Prefeitura atende usuários do CadÚnico em mais um mutirão de atualização

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, iniciou nesta quinta-feira (23) mais um mutirão de atualização de Cadastro Único voltado para as famílias do município. A Ação de Qualificação Cadastral de 2024, aconteceu durante todo o dia na Universidade Federal Fluminense, com 500 pessoas que agendaram o atendimento, e será finalizada nesta sexta-feira (24) com mais 500 titulares agendados, das 09h às 15h.

O objetivo da Ação de Qualificação Cadastral, que é determinada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), é corrigir e atualizar os dados do Cadastro Único das famílias. Esse é o caso da Daiana Soares, de Ponta da Lama, que precisou atualizar o CadÚnico com a inclusão da filha, que tem apenas dois meses.

“Quando eu fiz o CadÚnico eu estava grávida, mas como a minha bebê nasceu, eu precisei atualizar as informações para ficar tudo completo. E foi tudo bem mais fácil, porque eu marquei o atendimento e consegui ser atendida de forma mais rápida no mutirão”, disse a mãe.

A Prefeitura, em parceria com a UFF, montou uma estrutura para oferecer o melhor atendimento aos usuários que precisam atualizar o CadÚnico, como salas com ar-condicionado, banheiros e tendas. A coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamila Oliveira, explica que a escolha de realizar o mutirão na UFF, que fica na região central, foi estratégica para atender famílias que residem em diferentes pontos do município.

“Esse mutirão está sendo realizado com uma boa estrutura, que foi montada em parceria com o corpo de professores do Projeto de Extensão da UFF. Temos duas salas de atendimento com ar condicionado e cadeiras confortáveis, dois banheiros acessíveis e bebedouros para que a população faça uso, além de uma tenda de mais de 15 metros para que as pessoas não fiquem no sol. Com a boa localização da Universidade, a gente consegue atender o território de Guarus e adjacências, vindo da Rodoviária Roberto Silveira e entrando pelo portão principal. A gente também consegue atender o pessoal de Goitacazes e Baixada Campista pelo portão da avenida 28 de Março. O fluxo de atendimento transcorreu de forma muito tranquila”, disse.

Em Campos, dois mutirões já foram realizados neste ano, além de atendimentos realizados nas 14 unidades do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para não perder a oportunidade de atualizar o CadÚnico, dona Regina marcou o atendimento para esta quinta-feira e conseguiu atualizar o cadastramento, já que o Bolsa Família está suspenso.

“Eu tenho alguns problemas de saúde, então não posso ficar com o Bolsa Família suspenso, mas o CadÚnico estava desatualizado. Minha irmã marcou pelo site, foi confirmado o atendimento e eu consegui resolver a situação”, disse Regina Márcia Pereira, que é moradora do Parque Eldorado.

O mutirão terá continuidade nesta sexta-feira, a partir das 09h até às 15h. A coordenadora do CadÚnico reforçou a importância do comparecimento das pessoas que agendaram o atendimento.

“É fundamental que as pessoas se atentem ao seu agendamento, mas lembrando que só podemos atender quem agendou. Na sexta-feira, não desanimem. Se você efetuou seu agendamento, compareça. Os portões abrem às 09h e a gente tem até 15h para realizar o atendimento. Traga o comprovante e a documentação necessária”, disse.

Os titulares precisam ficar atentos aos documentos que devem ser apresentados para que o atendimento seja realizado. São eles: o comprovante de agendamento e documentos de todos os moradores da residência, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração escolar, no caso de componentes familiares que sejam menores de idade. O atendimento nos dois dias será das 9h às 15h. A UFF fica localizada na Rua José do Patrocínio, número 71, no Centro. A entrada também poderá ser feita pela Avenida 28 de Março, em frente à Universidade Estácio de Sá.