Notícias Recentes

Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento

O sistema de agendamento on-line mensal para atualização do Cadastro Único nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) é um importante meio de acesso da população à renovação de informações do CadÚnico. A medida adotada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania permite que a agenda seja aberta a cada quatro semanas, de forma gratuita e rápida, com mais de 3 mil vagas para os usuários que já tenham cadastro no site www.socialcampos.com.br. Além do agendamento online, outros métodos ampliam o atendimento e a possibilidade de atualização do CadÚnico no município, como os mutirões territorializados e as visitas domiciliares às famílias unipessoais, que são aquelas formadas por apenas uma pessoa.

De janeiro até agora, foram atendidas 14.100 famílias durante mutirões exclusivos do Cadastro Único em diferentes bairros, distritos e localidades. Além disso, 2.850 famílias foram atendidas nas edições do Social + Perto, Prefeitura em Ação e Morar com Saúde, o que demonstra o compromisso do município em facilitar a atualização e inclusão dos cadastros.

No primeiro semestre, SMASC iniciou mais um mutirão de visitas domiciliares, garantindo o acompanhamento de 2.000 famílias que necessitam de atendimento presencial ou que apresentam situações que exigem verificação no local. Conforme orientação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), as famílias unipessoais (compostas por apenas uma pessoa) precisam obrigatoriamente passar por visita domiciliar. Em novembro, uma nova etapa foi iniciada, ampliando a equipe para atender ainda mais famílias.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, ressalta a importância da disponibilização de diferentes formas de acesso à atualização do Cadastro Único para a manutenção e permanência das famílias em programas e benefícios sociais.

“O agendamento online foi uma medida adotada pela Assistência Social do município e que tem causado efeito positivo, já que o acesso à internet é mais amplo hoje em dia. Com isso, as pessoas conseguem, sem sair de casa, marcar a sua atualização cadastral. Para além do agendamento online, os mutirões nos territórios servem para atender um número maior de pessoas em um só lugar, também por agendamento e acessível. As visitas domiciliares também vêm acontecendo para que a gente consiga ampliar ainda mais o atendimento às pessoas que estão com o cadastro desatualizado, porque é uma base de dados importantíssima para a renovação de informações e permanência em programas sociais dos governos municipal, estadual e federal”, disse.

Todos os atendimentos, serviços e agendamentos oferecidos pela SMASC são gratuitos, não sendo permitido qualquer tipo de cobrança por senhas, agendamentos ou vagas. A venda ou comercialização configura crime de estelionato, previsto no art. 171 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode chegar a 5 anos de reclusão e multa. Caso tenham conhecimento de pessoas praticando essa conduta, denuncie imediatamente através do número da nossa Ouvidoria: 22 98147-0141.

Compartilhe: