CRAS de Custodópolis com ação informativa para gestantes atendidas na UBS local

As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Custodópolis, cumprindo o papel social do equipamento, realizaram uma ação voltada para as gestantes pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A atividade, que foi realizada em parceria com a coordenação da unidade de saúde, objetivou levar informações sobre serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, como o Mãe Coruja, Criança Feliz, além do Cadastro Único (CadÚnico).

De acordo com a coordenadora do CRAS de Custodópolis, Fabiana Peixoto, a iniciativa foi pensada nas gestantes atendidas na UBS do bairro que, por algum motivo, ainda não são referenciadas no equipamento do local ou nas outras 13 unidades do CRAS do município.

“O foco principal dessa ação é a ampliação desses atendimentos, porque algumas famílias não conseguem acessar os CRAS. Essa parceria permite que essas famílias sejam alcançadas por nossas equipes para a concessão dos benefícios, principalmente o Mãe Coruja, já que se trata de um grupo de gestantes”, explicou.

A equipe foi formada por uma técnica do CRAS do Custodópolis, que levou para as futuras mães as informações sobre o Mãe Coruja, programa do município que entrega kits enxovais completos para gestantes e puérperas para os seus filhos. Desde a sua criação, em 2022, mais de 3.500 famílias em situação de vulnerabilidade social já foram beneficiadas pelo Mãe Coruja. Foram repassadas, ainda, por meio de uma equipe do Criança Feliz a importância da adesão ao serviço, que por meio de visitas domiciliares acompanha o desenvolvimento integral da primeira infância, sendo crianças de 0 a 6 anos. Por fim, uma técnica do Cadastro Único abordou questões relacionadas à inclusão e atualização dos cadastros. A inserção no CadÚnico permite que famílias em situação de vulnerabilidade possam participar de programas e benefícios do município, como o Cartão Goitacá, além daqueles oferecidos pelo Governo Federal, como o Bolsa Família. A atualização do CadÚnico é importante para que essas famílias mantenham as informações atualizadas, viabilizando a permanência nos benefícios.

Atualmente, cerca de 14 mil famílias são referenciadas no CRAS de Custodópolis, atendendo 13 bairros na região, sendo eles: Parque Bandeirantes, Parque Barão do Rio Branco, Parque Bonsucesso, Parque Custodópolis, Parque Nova Campos, Parque Novo Mundo, Parque Santa Clara, Parque Santa Rosa, Parque São Domingos, Residencial Planície, Condomínio Santa Rosa, Condomínio Santa Rosa II e Condomínio dos Nogueiras. Campos tem 14 unidades do CRAS espalhadas em todo o território. O CRAS de Farol de São Tomé foi o último a ser implantado no município, no início do mês de abril. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, os CRAS prestam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). É através dos CRAS que os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único.