Notícias Recentes

SMASC participa da posse da nova diretoria da APAE para a gestão 2026-2028

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campos oficializou nesta quarta-feira (7) a posse da sua nova diretoria eleita para o triênio 2026-2028. O grupo terá como presidente Marcos Felipe Rios. A solenidade, que aconteceu na sede da instituição, contou com o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, representando o prefeito Wladimir Garotinho, assistidos, familiares e funcionários da Apae.

Pai atípico, Marcus já atuava como educador musical na Apae desde 2019. Através das suas experiências pessoais e profissionais, ele fala da importância da instituição para as pessoas com deficiência e seus familiares.

“Em 2021, recebemos o diagnóstico de autismo da minha filha, o que transformou profundamente minha forma de ver a vida, a inclusão e o cuidado com o outro. A partir desse momento, passei a vivenciar, também como pai atípico, os desafios, as dores, as conquistas e as esperanças que tantas famílias acompanhadas pela APAE enfrentam diariamente. Minha atuação como educador permitiu acompanhar de perto as realidades dos nossos assistidos, fortalecendo vínculos e compreendendo, na prática, a importância de um trabalho humanizado, acolhedor e comprometido. Hoje, como presidente, carrego não apenas a experiência profissional, mas também a vivência pessoal de quem sente na pele a necessidade de uma sociedade mais inclusiva, empática e justa, onde cada pessoa seja respeitada em sua singularidade”, disse o novo presidente.

A Apae, com uma unidade no Jardim Carioca, em Guarus, e outra em Farol de São Tomé, oferta um Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas famílias. A instituição, que está prestes a completar 30 anos de história, é cofinanciada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Durante seu discurso, o secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, destacou a importância dessa parceria.

“Desde o início do governo temos o compromisso de manter diálogo com as instituições e com o repasse do termo de fomento. A Apae é uma grande parceira dessa construção da política de atendimento a pessoa com deficiência. Junto com as outras entidades, ela forma um grande apoio à prefeitura no trabalho realizado na ponta, diretamente com as famílias, garantindo dignidade e direitos”, destacou Rodrigo Carvalho.

O presidente da Fundação Municipal de Infância e Juventude (FMIJ), Leon Gomes, também participou da solenidade.

A frente da Apae de 2020 a 2025, a ex-presidente da entidade, Regina Célia, agradeceu o apoio da Prefeitura durante a sua gestão.

“Passamos o bastão ao nosso amigo Marcos Felipe, que é pai atípico assim como eu sou mãe atípica. Nesses seis anos tivemos momentos de muitas lutas, mas de muitas conquistas. Eu gostaria de agradecer a Prefeitura de Campos, que sempre chegou junto com as instituições e foi muito presente nas necessidades da Apae. Deixo meu agradecimento especial ao prefeito Wladimir Garotinho e à primeira-dama Tassiana Oliveira, ao secretário Rodrigo Carvalho e à Câmara de Vereadores, que sempre foi muito solicita aos nossos pedidos”, disse.

Compartilhe: