O prefeito Wladimir Garotinho inaugurou, nesta sexta-feira (28), a 15ª unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município, instalada no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), no Parque Novo Eldorado. O novo CRAS se junta aos outros 14 espalhados em diversos bairros, localidades e distritos da cidade com o objetivo de promover a prevenção de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios. A Praça Céu, espaço de funcionamento do CRAS, é um equipamento da SMDHS que disponibiliza serviços e cursos livres aos jovens que moram em comunidades e vivem em situação de vulnerabilidade social no Novo Eldorado.
Além do prefeito, a inauguração do CRAS da Praça Céu foi acompanhada pela população que será assistida pelo CRAS e membros do governo municipal, como o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; o secretário de Obras, Fábio Ribeiro; a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini; a subsecretaria Paloma Campos; a diretora da Proteção Social Básica, Marcélia Cardoso; a coordenadora do Cadastro Único, Kamilla Oliveira; a coordenadora geral dos CRAS, Verônica Rocha; e a subsecretária de Justiça, Ana Clara Figueiredo.
“Nós estamos abrindo o 15° CRAS do município bem aqui, na Praça Céu, que, por questões de conflitos em comunidades, muitas pessoas estavam tendo dificuldades de acesso aos seus direitos. Nós descentralizamos as equipes, sem custo, trazendo um benefício imenso para essas pessoas. Agora, elas têm acesso a serviços tanto do governo municipal, estadual ou federal, porque o CRAS é a porta de entrada para benefícios que são garantidos pelas esferas”, disse o prefeito durante a entrega do equipamento.
A secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovanni, explicou que a unidade se juntará aos serviços já oferecidos à população que vive em situação de vulnerabilidade social, mas com a finalidade de ser a porta de entrada da Assistência Social.
“Hoje é um dia muito especial para todos nós da Secretaria de Desenvolvimento Humano Social. O Novo Eldorado é uma região onde a gente identificava uma dificuldade grande de acesso aos nossos equipamentos de assistência. Então, junto com o prefeito Wladimir Garotinho, vamos poder proporcionar e garantir a Proteção Social que os CRAS, de fato, ofertam”, explicou a secretária Aline Giovannini, que reforçou que a unidade terá o atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Criança Feliz, além de todas atividades da Praça Céu, que vão estar articulados com todos os benefícios do CRAS.
“Nessa data de hoje, eu quero agradecer ao prefeito e à equipe da SHMDS, por estarem entregando esse equipamento à comunidade. Eu agradeço, não só como coordenadora dessa unidade, mas como moradora do bairro, que sabe das necessidades de quem mora aqui”, disse Lídia Cunha, que é a coordenadora do CRAS da Praça Céu.
Vanessa Almeida, que é moradora do Novo Eldorado e mãe de três crianças, aprovou a instalação do CRAS Praça Céu. “Vai ser bom demais, porque é uma ferramenta que a gente precisa muito, principalmente nós que somos mães”, disse a dona de casa.
O CRAS é caracterizado como o principal equipamento de porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os moradores do Novo Eldorado eram referenciados do CRAS Codin, que manterá o referenciamento da população do Jardim Boa Vista, Parque Eldorado, Parque Jardim Aeroporto, Parque Jardim Ceasa, Parque Santos Dumont, Parque São Silvestre, Terra Prometida, Vila Industrial, além do território do km 5 ao 8. Desde abril, o atendimento dessas famílias, como o serviço de atualização do Cadastro Único, vem sendo feito na Gestão do CadÚnico, no Centro.
Além dos CRAS Praça Céu e Codin, as outras unidades funcionam na Chatuba, Goitacazes, Parque Guarus, Jóquei, Matadouro, Morro do Coco, Penha, Ururaí, Travessão, Esplanada, Custodópolis, e Jardim Carioca.