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Frequentadores elogiam o atendimento recebido no Restaurante do Povo

Oferecendo cerca de 1.500 refeições por dia, inclusive aos finais de semana e feriados, o Restaurante do Povo é um espaço frequentado por diversas pessoas vindas de diferentes pontos do município. Além da oferta do café, almoço e jantar, que são refeições que garantem a segurança alimentar, os frequentadores elogiam o atendimento feito pelos funcionários do equipamento. O Restaurante funciona em parceria com o Programa RJ Alimenta, do Governo do Estado, e foi reaberto pelo prefeito Wladimir Garotinho em 2021, somando mais de 1,6 milhão de refeições servidas.

O frequentador Jocélio Monteiro da Silva, que é do bairro Fundão, diz que, além da comida, um bom atendimento é importante para quem precisa do Restaurante do Povo. “Eu venho aqui sempre e digo que a comida é muito boa. Mas também tenho que falar dos funcionários, né? O atendimento é muito bom, porque eles tratam a gente de uma maneira simples, sem preconceito. A gente vem porque precisa, então, é bom ser bem tratado”, disse.

Entregando as refeições aos usuários quase diariamente, a funcionária Etuane dos Santos atua no Restaurante há três anos. Ela fala da proximidade que é criada com os frequentadores, já que o equipamento funciona todos os dias.

Por mais que eles estejam aqui porque precisam, é muito gratificante para nós poder ajudar. Sei que é o nosso trabalho, mas é importante que a gente faça isso com alegria. Nós convivemos quase todos os dias com essas pessoas e sabemos da situação delas. Então, temos que estar sempre com sorriso no rosto, porque eles têm vários outros problemas”, contou a funcionária.

Na hora do almoço, período em que o Restaurante do Povo recebe o maior movimento, a gestora de Recursos Humanos do equipamento, Vanessa Gonçalves, percorre o salão para anotar sugestões, críticas e necessidades dos frequentadores. Ela diz que essa prática estreita a relação entre o Restaurante e seus usuários.

A gente conquistou uma boa relação com o tempo, como toda relação é construída. Nós não oferecemos apenas o alimento, mas um acolhimento ao usuário. Com as anotações que faço, a gente consegue encaminhá-lo para serviços que são oferecidos pelo próprio município, como na área da Saúde e Emprego. Além disso, a gente oferece cursos aqui mesmo para geração de renda, fazendo com que eles tenham uma nova realidade”, explicou.

“Eu sou aposentada e sempre venho ao Restaurante para almoçar quando tenho minhas obrigações no Centro. Eu só tenho a agradecer pelo atendimento, não só com a comida, mas pelo carinho que o pessoal aqui tem comigo. E não é só comigo, mas com todo mundo”, disse Benilda da Silva Pessanha, que é moradora do Parque Prazeres.

O Restaurante do Povo, que ficou fechado durante quatro anos pela gestão passada, foi reaberto pelo prefeito Wladimir Garotinho para que famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social tenham a garantia de uma alimentação diária e saudável. Segundo a nutricionista e coordenadora do Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Thais Serafim, o Restaurante funciona como um pilar fundamental para a cidade, contribuindo para o acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade de forma gratuita para pessoas em insegurança alimentar.

“Para assegurar a qualidade dos alimentos oferecidos, seguimos rigorosos padrões de higiene. Trabalhamos com fornecedores confiáveis e realizamos inspeções frequentes para garantir que todos os alimentos atendam aos critérios de segurança e qualidade. Acompanhar a distribuição das refeições, realizar treinamentos constantes com a equipe e promover a educação nutricional entre os usuários são algumas das nossas atividades diárias no Restaurante do Povo. Nosso objetivo é proporcionar refeições nutritivas e saborosas, promovendo hábitos alimentares mais saudáveis e contribuindo para a diminuição da insegurança alimentar em nossa cidade”, disse a profissional.

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