A programação do Campos Laranja, dentro da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, foi encerrada na semana passada, quando contou com evento no dia 26 no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, reunindo troca de experiências, aprendizado, arte e acolhimento. Também neste dia, a equipe da Subsecretaria de Políticas para Mulheres participou de uma plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), alusiva aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher em Campos, no auditório do Ministério Público, onde estavam reunidos representantes de organizações governamentais e da sociedade civil que atuam no enfrentamento à violência de gênero. No dia 27, na Associação Comercial e industrial de Campos (ACIC), foram ministradas palestras e a entrega do título Selo Empresa Amiga da Mulher ao Casarão das Noivas.
A ação, realizada no CEAM, contou com a participação da Tenente-Coronel Carla da 6ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, que ministrou a palestra “Uma mulher, uma farda, uma trajetória: combatendo a violência com resiliência”, levando reflexões importantes e apresentando o Projeto SOS Mulher, ampliando o diálogo sobre o enfrentamento à violência. Em seguida, a fisioterapeuta, arteterapeuta e bailarina, Manuela Félix, fez uma apresentação de dança cigana e conduziu a criação de uma tela colaborativa, envolvendo as participantes em uma experiência de arte e expressão. Também participaram desta ação o subsecretário de Igualdade Racial, Gilberto Totinho, e Henrick Rangel, do Departamento de Programas e Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, que levou serviço de beleza para as assistidas do CEAM.
Entre as entidades que participaram da plenária do COMDIM, estavam Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), OAB Mulher, Patrulha Maria da Penha e Movimento Unificado de Mulheres (MovimentUM-Campos), que também visa formação de rede de apoio. “Foi um momento de diálogo, reflexões e fortalecimento de ações conjuntas para garantir os direitos e a segurança das mulheres da nossa cidade”, destaca a subsecretária de políticas para Mulheres, Josiane Viana.
– O Dia Laranja é uma campanha internacional de conscientização sobre a violência contra mulheres e meninas. A campanha nacional é realizada, anualmente, em 25 de novembro e, desde 2021, o município promove ações todo dia 25 de cada mês. Na campanha deste ano, levamos informação, através de palestras, apresentação de dança, cuidados com a beleza, orientações jurídicas e exposição de trabalhos artísticos ao CEAM para uma tarde de muito acolhimento. Queremos acabar com o ciclo de violência contra as mulheres – informa Josiane.
Josiane Viana abriu o evento na ACIC e ministrou a palestra “Avanços e ações no enfrentamento à violência”. Ela também falou sobre a importância da Lei 9200/2022, que institui o Selo Empresa Amiga da Mulher. “É uma iniciativa que reconhece empresas comprometidas com a valorização e proteção das mulheres”, destaca Josiane. A primeira palestra com o tema “A responsabilidade social das empresas no combate à violência contra as mulheres”, foi ministrada pela advogada trabalhista Carolina Porto. A cerimônia de premiação Empresa Amiga da Mulher, encerrou a programação, que também contou com a participação do presidente da Acic, Maurício Cabral; a presidente da Comissão OAB Mulher, Isadora Linhares, e a Mariana Lontra, primeira mulher eleita presidente da 12ª Subseção da OAB/RJ, em Campos.
Zero Feminicídio – A programação da Campanha Campos Laranja começou com um ato realizado no Calçadão com o tema “Zero Feminicídio – Viver sem violência é um direito”, que contou com a participação da Subsecretaria de Polícias para Mulheres, o CEAM Mercedes Baptista, Comdim e Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe), entre outras entidades. A subsecretaria reforça que, em caso de violência, as mulheres devem ligar para o 180 (Central de Atendimento à Mulher), 98175-0180 (CEAM) ou 190 (Polícia Militar).