Equipe volante do CRAS dá suporte a moradores afetados pela chuva

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, montou uma equipe com técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Morro do Coco no distrito de Santo Eduardo, no Norte do Município, que foi atingido por fortes chuvas há pouco mais de duas semanas.

A iniciativa, voltada para os moradores que foram afetados pelo temporal, desenvolve o atendimento inserido no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), como o encaminhamento e inserção em diversos benefícios.

“Como o CRAS de Morro do Coco fica distante de Santo Eduardo, além de a demanda de trabalho ter aumentado, porque foi um distrito totalmente afetado, nós montamos essa equipe volante para dar o suporte à população que foi atingida”, explicou a coordenadora geral de CRAS, Verônica Rocha.

A base da equipe volante do CRAS foi implantada na antiga estação ferroviária de Santo Eduardo. Os atendimentos são feitos por duas assistentes sociais, dois psicólogos e um responsável pelo almoxarifado. A equipe atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, que emite laudos técnicos para que famílias que tiveram suas casas condenadas sejam inseridas no Aluguel Social, que faz parte do grupo de benefícios eventuais, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e é um direito garantido por meio da Lei Municipal nº 9.109, de 18 de novembro de 2021.