A Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, firmou parceria com a Feira Dons da Terra com o objetivo de promover ações de empreendedorismo no Clube da Terceira Idade, por meio de exposições, trocas de experiências e aprendizados entre os participantes. Os interessados em participar podem realizar a inscrição pessoalmente durante o encontro, que ocorrerá quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, na sede do equipamento, no Parque Tamandaré.
A Feira costuma reunir produtos exclusivos de moda, beleza, artesanato, gastronomia, além de divulgar produtos e serviços, gerar renda e ampliar networking e visibilidade aos pequenos negócios locais, permitindo compras direto com quem produz.
“Isso é importantíssimo para que os assistidos aprendam algo novo, socializem e ainda ganhem um dinheirinho extra, sem contar a elevação da autoestima que esse tipo de atividade propicia. É isso que queremos para eles: saúde e bem-estar”, destacou a subsecretária Rosilani Tavares.
Apesar de a Feira Dons da Terra ter surgido a partir do empreendedorismo feminino, a parceria com a Subsecretaria da Pessoa Idosa também contemplará o público masculino, ou seja, todos os idosos poderão ser beneficiados.
“A Dons da Terra, nasceu no ano de 2018, quando um grupo de amigas ficou desempregada e precisava ajudar nas despesas domésticas. Cada uma sabia fazer alguma coisa diferente que podia ser comercializada. Então nos reunimos num varandão para fazer nosso primeiro bazar e a partir dali a coisa foi crescendo. Hoje, eu costumo buscar espaços para ampliar a feira. E por isso agradeço a subsecretária por abrir o Clube da Terceira Idade à essa iniciativa”, explicou Adriana Pires, coordenadora do projeto.
Eleonora Mara Tavares produz geleias e caponatas. Ela contou que se sentiu acolhida expondo seus produtos no Clube da Terceira Idade. “Eu fabrico geleias artesanais, caponatas e catchup. Tudo natural, sem conservantes, com durabilidade de 8 meses com a embalagem lacrada. Trabalho com vários sabores. E agora estou lançando uma linha de produtos diets, sendo alguns sem adoçante, e outros com xilitol. Eu me senti muito bem recebida na Terceira Idade”, contou a expositora e empreendedora.





