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A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu durante toda esta terça-feira (18) uma capacitação de formação crítica em prática antirracista para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A iniciativa, que fez parte da programação do Novembro Negro, teve como objetivo promover o aprendizado para a compreensão da linguagem, cultura e pensamento racista e antirracista para oferecer acolhida e escuta de qualidade à população negra usuária da rede socioassistencial.

A capacitação “SUAS sem racismo” aconteceu na sede da Igualdade Racial, reunindo trabalhadores vinculados aos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), como coordenadores, recepcionistas, entrevistadores do Cadastro Único, técnicos de referência, entre outros. Durante o dia, funcionários que atuam na subsecretaria repassaram ensinamentos sobre a origem social do racismo, as penalidades jurídicas e a construção da equidade racial nas políticas públicas e no atendimento.

“Essa capacitação surgiu da ideia de repassar a esses profissionais informações importantes para que eles tenham a sensibilidade crítica a partir do seu local de trabalho, como entrevistador, como assistente social, como recepcionista, tendo em vista ter um público majoritariamente de negros. A partir desse encontro, é possível ter um entendimento do que é o relativismo cultural, entendendo o contexto de vida daquele usuário, sendo negro, LGBT ou de religiões de matrizes africanas. Quando você tem noção do que é o racismo e dos efeitos nefastos que ele ocasiona na população negra, você tem uma maior sensibilidade na acolhida dessa vítima”, explicou o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho.

A supervisora da Gestão do Trabalho e Regulação no SUAS, Darcilene Fiuza, reforçou a importância da capacitação “SUAS sem racismo” como forma de tornar o atendimento dos usuários mais eficaz e respeitoso.

“Foi uma iniciativa muito importante da SIRDH, principalmente para as equipes que fazem o primeiro atendimento, que é o acolhimento dos nossos usuários. Com essa base de formação, teremos uma grande melhoria no atendimento com a população negra, com a população LGBTQIA +, quilombolas, além daqueles dos costumes tradicionais, como pessoas de comunidades de terreiro. Essa população, que muitas das vezes é estigmatizada, necessita de um espaço acolhedor e que favoreça realmente a sua demanda”, disse.

A coordenadora do CRAS de Goitacazes, Rita de Cássia Manhães, participou da capacitação e elogiou a iniciativa. “O atendimento e a acolhida em nossos equipamentos não tem que ser diferenciada, ela tem que ser igual e humanizada para todos que buscam os serviços dentro da Política de Assistência Social. Quando nós temos oportunidade de participar de uma capacitação dessa, que teve a participação de profissionais de vários setores, é de grande importância para que tenhamos cada vez mais o respeito ao próximo”, contou.

O município de Campos sediou nesta segunda-feira (17) uma capacitação estadual para cidades do Norte e Noroeste Fluminense sobre os impactos da resolução nº 957/2025 na execução financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As orientações foram passadas pela equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Superintendência de Gestão do SUAS e Coordenação de Apoio à Gestão Orçamentária e Financeira. Os participantes foram recebidos pelo secretário de Assistência Social de Campos, Rodrigo Carvalho, e pela subsecretária de Gestão do SUAS no município, Aline Giovannini.

“Muito feliz de estar sediando esse espaço, recebendo essa capacitação tão importante para as secretarias de assistência social das regiões norte e noroeste do estado do Rio. Eu sempre falo com a minha equipe que a gente precisa se qualificar, da importância de momentos como esse, de troca e conhecimento”, destacou o secretário Rodrigo Carvalho.

A capacitação teve como objetivo orientar os municípios sobre a utilização dos recursos estaduais, reprogramações de saldo e como devem ser feitas as prestações de contas dessas verbas. De acordo com a superintendente estadual de Gestão do SUAS, Adriana Alves, a iniciativa visa fortalecer os municípios para que consigam começar 2026 com mais conhecimento e habilidades para gerir seus recursos.

“Essa foi uma resolução construída dentro da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), ela terminou de ser elaborada de uma forma extremamente democrática, onde houve a participação dos gestores que ali estavam, dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, e todos puderam dar suas contribuições, fazer suas considerações e alterações nesse normativo tão importante. Esse encontro com os representantes dos municípios é um momento de aprendizado, troca e de tirar dúvidas. Eu espero que quem esteja aqui seja multiplicador nas suas regiões”, disse Adriana Alves, superintendente de Gestão do SUAS.

Além de Adriana, também palestraram a Superintendente Estadual do Controle Interno, Andrea Heloísa, e a Assistente do Controle Interno, Roberta Rangel. Representando o município de Aperibé, a presidente do COEGEMAS/RJ, Sônia Lopes, também falou sobre a importância da capacitação.

“Orçamento é algo que a gente tem que tá na ponta da língua, porque não se faz SUAS sem dinheiro. Com essa resolução a gente mostra para os gestores que, se a gente não gastar, a gente vai deixar de ganhar lá na frente. Então, é muito prazeroso estar aqui hoje, aprender com a equipe do estado. A gente precisa conhecer para poder solicitar, por isso que eu acho tão importante estarmos aqui hoje”, agradeceu Sônia.

A localidade de Conceição do Imbé recebe nesta quarta-feira (19) a 64ª edição do Social + Perto, programa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. A ação na região, que possui comunidades quilombolas, será especial pelo Mês da Consciência Negra. Os atendimentos serão realizados na Escola Municipal Conceição do Imbé, das 10h às 15h. Entre os serviços que serão ofertados estão a atualização e inclusão no Cadastro Único, atendimento médico, vacinação, assistência jurídica, entre outros.

Criado pela SMAC em 2022 com o objetivo de levar serviços da Assistência Social aos pontos mais distantes do município, o programa já percorreu bairros, distritos e localidades durante as 63 edições, realizando mais de 24 mil atendimentos. Essa será a terceira vez que o programa atenderá a população da região de Conceição do Imbé.

Serviços que estarão disponíveis no Social + Perto de Conceição do Imbé:

– Atualização e inclusão no Cadastro Único (Bolsa Família, Pé de Meia, ID Jovem, Tarifa Social da Enel, isenção em concurso público, orientação sobre Vale Gás, carteira do idoso e BPC/LOAS);

– Atendimento com advogados (pensão alimentícia, divórcio, registro e guarda dos filhos, modificação de registro civil, aposentadoria, auxílio doença e LOAS);

– Atendimento de Cras e Creas;

– Cadastro no Programa Criança Feliz;

– Animação Cultural;

– Corte de Cabelo;

– Esmaltação;

– Designer de sobrancelha;

– Orientações com a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);

– Educação nutricional;

– Rede de apoio à mulher (ações de combate à violência doméstica e orientações sobre canais de denúncia);

– Atendimento médico (clínico geral);

– Vacinação de rotina, Covid e gripe;

– Aferição de pressão;

– Teste de glicemia;

– Massoterapia;

– Agendamento e gratuidade para a 2ª via de carteira de identidade.

Os barbeiros terão a oportunidade de mostrar o talento com o corte. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania abriu as inscrições para o concurso Batalha dos Barbeiros Brasil, que será realizado no dia 14 de dezembro. O evento cultural tem como objetivo promover, apresentar e valorizar os principais profissionais da área do município e do Brasil, além de divulgar a cultura do corte e desenhos na área da barbearia. As inscrições podem ser feitas AQUI, pela internet.

“Através do nosso Departamento de Programas e Projetos, ofertamos cursos de barbeiro ao longo do ano em diferentes pontos da cidade, dando a possibilidade de geração de renda rápida a milhares de pessoas, sobretudo aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Esse concurso foi criado para enaltecer esses profissionais do corte de cabelo, que estão espalhados por todos os cantos, mas principalmente nas comunidades. Com essa competição, daremos a oportunidade para que esses candidatos mostrem o seu trabalho e façam uma integração com outros profissionais”, disse o secretário de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho.

O concurso é destinado a barbeiros e cabeleireiros de todas as idades. Ao todo, serão 60 profissionais participantes em duas categorias, com 30 pessoas em cada. São elas: Reflexo Alinhado e Top Fade Livre. As performances serão julgadas por uma comissão composta por três profissionais renomados da área. Os vencedores finais em cada categoria vão ganhar o “cinturão”.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, segue com a busca ativa às famílias compostas por uma pessoa, também chamadas de unipessoais, que precisam de atualização no Cadastro Único para programas sociais, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A partir de orientação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), as entrevistas para coleta de dados devem ser feitas no domicílio do indivíduo para o procedimento de atualização cadastral.

Nesta semana, as equipes do Cadastro Único estão visitando diferentes bairros, localidades e distritos do município para alcançar as famílias unipessoais para a atualização. Em Campos, são cerca de 93 mil famílias cadastradas no CadÚnico, sendo que aproximadamente 30 mil são formadas por apenas um componente. A diretora de Transferência de Renda e Combate à Fome, Kamila Oliveira, que é instrutora do CadÚnico no município, explica a importância das visitas para quem está com o cadastro desatualizado.

“Quando a gente realiza um procedimento em massa, de forma triplicada em relação à rotina que já vem acontecendo desde o decreto, a gente atinge um número muito maior de famílias, principalmente aquelas beneficiárias do BPC, que por alguma razão estão com o CadÚnico vencido há dois anos ou com benefício do BPC LOAS bloqueado. Então, é fundamental que a gente alcance essas famílias”, explicou.

As equipes que realizam as visitas podem ser identificadas de forma fácil pelas famílias. Elas usam uniformes, crachás e veículos com adesivos oficiais. Josaine Aparecida de Azevedo, de 68 anos, é beneficiária do BPC-LOAS e recebeu os entrevistadores sociais em sua residência, no bairro Solar da Penha.

“Essa visita, para quem é idoso, é muito mais confortável. Eu estava aguardando para atualizar o Cadastro Único, a equipe veio e agora eu estou mais tranquila, porque eu não tenho como ficar sem o meu benefício”, disse a beneficiária.

Diego Batista, que também é morador do Solar da Penha, recebeu os entrevistadores sociais em sua residência. “A iniciativa é muito boa, porque acaba sendo bem mais fácil receber a equipe em casa. Agora, com o cadastro atualizado, a expectativa é de que tudo seja resolvido”, disse.

Somente em 2025 foram realizados oito mutirões de atualização do Cadastro Único em diferentes pontos do município, atendendo mais de 11 mil pessoas. Além dos mutirões, a população ainda pode solicitar o atendimento por meio de outras ações, como o Social + Perto. Também existe a opção de atualização por meio de agendamento on-line, procedimento que é aberto sempre ao final de cada mês para atendimento nos Cras.

“Dentre as quase 30 mil famílias unipessoais, nem todas precisam ser visitadas. Então, elas precisam procurar nosso atendimento de atualização do Cadastro Único, seja através do agendamento mensal, nos mutirões ou nas ações como Social + Perto. A pessoa chegar até a gente, se identificar que é unipessoal e fazer a requisição da nossa visita”, finalizou a diretora de Transferência de Renda e Combate à Fome, Kamila Oliveira.