Prefeitura participa de evento de adesão do Estado a programa para catadores

A Prefeitura Campos participou da solenidade de adesão do Estado do Rio de Janeiro ao programa Diogo SantAna Pró-Catadores para Reciclagem Popular, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no Palácio da Guanabara, sede oficial do governo estadual. O programa, que foi sancionado pelo governo federal em fevereiro deste ano, representa um conjunto de ações dos poderes federativos (União, Estados e Municípios) em prol dessa classe trabalhadora.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, e a secretária municipal de Serviços Públicos, Simoni Muniz, participaram do evento representando o prefeito Wladimir Garotinho. A solenidade foi conduzida pelo governador em exercício, Thiago Pampolha.

“Os catadores fazem parte do público prioritário da política de Assistência Social. O município mantém diálogo com as famílias e indivíduos desse grupo especifico com ações de garantia de direitos. A integração dos governos em prol dos catadores fortalece as políticas públicas no âmbito social, do meio ambiente e da sustentabilidade”, explica Rodrigo Carvalho.

Em Campos, o lixão da Codin foi extinto em 2012. A partir do fechamento, foi criado o Aterro Sanitário Ecológico, no distrito de Conselheiro Josino. Ainda na cidade existem quatro cooperativas de materiais recicláveis (Reciclar, Cata Sol, Nova Esperança e Renascer). Elas funcionam em galpões que foram doados pelo município, que ainda custeia as despesas com água e energia, além de fornecer Equipamento de Proteção Individual (EPI).

“É um setor muito importante, não só para o município, mas para todo o meio ambiente. Com o trabalho das catadoras e catadores, a economia é movimentada. Além disso, os resíduos recicláveis trazem renda para estas famílias”, disse a secretária municipal de Serviços Públicos, Simoni Muniz.

“Além de todos os benefícios para nossas cidades e para o meio ambiente, nossos amigos catadores cumprem importante papel na indústria da economia circular, em que o objetivo é diminuir a quantidade de materiais descartados e prolongar a vida útil de diversos produtos. Todos ganham quando investimos em reciclagem e o Governo do Estado está empenhado em reconhecer, a cada dia mais, a importância do trabalho desenvolvido por estes homens e mulheres essenciais para a nossa sociedade”, explicou o governador em exercício e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.