O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), equipamento ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, promoveu nesta terça-feira (05) jogo de futevôlei com a participação de usuários do espaço, que são pessoas em situação de rua. O jogo aconteceu no centro de treinamento do campeão mundial de futevôlei, o campista Felipe Nascimento.
Antes da partida, os usuários participaram de uma roda de conversa sobre a importância do esporte na sociedade, Em seguida, foram passadas orientações básicas do futevôlei para o início do jogo.
A coordenadora do Centro POP, Maria Júlia Eccard, explicou que as atividades esportivas, além das ações didáticas e comemorativas, são realizadas com a ideia de promover a integração entre os usuários e também para desenvolvimento da autonomia de cada um deles.
“A gente ultrapassou os muros do Centro Pop, além das barreiras do preconceito. A gente mostrou que os nossos usuários também têm direito ao esporte, à educação, à cultura e lazer. Foi uma manhã de muita troca de experiência de vida graças ao Felipe e toda a sua equipe”, explicou a coordenadora.
“O nosso futevôlei sempre estará de portas abertas e minha casa mais ainda. A casa é simples, mas ficaremos felizes em recebê-los outras vezes. É muito importante contribuir com a quebra dessa barreira entre o esporte e o trabalho social. O futevôlei é para todos”, disse o atleta Felipe Nascimento.
O Centro Pop é o equipamento referência para a oferta de serviços à população de rua da cidade, como abrigos, regularização de documentos, encaminhamento para serviços de saúde e emprego. Diariamente, o Centro Pop realiza atendimentos direcionados às pessoas que vivem em situação de rua. As equipes do Centro Pop são formadas por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, além de orientadores sociais. O Centro Pop fica na Rua Barão da Lagoa Dourada, 23, no Centro. O telefone para contato é o (22) 98179-4308.