Notícias Recentes

Usina de Letras em Tócos é reaberta como unidade do Serviço de Convivência

O prefeito Wladimir Garotinho inaugurou na tarde desta segunda-feira (1) uma nova unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, em Tócos. Oficinas, cursos e atividades serão oferecidos na Usina de Letras, propriedade da Usina de Tócos, que foi cedida ao município por 10 anos de uso.

“Nós queremos oferecer às pessoas oportunidades. Cada equipamento novo que a gente abre é uma felicidade, cada porta que a Prefeitura abre, oferece à população a oportunidades. E aqui é um serviço de fortalecimento de vínculos e convivência da comunidade, onde serão ofertados cursos, oficinas, para que os pais possam vir para cá com os filhos participar, interagir, para facilitar o acesso da população de Tócos à educação, cultura e oportunidades”, destacou Wladimir.

No distrito, o SCFV vai oferecer atendimento para pessoas de todas as faixas etárias que estejam referenciadas no CRAS de Goitacazes e com o Cadastro Único atualizado. Segundo a subsecretária de Desenvolvimento Humano e Social, Paloma Campos, a abertura de um polo do serviço de convivência em Tócos, era um desejo antigo.

“A cada momento que a gente abre um núcleo de serviço de convivência é uma alegria para o nosso coração, para a equipe técnica da SMDHS, porque a gente sabe que é menos uma criança, menos um adolescente que vai estar com tempo ocioso fora do turno escolar e vai estar voltado realmente para as ações que o serviço desenvolve e oferece, voltado para questões culturais e educacionais”, disse Paloma.

A cerimônia de inauguração contou com a presença dos filhos do empresário Geraldo Coutinho, proprietário da Usina de Tócos, que cedeu o imóvel da Usina de Letras para o uso do SCFV. De acordo com Cristina Coutinho, a reabertura do espaço era um sonho para a família.

“Estou muito emocionada de estar aqui hoje, porque isso foi um sonho nosso e ver que agora a Prefeitura embarcou nesse sonho, estamos sonhando juntos, é motivo de muita gratidão esse carinho com a população de Tócos”, disse Cristina.

Além dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o espaço vai contar com cursos e oficinas oferecidos pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, vinculada à SMDHS, e o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac).

De acordo com a coordenadora da Usina de Letras, Elisieli Cristina, as inscrições para as oficinas serão abertas nesta quarta-feira (3). “Vamos ter aqui aulas de balé, curso de cabeleireiro, manicure, entre outras oficinas. Na quarta-feira, nós vamos abrir as inscrições e divulgar a lista completa das oficinas para a população”.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um equipamento da Política de Assistência Social do município e possui 27 unidades espalhadas em diferentes territórios dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Atendendo crianças, adolescentes e adultos, o SCFV tem o objetivo de desenvolver atividades com base na defesa e afirmação de direitos, capacidades e potencialidades dos seus usuários.

Compartilhe: