Desenvolvimento Humano participa da CIB no Rio de Janeiro e recebe veículo zero

Campos participou, nesta terça-feira (16), da 95ª Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que aconteceu no Rio de Janeiro. O encontro, que foi realizado na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), reuniu equipes técnicas de assistência social dos 92 municípios do Estado e debateu a regionalização dos serviços de alta complexidade e informes de assuntos gerais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Campos foi representado pela secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini.

“É muito importante que o município esteja participando mais uma vez da CIB, porque essa comissão pactua o que é necessário para o avanço da Política Pública de Assistência Social em todo o Estado, como a regionalização dos serviços de alta complexidade do SUAS”, explicou a secretária.

A CIB é uma instância do processo de descentralização da Gestão do SUAS. Assim, as reuniões servem como espaços de articulação e expressão das demandas dos gestores, com pautas importantes que podem ser pactuadas entre município, governo estadual e governo federal.

Em 2023, Campos sediou a 88ª reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (Cib), em sua 9ª edição regionalizada, com a participação de cerca de 150 pessoas que estavam representando 55 dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a CIB, Campos recebeu, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, um carro para melhorar a logística na gestão da Assistência Social e fortalecimento do SUAS. O veículo, um Nissan Versa zero quilômetros, atenderá a rede socioassistencial privada, o programa Criança Feliz e equipamentos e departamentos ligados à SMDHS, como o Serviço de Convivência e Vigilância Socioassistencial.

“Nós vamos, de fato, ter condições de cumprir com o nosso planejamento de monitoramento da nossa rede socioassistencial privada e pública, porque a gente dá todo o apoio técnico e supervisão técnica. Para isso, a gente precisa de veículo para locomoção”, explicou Aline.

Os carros, que foram entregues a todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, foram adquiridos através de emenda parlamentar do deputado Hugo Leal para o estado.

REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Campos também participa da Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que foi iniciada nessa terça-feira (16) e vai até quinta-feira (18), no Rio de Janeiro.

No primeiro, foi realizado o Encontro Nacional das Secretarias Executivas dos Conselhos de Assistência Social e o Seminário Nacional dos(as) Trabalhadores(as) do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Nesta quarta, acontece o lançamento da campanha contra o assédio moral no SUAS, tema recorrente de denúncias recebidas no Conselho Nacional.  No mesmo dia terá duas mesas, uma sobre o SUAS e o Sistema de Justiça e a outra sobre o Papel da Política Nacional de Cuidados no SUAS. O último dia, na quinta-feira, terá vários painéis simultâneos com debates importantes sobre o Controle Social.

O município está sendo representado através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com a secretária Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini, e gerente da Vigilância Socioassistencial, Mericelly Vilela, como representantes governamentais; o presidente do CMAS, Renato Gonçalves, como representante da sociedade civil; além de Williana Melo como secretária executiva e Cristiane Barros como conselheira da sociedade civil.