Assistidos do programa Criança Feliz ganham Bailinho de Carnaval fora de época

Mesmo após o carnaval, a Cidade da Criança recebeu a alegria da festa mais agitada do ano. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou, nesta terça-feira (27), o Bailinho de Carnaval para as crianças, pais e responsáveis assistidos do Criança Feliz, programa para acompanhamento do desenvolvimento de 1.890 crianças que estão na primeira infância (de 0 a 6 anos). O evento foi acompanhado pelos visitadores do programa, da primeira-dama Tassiana Oliveira e do secretário Rodrigo Carvalho.

As marchinhas tradicionais do carnaval foram tocadas pela banda da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), que garantiu o clima de animação. Cerca de 580 pessoas aproveitaram uma tarde de festa no parque temático. Durante o evento, foi servido um lanche composto por suco e biscoitos.

“O Criança Feliz é um programa essencial, porque os visitadores ajudam esses pais no desenvolvimento dos pequenos. É uma iniciativa que reforça a ligação entre as mães e seus filhos nos pequenos detalhes, como o carinho, mas também na maneira correta de se desenvolver. Esse momento de festa, como o carnaval fora de época, também é especial para fortalecer o vínculo entre os assistidos e as equipes que trabalham em prol do melhor para a infância. O lazer também faz parte disso”, disse Tassiana.

O secretário Rodrigo Carvalho disse que um “momento de diversão também é muito importante no desenvolvimento das crianças”. “O carnaval passou, mas como muita gente viaja, nós resolvemos fazer o bailinho agora. Foi uma opção do prefeito Wladimir Garotinho aderir a esse programa, que está consolidado e veio para somar com outros programas municipais de proteção social”, declarou.

Moradora do bairro Novo Jockey e mãe de duas meninas, uma de cinco meses e outra de um ano e cinco meses, Taísa Rodrigues disse que a família aproveitou a tarde de festa. A mãe conta que as crianças têm evoluído a partir das visitações do Criança Feliz. “As crianças amaram esse clima de carnaval, porque elas nunca participaram. Elas brincaram e dançaram muito. O programa está sendo uma experiência muito boa para as crianças, mas para a gente também. É importante demais, já que a gente recebe orientação sobre a fala, brincar com segurança e também dicas de saúde”, contou a mãe.

“O Ravi amou essa festa. Ele é autista e adora música. Com o programa, ele melhorou o relacionamento com outras crianças, porque a visitadora foi nos ajudando com isso. Ele adora a tia que auxilia a gente”, disse Cassiane Nunes, mãe do pequeno Ravi, de 4 anos.

De maio de 2023 até o momento, cerca de 30 mil visitas domiciliares já foram realizadas pelo Criança Feliz. Hoje, 1.890 famílias estão sendo acompanhadas. “Para gente que trabalha na primeira infância, essa festa é importantíssima. Essa parte em que as crianças estão com seus pais e os visitadores cria uma memória afetiva muito especial. Um momento lúdico de brincadeiras, atividades e amor também faz parte do processo de desenvolvimento. Isso vai fazer toda a diferença na vida adulta dessas crianças. Esse momento também é o Criança Feliz”, explicou a coordenadora do programa, Luciana Ribeiro.

Com o objetivo de acompanhar e estimular o desenvolvimento de crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos), considerando sua família e seu contexto de vida, o Criança Feliz acontece por meio de visitas domiciliares, estando presente em todas as regiões do município, abrangendo a área de cobertura dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).