A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou, nesta quinta-feira (31), uma ação social pelo Outubro Rosa na comunidade da Baleeira. Às mulheres e seus familiares foram oferecidos os serviços de manicure, trancista, design de sobrancelha, corte de cabelo, além de uma exposição de artesanato natalino. A iniciativa foi uma parceria entre o Departamento de Programas e Projetos da SMDHS e o Dispensário São Vicente de Paulo.
Rosane Alves, de 65 anos, aproveitou a ação para fazer as sobrancelhas e dar um novo toque ao visual. “O atendimento foi ótimo para nós. Eu faço parte do projeto e sempre participo de tudo que é oferecido, então hoje eu não poderia faltar. A gente quer andar sempre bonita, né”, disse a moradora da comunidade da Baleeira.
O Dispensário São Vicente de Paulo é uma entidade parceira da SMDHS na oferta de serviços da Assistência Social para as famílias referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Parque Esplanada, como aquelas que residem na comunidade Baleeira, Parque Leopoldina e Pecuária, entre outros bairros da região.
“Após um pedido da organização do Dispensário, nós mobilizamos os nossos instrutores para fazer essa ação para essas mulheres e seus familiares. O nosso objetivo, enquanto SMDHS, é sempre atender o público da política de Assistência Social, estando perto e oferecendo os nossos serviços”, explicou a gerente de Desenvolvimento de Projetos da SMDHS, Raquel Farias.
No local, são oferecidos cursos de geração de renda, como da área da beleza; aulas de taekwendo para crianças e adolescentes; além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para os adultos, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas.
“A gente aproveitou o Outubro Rosa, já que a gente repete muito as questões sobre cuidado, para também ofertar esses serviços que servem como autoestima para essas mulheres. O DPP trouxe esses profissionais para a gente e para a comunidade pela primeira vez, e pudemos oferecer esse momento a elas”, disse a assistente social do Dispensário São Vicente de Paulo, Laura Campos Freitas.