Notícias Recentes

Inscrições para o IX Seminário de Combate ao Trabalho Infantil a partir de segunda

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social vai abrir na próxima segunda-feira (10), às 13h, pela internet, as inscrições para o IX Seminário de Combate e Enfretamento ao Trabalho Infantil. O evento vai acontecer na próxima quarta-feira (12), das 9h às 12h, no auditório da Prefeitura. O Seminário é uma iniciativa do Ações e Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e faz parte das ações de combate ao trabalho infantil em junho, que é considerado o mês de combate a essa violação pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A inscrição é voltada para o público alvo do Seminário, que é formado por trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Organizações da Sociedade Civil Organizada, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público do Trabalho, além da população.

A campanha deste ano tem como tema “O trabalho infantil que ninguém vê”. A técnica de Referência do AEPETI, Renata Amaral, ressalta que o Seminário busca aumentar o trabalho de combate e a erradicação, além de lançar uma discussão para diminuir a invisibilidade dessa prática.

“O trabalho infantil acontece, em sua maioria, nas ruas. Mas é uma prática que poucos conseguem enxergar. Nós vamos trazer a discussão junto com a população para trabalharmos diretamente na erradicação. Vai ser um evento com o objetivo de combater o trabalho infantil e para que possamos construir políticas públicas mais eficazes no enfrentamento dessa violação de direitos”, explicou.

O AEPETI já iniciou a programação do mês de junho para as discussões e atividades de combate ao trabalho infantil. Nesta semana, o departamento promoveu uma roda de conversas com adolescentes referenciados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS III), na região do Turfe Clube. As atividades, que serão realizadas também em outras unidades do CREAS E CRAS, seguem até o final do mês. Ações de panfletagem e adesivação com informações sobre a erradicação da prática também serão realizadas.

Compartilhe: