Centro Pop recebe doação de absorventes higiênicos pela Porto do Açu

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Centro Pop, equipamento ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, recebeu, nesta quarta-feira (11), centenas de absorventes higiênicos doados pela empresa Porto do Açu Operações. Foram entregues cerca de 5 mil pacotes, que serão distribuídos entre as usuárias que são atendidas pelo Centro Pop. A entrega, que foi feita através do Programa de Voluntariado do complexo portuário, o “Abraçu”, foi acompanhada pela diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Rosângela Marvila; a supervisora do Centro Pop, Isabela Araújo; e o gerente de Relacionamento com a Comunidade da Porto do Açu, Bruno Esteves.

O Centro Pop, que é o equipamento municipal que realiza abordagens diárias a pessoas que vivem em situação de rua, atende 50 usuários por dia, em média, sendo 12 mulheres. Miram de Oliveira, de 32 anos, é usuária do equipamento e aprovou a doação dos absorventes.

“É muito importante, porque é uma coisa necessária para nós, que somos mulheres. A menstruação acontece todo mês e, às vezes, chega de forma inesperada. Muitas mulheres como eu, que vivo na rua, não têm como comprar”, disse

A doação aconteceu por meio de uma campanha idealizada pelo Abraçu, que realizou uma vaquinha entre os funcionários das empresas instaladas no Porto do Açu. A ação faz parte das atividades relacionadas ao mês de março, que é dedicado às mulheres.

“A distribuição de absorventes através do Porto do Açu faz parte da nossa campanha de dignidade menstrual, que faz parte das nossas ações do mês de março. Nós já ouvimos vários relatos de mulheres que, na falta deste item importante, utilizam papel, jornal ou um pano qualquer para a sua higiene íntima. Nós pensamos no Centro Pop, que já é nosso parceiro, para receber esses absorventes, porque temos certeza que a doação será muito útil”, explicou Bruno Esteves.

“Através do Centro Pop e dos nossos acolhimentos, a gente atende mulheres que realmente estão em situação de extrema vulnerabilidade, que precisam realmente utilizar o absorvente de forma saudável. O programa Abraçu, que é o programa de voluntariado, está todos os anos conosco e esse ano a campanha foi diferenciada e voltada para o mês de março, que é o mês dedicado às mulheres e voltado para as discussões sobre saúde e pobreza menstrual. Nós agradecemos muito por essa doação e pela parceria”, destacou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial.

O Centro Pop é um dos equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social especializado no atendimento às pessoas que vivem em situação de rua. Através das abordagens em diversos pontos do município, são oferecidos serviços à população de rua da cidade, como abrigos, regularização de documentos, encaminhamento para serviços de saúde e vagas de emprego. Para a supervisora do equipamento, a entrega dos absorventes foi de grande importância para as mulheres atendidas no local.

“É muito prazeroso acompanhar essa iniciativa de apoio ao nosso trabalho, principalmente quando a gente fala sobre dignidade. Muitas mulheres convivem com essa situação, que é a pobreza menstrual, principalmente aquelas que vivem em situação de rua. Como supervisora do equipamento, agradeço muito pela parceria”, disse Isabela Araújo.