Escritório Social: um ano de atendimentos a egressos do sistema penitenciário

O Escritório Social, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, completou um ano de atividades nesta segunda-feira (15). O equipamento oferece atendimento à população custodiada em Campos, com auxílio jurídico, acompanhamento processual, medidas de reinserção familiar e social, além de encaminhamento profissional.

Desde a sua inauguração em abril de 2023, pelo prefeito Wladimir Garotinho, o Escritório Social já realizou 500 atendimentos. Na manhã desta segunda-feira, um café da manhã especial foi oferecido aos servidores e aos usuários.

O Escritório Social serve como suporte, não só para os egressos, mas também para as suas famílias em diversas áreas como saúde, qualificação e psicossocial. De acordo com o coordenador do Escritório Social, Paulo Ricardo Vieira, vários avanços no apoio aos egressos e seus familiares foram conquistados a partir do funcionamento do programa, como atuação da Defensoria Pública para serviços específicos da Vara de Execuções Penais.

“O egresso precisava ir até a capital para resolver demandas da Vara de Execuções Penais, mas agora temos a Defensoria Pública atuando duas vezes por semana aqui. Fora esse ponto que atingimos, que foi muito positivo para os presos e seus familiares, a gente tem feito encaminhamento para a rede de assistência, para a área da saúde e para a área da qualificação e emprego. Foi um ano de muito trabalho, de muito bons frutos escolhidos, graças a Deus”, explicou Paulo Ricardo.

Por meio da Subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária, o Escritório Social foi criado a partir de uma parceria do município com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O Escritório Social fica localizado na Rua Ypiranga, número 116, no Centro, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

SERVIÇO ITINERANTE

O Escritório Social já realizou duas edições do projeto Escritório Itinerante, em dezembro de 2023 e em março deste ano, no Jardim Aeroporto e na comunidade Tira Gosto, respectivamente. A ação é voltada para egressos do sistema prisional e seus familiares, com encaminhamento nas áreas social e de emprego, além de verificação de demanda processual junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). As ações contaram com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da equipe da Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego. As datas das próximas ações serão divulgadas em breve.