomes, que vive em situação de rua. “Para a gente que vive nas ruas, sempre é bom receber essa atenção. Eu estou muito agradecido por isso. Gostei muito da comida”, contou o David Charles de Jesus.
EQUIPAMENTOS – A Prefeitura oferece diversos equipamentos de suporte para a população em situação de rua. O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) como referência para a oferta de serviços à população de rua da cidade, como abrigos, regularização de documentos, encaminhamento para serviços de saúde e emprego. Diariamente são feitas abordagens pelas equipes do Centro Pop em diversos pontos da cidade, porém a decisão de ir ou não para o abrigo ou se aceitar o atendimento é do indivíduo. Através do Centro Pop, as pessoas são encaminhadas para quatro abrigos municipais: Casa de Passagem, Lar Cidadão, Manoel Cartucho, e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) cofinanciada pela SMDHS.