CadÚnico: População elogia atendimento e estrutura do mutirão de atualização

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social finalizou, nesta sexta-feira (24), mais um mutirão para atualização do Cadastro Único, que foi iniciado na quinta-feira (23). Nos dois dias, foram 1.000 pessoas atendidas de diversos pontos do município, na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Centro. A estrutura e o atendimento, que foram através de uma parceria entre a Prefeitura e a instituição de ensino, rendeu elogios da população. No local, as salas de atendimento possuíam cadeiras confortáveis e ar-condicionado, além de banheiros acessíveis, bebedouros e tendas para proteção do sol. Nesta sexta, o mutirão foi acompanhado pela secretária Aline Giovaninni, a subsecretária Paloma Campos e a diretora da Proteção Social Basíca, Marcélia Cardoso.

Jessica Feitosa, que é mãe do pequeno Endryck, precisava incluir o bebê no CadÚnico. Ela diz que, além de resolver a pendência cadastral, o agendamento foi importante para um bom atendimento.

“A procura para agendar em Goitacazes estava muito grande, mas com o mutirão ficou bem mais fácil. Meu bebê ainda vai fazer um mês, então foi bem melhor agendar. Com criança de colo, eu fiquei sentada, no ar-condicionado e fui bem atendida pela equipe. E consegui resolver a minha situação, que foi o mais importante”, disse.

“O atendimento foi maravilhoso. O meu Bolsa Família estava suspenso, mas eu consegui ser atendida de forma rápida e a situação foi resolvida”, disse Elizete da Silva, de 65 anos, moradora de Goitacazes.

A coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamila Oliveira, diz que a estrutura montada foi determinante para que o público alvo desse mutirão, que incluiu todas as famílias do município de Campos, fosse bem atendido e saísse satisfeito. Ela ainda conta que outro mutirão está previsto para acontecer em breve. “Com essa estrutura de excelência que a gente teve agora, a gente recebeu um feedback positivo da populkalão, com as famílias elogiando muito e agradecendo a acessibilidade, banheiro, água e espaço climatizado. Há uma expectativa de que outro mutirão seja realizado nos próximos 15 dias, com a possibilidade de atender 2.000 famílias. É importante que as famílias fiquem atentas às redes da Prefeitura e do Social para o prazo de agendamento”, disse.

Em Campos, antes da ação desta semana, dois outros mutirões foram realizados este ano, além de atendimentos realizados nas 14 unidades do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A Ação de Qualificação Cadastral de 2024 é um procedimento que vem sendo realizado em Campos e em todo país por uma determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O objetivo é corrigir e atualizar os dados do Cadastro Único das famílias.