Com o tema “Cenário atual na implementação dos direitos da Pessoa com Deficiência”, o Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência (COMDE), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nesta quinta-feira (26) a 1ª Conferência com o objetivo de fomentar e apoiar as políticas públicas para este público, além de conscientizar a população sobre o tema. O evento aconteceu na Universidade Universo, com a presença de Pessoas Com Deficiência (PCD), representantes de instituições, simpatizantes e ativistas da causa, além de representantes do poder público e judiciário.
Representando o prefeito Wladimir Garotinho, a primeira-dama Tassiana Oliveira prestigiou o evento e durante sua fala, na mesa de abertura, destacou o comprometimento do governo com a causa.
– “Eu fico muito honrada de estar aqui, não só por representar Wladimir, mas por estar podendo participar desse momento muito importante. Eu acho que a conferência é um espaço que a gente tem a oportunidade de não só discutir políticas públicas, mas a oportunidade de trocar ideias, colocar temas em discussão que muitas vezes nós não temos conhecimento e ouvir as demandas de quem vivencia o dia a dia, para poder abrir o nosso olhar. Todo dia a gente está aprendendo algo a mais para poder fazer diferente. Wladimir sempre se mostrou muito comprometido com as instituições, a lutar pela causa, a estar presente, que os repasses sejam feitos rigorosamente em dia, porque sabe da importância do trabalho desenvolvido e da assistência que é prestada as pessoas com deficiência e suas famílias.”
Durante a manhã o evento contou com o depoimento de superação do dentista e paraciclista Luis Gustavo Povoa, que compartilhou a sua história após ser vítima de um atropelamento em setembro de 2020, enquanto corria no acostamento da avenida Nilo Peçanha, e as transformações vívidas após se tornar PCD. O Promotor de Justiça, Luiz Claudio Almeida, titular da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Campos, também participou da conferência, ministrando a palestra de abertura, que abordou o cenário atual e a implementação dos direitos PCD. Já na parte da tarde foram apresentados e discutidos os eixos de trabalhado e definidas as propostas, que serão levadas para a Conferência do Brasil, em Brasília, no próximo ano.
Para Maurício Ribeiro, deficiente visual, que acompanhou a conferência junto com o grupo do Educandário São José Operário, a iniciativa é fundamental. “É muito bom a gente poder contar com esses espaços de troca. Todos nós queremos condições melhores para viver, garantia de direitos e aqui a gente consegue se alinhar, conhecemos pessoas com o pensamento diferente do nosso, e conseguimos ficar mais próximos dos representantes públicos, promotores. Isso é muito importante.”
Também prestigiaram o evento o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Leon Gomes, o vereador Bruno Viana e o diretor do Departamento de Programas e Projetos da SMDHS, Marcelo Arêas.
O Conselho da Pessoa com Deficiência existe para propor e acompanhar todas as políticas públicas voltadas à Pessoa Com Deficiência (PCD), Transtorno do Espectro Autista (TEA), doenças crônicas, pessoas com nanismo, entre outras. As reuniões acontecem todas as primeiras terças-feiras de cada mês, às 9h, na sede da instituição, que fica na Avenida Alberto Torres, 371 – sala 1.111.