Notícias

Representantes da Prefeitura, do Tribunal Regional Federal, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério Público Federal realizaram, nesta segunda-feira (15), uma visita técnica na ilha do Mombaça, localizada no Rio Paraíba do Sul, na altura do bairro da Pecuária. O objetivo foi avaliar alternativas para solucionar um conflito fundiário que envolve cerca de 30 famílias.

O subprocurador-geral do Município, Luiz Francisco Boechat Júnior, explicou que o caso teve origem em um processo judicial de 1992, que determinou a retirada dos moradores da ilha por questões ambientais. No entanto, o processo segue na Comissão de Soluções Fundiárias na tentativa de manter as famílias no local sem prejudicar o meio ambiente.

“Essas famílias são economicamente vulneráveis, mas, além de garantirem sua subsistência, também ajudam na conservação ambiental da ilha. Se elas fossem retiradas, a fiscalização seria mais difícil diante da extensão territorial de Campos. A presença delas contribui para manter a área preservada”, afirmou o subprocurador.

A juíza federal e integrante da Comissão de Soluções Fundiárias, Ana Carolina Vieira de Carvalho, explicou que a comissão atua justamente na mediação de casos coletivos, buscando o diálogo e soluções consensuais.

“A ideia é evitar remoções forçadas e garantir que não haja violação de direitos. Nosso papel é abrir caminhos para que as pessoas possam permanecer em suas residências e manter seus modos de vida”, disse ao acrescentar que o processo segue em análise.

Defensora pública que atua no caso, a advogada Carolina Henrique Gomes destacou que as famílias vivem de forma legítima da agricultura de subsistência.

“São cerca de 30 famílias, incluindo 14 crianças e idosos, que plantam, colhem e preservam o ambiente em que vivem. A Defensoria atua para trazer essas pessoas ao processo, além disso, evitar que decisões sejam tomadas sem que elas sejam ouvidas. Nosso objetivo é que elas permaneçam no local, ainda que cumprindo condicionantes ambientais”, explicou.

Morador há 27 anos, o produtor Vanildo Campos Santana disse que tudo que é produzido na Ilha do Mombaça é voltado para o sustento dos próprios moradores. “Aqui a gente planta de tudo. Aqui é tudo tranquilo. O que a gente produz fica aqui mesmo, para a gente mesmo. A gente não pode sair daqui, é a vida da gente”, disse.

A Subsecretaria Municipal de Justiça e Assistência Judiciária, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, marcará presença na edição especial do programa “Social + Perto”, que será realizada na próxima quarta-feira (17), na Praça do Santíssimo Salvador. A partir das 9h, e de forma gratuita, as equipes do órgão vão oferecer para a população serviços e atendimentos jurídicos nas áreas de Direito da Família, Previdenciário e Administrativo.

Entre os atendimentos jurídicos que serão realizados na praça estão: pensão alimentícia, divórcio, registro e guarda dos filhos, modificação do registro civil, aposentadoria e auxílio doença/LOAS.

“Faremos atendimento no local, mas em caso de necessidade de entrar com alguma ação, vamos informar sobre os documentos necessários e marcamos para ir até a sede para iniciar o processo”, explicou a subsecretária Danielle Campos.

Essa será a 62ª edição do programa “Social + Perto”, programa que foi criado pela SMASC em 2022 com o objetivo de levar serviços da Assistência Social aos locais mais distantes da região central. Desde então, já foram realizados mais de 24 mil atendimentos em diferentes bairros, distritos e localidades de Campos.

ATENDIMENTOS QUE SERÃO REALIZADOS NA EDIÇÃO ESPECIAL DA PRAÇA

Informações e orientações sobre:

– Cadastro Único

  • Bolsa Família
  • Pé de meia
  • ID JOVEM
  • Tarifa social da Enel
  • Isenção em concurso público
  • Vale Gás
  • BPC/LOAS
  • Carteira do Idoso

– Atendimento do Cras e Creas

– Cadastro no Programa Criança Feliz

– Agendamento para 2ª via de Carteira de Identidade

– Animação Cultural

– Corte de Cabelo

– Esmaltação

– Designer de Sobrancelha

– Atendimento com Advogados da Subsecretaria de Justiça

  • Pensão Alimentícia
  • Divórcio
  • Registro e guarda dos filhos
  • Modificação do registro civil
  • Aposentadoria
  • Auxílio doença/LOAS

– Rede de apoio à mulher com a Subsecretaria de Políticas para Mulheres

  • Ações de combate à violência doméstica
  • Orientações sobre canais de denúncia

– Vacinação de Rotina, Covid e Gripe

– Aferição de Pressão

– Teste de Glicemia

– Avaliação Nutricional

– Massoterapia

– Caderneta do Idoso

A edição especial de três anos do programa “Social + Perto”, marcada para acontecer na próxima quarta-feira (17) na Praça do Santíssimo Salvador, vai ofertar diversos atendimentos para quem estiver passando pelo local. Realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o evento terá equipes para informar e orientar sobre o Cadastro Único, Bolsa Família, BPC-LOAS, Carteira do Idoso, agendamento para emissão de segunda via do RG, além de outros serviços. A 62ª edição será das 9h às 13h.

Através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a população também terá acesso às informações sobre o Pé de Meia, ID Jovem, Tarifa Social da Enel, isenção em concurso público e Vale Gás. O evento ainda contará com serviços de outras áreas como vacinação, aferição de pressão e glicose, massoterapia, atendimentos jurídicos, corte de cabelo, avaliação nutricional e animação cultural.

Idealizado em 2022 pela SMASC, o programa “Social + Perto” já realizou 61 edições, sendo a última em Conselheiro Josino, em agosto. Em três anos, o programa já percorreu bairros, distritos e localidades dos 15 territórios da Assistência Social em Campos, somando 24.118 atendimentos até o momento.

Assim como edições anteriores, o evento especial em comemoração pelos três anos vai contar com outras pastas como secretarias de Saúde, Serviços Públicos e Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O evento também conta com serviços da subsecretarias da Pessoa Idosa, Igualdade Racial, Mulher e Justiça e Assistência Judiciária também ofertará serviços.

CONFIRA OS ATENDIMENTOS QUE SERÃO REALIZADOS NA EDIÇÃO ESPECIAL DA PRAÇA:

Informações e orientações sobre:

– Cadastro Único

– Bolsa Família

– Pé de meia

– ID Jovem

– Tarifa social da Enel

– Isenção em concurso público

– Vale Gás

– BPC/LOAS

– Carteira do Idoso

– Atendimento de CRAS e CREAS

– Cadastro no Programa Criança Feliz

– Agendamento para 2ª via de Carteira de Identidade

– Animação Cultural

– Corte de Cabelo

– Esmaltação

– Designer de Sobrancelha

– Atendimento com Advogados da Subsecretaria de Justiça

– Pensão Alimentícia

– Divórcio

– Registro e guarda dos filhos

– Modificação do registro civil

– Aposentadoria

– Auxílio doença/LOAS

– Rede de apoio à mulher com a Subsecretaria de Políticas para Mulheres

– Ações de combate à violência doméstica

– Orientações sobre canais de denúncia

– Vacinação de Rotina, Covid e Gripe

– Aferição de Pressão

– Teste de Glicemia

– Avaliação Nutricional

– Massoterapia

– Caderneta do Idoso

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através de uma parceria com o Sebrae, vai abrir na próxima segunda-feira (15), inscrições para 450 vagas de diversos cursos livres gratuitos como Confecção de Salgados, Manicure, Barbeiro, Design de Sobrancelha, Bordado Livre, Mídias Digitais e Patch Aplique (técnica artesanal de colagem de tecidos). Os interessados devem ter 16 anos ou mais e podem se inscrever até sexta-feira (19), de forma presencial, nos locais em que as aulas serão realizadas, das 09h às 16h. Veja a lista completa dos locais no final desta matéria.

Por meio do Departamento de Programas e Projetos (DPP), órgão vinculado à SMASC, as aulas vão acontecer na Usina de Letras de Tócos, na Praça CEU das Artes, no Parque Eldorado, e no Dispensário São Vicente de Paulo e no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), ambos no Parque Leopoldina. De acordo com o subsecretário Executivo de Assistência Social e Cidadania, Fagner Azeredo, a parceria entre o município e o Sebrae tem o objetivo de promover a inclusão social e geração de renda, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Os cursos livres têm fundamental importância na transformação da realidade social dos usuários da Política de Assistência Social. E a parceria com o Sebrae visa justamente contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, oferecendo oficinas voltados à promoção da inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, via empreendedorismo, de modo que sejam capazes de gerar sua própria renda de maneira digna e estável, e assim superar processos crônicos de exclusão social“, disse o subsecretário.

Para que a inscrição seja efetivada será necessária a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e número do NIS. No caso dos menores de idade, a inscrição deve ser realizada na presença dos pais ou responsáveis. As aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, pela manhã e à tarde.

Endereços das unidades para inscrições:

– Usina de Letras de Tócos: Rua Guilherme Morisson, nº 828, em Tócos

– Dispensário São Vicente de Paulo: Rua Visconde Alvarenga, 354. Parque Leopoldina. (Barbeiro, Mídias Digitais, Desing de Sobrancelhas, Manicure, Bordado Livre e Patch Apliquê)

– Praça CEU das Artes: Rua H, 561-533, no Parque Ceasa. (Mídias Digitais, Design de Sobrancelhas e Manicure)

– Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD): Rua Pastor Leobino Guimarães, 379-71 – Parque Leopoldina. (Barbeiro)

– Dispensário São Vicente de Paulo: Rua Visconde Alvarenga, 354. Parque Leopoldina. (Confecção de Salgados e Design de Sobrancelhas).

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou nessa quinta-feira (11) a entrega de tablets a unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Receberam os equipamentos os polos de Cambaíba, Martins Lage e Campo Novo, que terão suas atividades reforçadas com os novos aparelhos eletrônicos. Com 27 unidades espalhadas pelo município, o SCFV é um equipamento que oferta diversas oficinas e atividades para crianças, adolescentes e idosos.

A entrega dos tablets foi feita pelo secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, que estava acompanhado da diretora de Proteção Social Básica, Paloma Campos. O secretário destacou que os equipamentos, que foram entregues dentro do plano de reestruturação da assistência social no município, irão contribuir para o desenvolvimento e aprendizado dos usuários, principalmente das crianças. Ao todo, cerca de 90 tablets serão entregues a todas unidades do SCFV.

“Estamos fazendo essas entregas dos tablets e dando um grande passo para a melhoria da informatização dos nossos equipamentos, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende e realiza atividades para tantas crianças e adultos. Esses novos tablets vão contribuir bastante para o desenvolvimento da capacidade e potencialidades dos nossos usuários”, disse Rodrigo.