Notícias

A Secretaria Municipal de Assistência e Cidadania faz parte da programação da XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou nesta terça-feira (21) e vai até sexta-feira (24) no Jardim São Benedito. Com os serviços do programa “Social + Perto”, a pasta, por meio das subsecretarias e departamentos, está ofertando orientações do Cadastro Único e do Pé de Meia, atendimentos dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e muito mais.

O secretário Rodrigo Carvalho, que participou desse primeiro dia de evento, falou da importância dos serviços da Assistência Social na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para os pais e responsáveis das crianças e adolescentes que participam das atividades

“É fundamental a participação da Assistência Social na Semana de Ciência e Tecnologia, porque é mais uma oportunidade para as pessoas terem acesso a informações e recursos que podem melhorar sua qualidade de vida e promover a cidadania. Através dos serviços que já ofertamos no Social + Perto, trouxemos essas ações para o Jardim São Benedito, reunindo em um só lugar orientações do Cadastro Único, atendimentos dos CRAS, serviços de beleza, informações importantes sobre as formas de trabalho infantil, entre outros importantes serviços”, disse.

A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH) e o Departamento de Programas e Projetos (DPP ) marcam presença no evento com serviços de beleza, como corte de cabelo, esmaltação de unhas e design de sobrancelhas. A SIRDH também está oferecendo oficinas de balé infantil, capoeira, voz e violão. Já as equipes da Subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária estão atendendo a população com orientações jurídicas sobre Direito da Família e Direito Previdenciário.

As subsecretarias de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Políticas Públicas para Mulheres também na XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As equipes estão oferecendo serviços e orientações aos idosos e mulheres participantes, como corte de cabelo, massoterapia, além de divulgação da rede de atendimento. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) está no Jardim São Benedito reforçando o trabalho de orientação sobre as formas de trabalho infantil, os danos causados por essa violação de direitos, além das ações de combate que são realizadas no município.

XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue até sexta-feira (24)
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, a Semana Nacional aborda o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, e contará com a XI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos dos Goytacazes (FEMuCTI), e a VI Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais, simultaneamente. Com expectativa para que cerca de 20 mil pessoas visitem o Jardim São Benedito, o evento prossegue até sexta-feira (24), das 9h às 16h.

O projeto “Escritório Social Itinerante”, que faz parte do Escritório Social, vai estar na Vila Olímpica Ederval Venâncio, no distrito de Travessão, na próxima quinta-feira (23). De forma gratuita e com suporte das equipes técnicas, o equipamento vai ofertar aos egressos do sistema penitenciário e seus familiares diversos serviços, como acompanhamento processual, atendimento do CRAS, agendamento para emissão de segunda via de RG, entre outros. A ação vai acontecer das 9h às 13h.

Em parceria com a Defensoria Pública, o projeto vai oferecer consulta processual criminal, cível e de família, além de questões relacionadas à Vara de Execuções Penais. Uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) vai prestar esclarecimentos e informações sobre o CadÚnico e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). As equipes do Escritório Social Itinerante ainda vão disponibilizar o agendamento para o setor de Identificação Civil da SMASC para emissão de segunda via de RG. Serão 30 vagas para o mês de novembro.

Inaugurado pelo prefeito Wladimir Garotinho em abril de 2023, o Escritório Social é um equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social que assiste egressos do sistema penitenciário e seus familiares com diversos serviços. Criado a partir de uma parceria do Município com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o objetivo do Escritório Social é fortalecer as ações voltadas à reintegração social, garantindo acesso a direitos, serviços essenciais e suporte adequado, promovendo autonomia, cidadania e inclusão social para todos os assistidos.

O Escritório Social está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Desde abril, o equipamento está funcionando no Edifício do Centro Executivo de Campos, na Avenida Alberto Torres, 371, na região central da cidade.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania deu início a mais uma rodada do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o Acessuas Trabalho, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento e as habilidades das pessoas para o mercado de trabalho. Voltadas para os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), as oficinas vão acontecer em 4 encontros, na sede da SMASC. Desta vez, os inscritos são acolhidos dos abrigos municipais.

Os encontros estão sendo promovidos pelo Departamento de Programas e Projetos da SMASC. Segundo o subsecretário executivo da pasta, Fagner Azeredo, a capacitação dos acolhidos tem como intuito direciona-los para vagas do Programa Acolhe Campos.

“As oficinas de inserção ao mundo do Trabalho, por meio do Programa ACESSUAS Trabalho, fazem parte do fluxograma do Acolhe Campos, que objetiva o encaminhamento da população em situação de rua, para as oportunidades de empregos nas concessionárias de Serviço Público Municipal. Desta forma, a Subsecretaria Executiva junto a equipe do DPP, viabilizaram os 4 encontros.” Explicou, Fagner.

O Acessuas Trabalho acontece por meio da oferta de grupos que trabalham temas relativos ao mundo do trabalho como Identidade, Conceito de Trabalho, Imagem Pessoal X Imagem Profissional, Etapas do Processo Seletivo, Postura Profissional, Habilidades Interpessoais, Condutas Éticas, Liderança, Trabalho em Equipe, Comunicação e Negociação, Planejamento com construção de um Plano Individual de Inclusão no Mundo do Trabalho. Ao final das oficinas é apresentado o Mapa de Oportunidades relativo à formação profissional e inserção no mundo do trabalho para os participantes.

ACOLHE CAMPOS – O programa foi criado através de lei municipal sancionada em 2021. O Programa propõe às concessionárias de serviços públicos a destinação de até 5% de suas vagas de emprego às pessoas em situação de rua, oriundas de cadastros realizados pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.

A Subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou nesta segunda-feira (20) uma série de atendimentos voltados para a população. O “Dia de Justiça”, que aconteceu na sede do órgão, no Centro, teve como objetivo facilitar o acesso à Justiça, principalmente neste período que antecede o recesso forense, quando a procura aumenta. Foram ofertados serviços jurídicos gratuitos, como pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio, regulamentação de visitas aos filhos, entre outros atendimentos. A primeira-dama Tassiana Oliveira e a subsecretária Danielle Campos acompanharam a ação.

“Essa iniciativa é muito importante, especialmente para as mulheres que precisam de serviços como solicitação de pensão alimentícia, divórcio e reconhecimento de paternidade. A subsecretaria teve esse olhar ainda mais sensibilizado, porque o recesso do judiciário está se aproximando. Parabéns a todos os profissionais que fazem parte dessa rede de acolhimento, oferecendo orientação jurídica com agilidade e respeito”, disse Tassiana.

A auxiliar de lanchonete Bruna dos Santos buscou o atendimento para solicitar a revisão de pensão alimentícia de um dos seus filhos. “Foi uma mão na roda, porque é difícil de conseguir resolver algo tão trabalhoso. Mas é um direito, é um direito dos nossos filhos. Aqui tive uma atenção muito boa e as meninas souberam me explicar direitinho. Agora eu vou dar continuidade ao processo”

De acordo com a subsecretária de Justiça e Assistência Judiciária, Danielle Campos, o órgão realiza cerca de 200 atendimentos semanais. A iniciativa serviu para agilizar os processos antes do recesso do judiciário e

Todos os dias as nossas equipes atendem famílias em diferentes pontos da nossa cidade. No entanto, como o recesso forense começa no dia 20 de dezembro, a gente pensou nesse mutirão para que as pessoas cheguem até o final do ano com suas pendências resolvidas de forma gratuita e com todo o suporte dos nossos profissionais.

Além do Dia de Justiça, a subsecretaria atende a população de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, na sua sede, que fica na Rua Baronesa da Lagoa Dourada, nº 165, no Centro. O órgão ainda realiza os atendimentos de orientação e suporte dos serviços judiciais à população por meio do ônibus do programa Justiça Itinerante às terças-feiras em Goitacazes, na Praça São Gonçalo, e na última quinta-feira de cada mês em Morro do Coco. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato através do telefone 22- 981751985.

Mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista estão participando do curso “Do currículo à contratação: Como se destacar no processo seletivo”, ministrado pelo Cebrac em uma parceria da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

O curso está acontecendo todas às quintas-feiras do mês de outubro. Os encontros de duas horas, com turmas de no máximo 30 alunas, visa a preparação para entrevistas de emprego. As participantes são cadastradas na agência de empregos do Cebrac e, havendo vagas, são encaminhadas para os processos seletivos de acordo com o perfil das vagas oferecidas.

“O Cebrac, em parceria com o Ceam, está promovendo esse curso de aperfeiçoamento profissional, que visa fortalecer a preparação profissional e ampliar possibilidades de inserção no mercado de trabalho das mulheres que são atendidas por nós. Esta é uma forma de promover a independência financeira de mulheres, que por vezes já ficaram presas em um relacionamento tóxico por essa pendência”, explicou a subsecretária de Política para Mulheres, Josiane Viana.