O Teatro de Bolso Procópio Ferreira foi palco da 1ª Mostra de Cantigas de Capoeira de Campos: Vozes da Planície Goitacá, que aconteceu na noite dessa quarta-feira (17). Promovido pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos em parceria com o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), o evento reuniu 13 grupos de capoeira do município, que apresentaram suas cantigas e compartilharam o trabalho que desenvolvem para fortalecer e manter viva essa importante manifestação cultural.
Marcado pela valorização da cultura, da memória e da resistência que a capoeira representa, o evento também foi um momento de reconhecimento e homenagem aos mestres de capoeira e às pessoas que dedicaram sua trajetória para preservar e perpetuar esse patrimônio cultural às gerações seguintes.
Para o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho, a 1ª Mostra reafirmou a capoeira como expressão de identidade e pertencimento.
“Um evento que entende essas manifestações sendo de resistência cultural com suas raízes africanas demarca o compromisso do governo municipal com as tradições e as culturas populares do povo negro aqui, no Brasil. Mesmo sendo a primeira mostra, foi um passo gigantesco para que a gente possa, de fato, conseguir fazer a interação de todas as culturas que têm suas raízes africanas”, disse Totinho.





