A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através da Diretoria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promoveu nesta terça-feira (09) uma capacitação de operacionalização do Plano de acompanhamento do Programa BPC na Escola, voltado para garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes até 18 anos, com deficiência, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O assessoramento técnico, destinado às equipes técnicas dos 15 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, foi conduzido pela coordenadora técnica do programa BPC na Escola da SMASC, Claudia Mendes. Na ocasião foram apresentadas ferramentas de trabalho, planejamentos de ações e alinhamento de estratégias para enfrentamento de barreiras e garantia de execução do programa.
O Programa BPC na Escola aconteceu por meio de ações intersetoriais com a participação da União, estados, municípios e do Distrito Federal. Por meio do Acompanhamento de Beneficiários que são apontadas diversas atividades e ações que podem ser feitas para superação das barreiras vivenciadas pelas crianças e adolescentes com deficiência. É uma forma das equipes dos CRAS teM como encaminhar os beneficiários e suas famílias aos serviços socioassistenciais ou a outras políticas públicas, quando for necessário.





