Os profissionais que atuam no Programa Criança Feliz, que foram convocados por meio do processo seletivo realizado este ano, receberam, na última semana, os kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Foram distribuídos protetor solar fator 60, repelente, capa de chuva e galocha. O secretário Rodrigo Carvalho participou da entrega.
O Programa Criança Feliz Campos tem 50 visitadores e seis supervisoras distribuídos nos 15 territórios do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A coordenadora do PI Suas/Criança Feliz no município, Luciana Ribeiro, falou da importância dos kits de EPI para o dia a dia das equipes.
“Esse material é essencial para o trabalho durante as visitas domiciliares às casas das famílias com crianças até 6 anos e gestantes inseridas no Programa Criança Feliz, que acontece em dias ensolarados, mas também em dias chuvosos. O trabalho de acompanhamento da família é contínuo, realizado semanalmente, então, é necessário que seja feito com segurança e conforto”, disse.
Executado no município desde 2023, o Criança Feliz é um programa federal voltado para atender à primeira infância, contemplando gestantes, crianças de 0 a 3 anos e de até 6 anos para pessoas com deficiência. Por meio de visitas domiciliares, os visitadores do programa acompanham e estimulam o desenvolvimento infantil por meio do brincar e da interação familiar.
Além da entrega dos kits de EPI para as equipes, a SMASC vem realizando oficinas e capacitações sobre a nova metodologia do serviço de proteção social básica para gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Para o próximo ano, o Criança Feliz passará a ser um serviço socioassistencial de caráter permanente da Proteção Social Básica ofertado nos Cras.
“O Criança Feliz é um serviço de extrema importância para as mães, gestantes e as crianças, porque acompanha de perto todo o desenvolvimento infantil. Além disso, cuidar de quem realiza as visitas domiciliares é essencial, principalmente porque o trabalho acontece todos os dias. É necessário que o protocolo seja adotado, garantindo a segurança das equipes que são comprometidas com a dinâmica de visitação”, ressaltou o secretário Rodrigo Carvalho.





