A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), intensificou as ações de prevenção e combate a exploração de menores de idade na praia do Farol de São Tomé. Durante todo o verão serão realizadas abordagens sociais, panfletagens e adesivação de carros com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos negativos do trabalho infantil.
“O Secretário Rodrigo Carvalho, todos os anos prioriza ações de combate ao trabalho infantil na praia do Farol de São Tomé e, iniciamos essa semana nosso trabalho na praia. Realizaremos abordagens sociais, adesivação em carros e distribuição de materiais informativos, para que a população possa colaborar conosco no combate e enfrentamento do trabalho infantil denunciando. Também estaremos atuando na Festa de Santo Amaro. O Trabalho Infantil precisa ser combatido todos os dias, ele não tira férias e no período em que as crianças estão em férias escolares, nosso trabalho é potencializado.” Destacou a Diretora de Gestão do SUAS e coordenadora das ações, Renata Amaral.
Em Campos, durante todo o ano são realizadas diariamente abordagens em pontos estratégicos da cidade para coibir e identificar casos de exploração de menores e violação de direitos. A população pode contribuir com as ações através de denúncias anônimas pelo Disque 100 ou pelo número do programa no município, no telefone (22) 98147-0119, que funciona todos os dias, das 8h às 17h.
No Brasil, o trabalho infantil é considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos. De acordo com a Lista TIP, sigla que identifica a Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil, instituída pelo decreto Nº 6.481/2008, o país apresenta 93 atividades prejudiciais à saúde, à segurança e à moralidade das crianças e dos adolescentes.





