Desenvolvimento Humano e Social entrega novos equipamentos à Apape

A Prefeitura realizou, nesta terça-feira (27), a entrega de novos equipamentos que servirão para as atividades da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (Apape). Os materiais, que são três notebooks, dois equipamentos de Datashow, uma caixa de som e duas piscinas de bolinha, foram adquiridos através de emenda parlamentar. A entrega foi feita pela primeira-dama Tassiana Oliveira, que estava acompanhada do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho. Os assistidos e os funcionários da instituição receberam os novos equipamentos com festa e muita alegria.

“A gente comemora tudo o que a gente consegue através do trabalho do município, do prefeito, e das emendas, porque cada conquista merece o seu destaque. Muitas vezes Wladimir vai a Brasília para solicitar emendas que levam quase um ano para chegar. Então cada conquista é algo muito grande. Foi uma manhã incrível de muito carinho e energias renovadas na Apape”, disse Tassiana.

Atualmente, a Apape atende 405 famílias, parte delas com pessoas com algum tipo de deficiência mental, física, intelectual e sensorial. Para a presidente da instituição, Nayra Peçanha, os equipamentos vão reforçar a qualidade do atendimento com as diversas atividades que são realizadas.

“O dia de hoje foi muito importante, porque, além da visita sempre acolhedora da primeira-dama, que sempre nos traz mensagens positivas, nós recebemos equipamentos interessantes que serão facilitadores da qualidade do nosso trabalho. As duas piscinas de bolas são importantíssimas, porque são brinquedos sensoriais que vão ajudar muito os nossos assistidos. Além disso, recebemos os notebooks e os equipamentos de Datashow. Eu gostaria de agradecer ao prefeito Wladimir, que valoriza sempre as organizações. Quem ganha são as pessoas com deficiência e seus familiares. Nós, da instituição, também ganhamos porque temos a oportunidade de avançar na qualidade do trabalho ofertado”, disse Nayra.

Em janeiro, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, assinou um termo de colaboração com seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que prestam serviços a pessoas com deficiência e suas famílias e também idosos para o ano de 2024, inclusive a Apape. A celebração do termo permitirá o atendimento de 942 pessoas por mês neste ano. O financiamento feito pelo município, por meio do Fundo Municipal de Assistência Social, será de pouco mais de R$ 6,2 milhões. O valor teve um aumento de 10% no valor pago per capita de cada tipo de serviço.