A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, abriu o período de inscrições para os Cursos de Verão 2025, que se encerram nesta quinta-feira (16). De forma gratuita, serão oferecidos workshop de culinária tradicional e étnica (acarajé, vatapá, caruru e abará), aulas de danças infanto-juvenil, capoeira, turbante e fotografia mobile. Também haverá oportunidades para pessoas com mais de 60 anos com aulas de artesanato, canto, violão, coral e ritmos.
Os Cursos de Verão 2025 fazem parte de uma parceria entre a SIRDH, o Departamento de Programas e Projetos da Assistência Social e a Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego. De acordo com o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho, a proposta é ofertar qualidade de vida e distração para as pessoas que ficam na cidade durante o período de férias.
“A ideia é fazer uma grande colônia de férias para o público assistido pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, bem como para os assistidos dos abrigos ou acolhimentos institucionais que a gente tem na municipalidade. A proposta é garantir que essas pessoas participem de uma atividade e de uma dinâmica recreativa entre terça e quinta-feira, que é o período onde os nossos assistidos, geralmente, ainda estão na cidade. Então, esse curso torna-se muito importante, porque é trazer uma qualidade de vida melhor para esse público 60+, bem como fazer uma interação para tornar menos ocioso o tempo dessas crianças e adolescentes que vão estar na cidade”, explicou Totinho.
Ainda de acordo com o subsecretário, os Cursos de Verão também têm a possibilidade de geração de renda para os alunos, principalmente aqueles que optarem por participar das aulas de culinária tradicional e afro-brasileira, abrindo discussões étnicas raciais, além de oportunizar aprendizado e possibilidade de renda.
“No ano passado a gente propôs trabalhar com a estética afro, trabalhando com cabelo e unha, por exemplo. Esse ano a gente vai manter as discussões étnicas raciais, só que nós vamos trabalhar com a culinária. Neste ano a gente vai trazer a culinária étnica, onde a gente vai trabalhar com acarajé, abará, caruru, vatapá, bem como a culinária gourmet, propondo a produção de pipocas gourmet, maçã do amor e massas de salgado frito e assados. É válido salientar que o público que a gente assiste geralmente na Subsecretaria de Igualdade Racial é, em ampla maioria, formado por mulheres de idade entre 18 e 30 anos, solteiras ou mães solo. Então a ideia é fazer com que esses cursos deem oportunidade para essas pessoas de gerar a sua própria renda”, disse.
INTERESSADOS PODEM FAZER PRÉ-INSCRIÇÃO PELA INTERNET – As inscrições vão até o dia 16 de janeiro de forma presencial na sede da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, que fica localizada na rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, no Centro, no prédio da antiga Fundação Zumbi dos Palmares. A SIRDH ainda oferece a possibilidade de pré-inscrição pela internet. Os interessados devem fazer um cadastro através de um link disponibilizado na página do Instagram da SIRDH (@sirdh.oficial) até a próxima quinta-feira, dia 16 de janeiro, data em que as inscrições devem ser confirmadas