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O município de Campos sediou nesta quarta-feira (3) e quinta-feira (4) a Oficina Intersetorial para qualificar equipes técnicas para situações de calamidade nas cidades da região Norte Fluminense. Promovida pelo Governo do Estado, a ação acontece na Universidade Federal Fluminense (UFF) e conta com a participação de secretários, representantes e profissionais de departamentos ligados às secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, de Defesa Civil e de Saúde da Prefeitura.

A oficina é ministrada através de uma parceria entre as pastas estaduais de Desenvolvimento Humano e Direitos Humanos, Defesa Civil e Saúde. Através da capacitação, os profissionais são preparados para atuar em situações de emergência, com ênfase na gestão de abrigos e na proteção de populações vulneráveis.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, ressaltou que a capacitação vai reforçar as ações que já são realizadas pela Assistência Social do município em situação de calamidade.

“Durante as chuvas que atingiram a região de Santo Eduardo no final de março deste ano, tivemos um grande desafio que foi atender a população atingida, levando alimentação, fornecendo abrigos e os serviços da Assistência Social. Essa capacitação vem para acrescentar ainda mais a capacidade do nosso trabalho. A gente sabe que o verão é um período de chuvas, cheias e de momentos complicados. Por isso, é de extrema importância receber a equipe do Estado nessa capacitação voltada para ajudar não só o nosso município, mas as cidades da nossa região”, disse o secretário.

O secretário municipal de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, destacou a importância da oficina com a participação de outras pastas municipais e estaduais, já que o verão, período de fortes chuvas, está próximo do início.

“A gente já está no período de pré-verão. Quando o Estado se aproxima do município, os dois entes federativos trabalham em prol da população e buscam recursos e formas de proteger as pessoas em situações de calamidade e eventos de desastres. Eu vejo essa capacitação como um momento ímpar para nós. Primeiro, pelo aprendizado e oportunidade de conhecermos os nossos papéis, entre as secretarias, naquela localidade afetada e nos abrigos. Segundo por trazer resultados positivos com mais celeridade para atender a nossa população”, destacou Pascoutto.

A tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Eliane Cristine, que atua também como psicóloga da Secretaria de Estado de Defesa Civil, explica que a integração é importante para atuação em situação de desastres e cuidado com a saúde dos profissionais que estão à frente das ações.

“Esse encontro é importante porque a gente legitima o valor da integração entre as pastas não só nessa fase de preparação e prevenção, mas principalmente na fase de resposta, para que a gente possa oferecer um trabalho com maior eficácia, embora cada pasta tenha o seu papel. A gente iniciou com oficina de saúde mental, falando da importância do cuidado com esse profissional que está na linha de frente, que também precisa ser cuidado”, explicou.

A atuação conjunta de profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde e Defesa Civil, em alinhamento às práticas de resposta a cenários reais, terminou com uma visita ao Centro Educacional 29 de Maio, no Parque Leopoldina. Em situação de calamidade, a unidade é utilizada como um dos abrigos municipais para as famílias atingidas pelas enchentes.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, vai realizar na próxima terça-feira (9) o programa “Social + Inclusivo” no Centro de Assistência Social e Terapêutico “Diva Marina Goulart” (APOE). O atendimento, com diversos serviços gratuitos, será das 9h às 13h, é voltado para todos os assistidos da APOE, além dos que são atendidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste Fluminense (APAPE) e no Educandário para Cegos São José Operário.

No evento, tanto os assistidos quanto seus familiares serão atendidos com variados serviços, como informações sobre mediadores, sala de recursos e transporte escolar, atendimento médico, atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), atendimentos dos CRAS e CREAS, passe municipal e interestadual, vacinação de rotina, Covid e gripe, orientação jurídica, entre outros.

Organizado pela SMASC, o “Social + Inclusivo” será realizado em parceria com outras pastas e órgãos municipais. Sendo eles: Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT); Secretaria Municipal de Saúde (FMS); e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

“Ao longo do ano, a nossa secretária leva aos diversos pontos do nosso município os serviços do Social + Perto, proporcionando aos moradores o atendimento que, por muitas vezes, é centralizado. A ideia de mais uma edição do Social + Inclusivo é reunir esses serviços tão importantes para as famílias das pessoas com deficiência, que têm suas limitações em procurar os nossos órgãos e departamentos. Como elas estão na Apoe todos os dias, estaremos na próxima terça-feira com as nossas equipes disponibilizando atendimentos, orientações e, além de tudo, direito aos nossos usuários das entidades que possuem um convênio com o município”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.

A APOE fica localizada na Rua Domingos Viana, sem número, no Parque Turfe Clube.

Confira os atendimentos que serão realizados no “Social + Inclusivo” da APOE:

– Atualização e inclusão no Cadastro Único (Bolsa Família, Pé de Meia, ID Jovem, Tarifa Social da Enel, orientação sobre Vale Gás, BPC/LOAS, Carteira do Idoso);
– Atendimento com advogados (Pensão alimentícia, aposentadoria, auxílio doença e LOAS);
– Atendimento de CRAS e CREAS;
– Cadastro no Programa Criança Feliz;
– Animação Cultural;
– Corte de Cabelo;
– Esmaltação;
– Designer de sobrancelha;
– Trancista;
– Atendimento médico (Clínico Geral);
– Vacinação de Rotina, Covid e Gripe;
– Aferição de pressão;
– Teste de glicemia;
– Caderneta do Idoso.
– IMTT (passe municipal);
-Fundação Leão XIII (passe interestadual);
-Secretaria de Educação (informações sobre mediadores sala de recursos e transporte escolar);

Campos deu um passo essencial na construção de políticas públicas voltadas à segurança alimentar. A coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, ligada a Diretoria de Transferência de Renda e Combate a Fome, promoveu uma oficina virtual que marcou a adesão do município à Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades, iniciativa coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), em parceria com o Ministério das Cidades (MCID), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

A oficina virtual, organizada pela equipe do SAN da SMASC, contou com a participação de mais de 20 instituições, marcando o início do planejamento local para ampliar o acesso da população urbana a alimentos adequados e saudáveis, aproximando o conhecimento, prática e políticas públicas. Na ocasião, também foram apresentadas ferramentas para os gestores, trabalhadores e famílias, trazendo a compreensão de como garantir alimentação adequada a todos. A oficina também estimulou o planejamento, o diálogo e a construção de estratégias que promovam acesso ao alimento, combate ao desperdício, valorização da agricultura local e fortalecimento das redes de proteção social.

“A recente adesão de Campos à Estratégia Alimenta Cidades só foi possível porque o município já integra o SISAN, resultado direto da atuação da Coordenação de SAN. O encontro realizado na oficina marcou um avanço importante nas políticas alimentares urbanas e permitiu definir prioridades para os próximos passos. Entre elas estão: transformar a Coordenação Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Subsecretaria; criar o Projeto de Lei do Banco de Alimentos; e assegurar orçamento específico para a área. Essas medidas fortalecem a estrutura municipal e ampliam a capacidade de atender a população com políticas públicas mais efetivas e integradas.” Destacou a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional de Campos dos Goytacazes, Rafaela Gomes Cereja.

Rafaela ressaltou ainda que a Coordenação desenvolve um conjunto amplo de ações voltadas para garantir o direito humano à alimentação adequada, além de diversas iniciativas de Educação Alimentar e Nutricional, por meio de palestras, avaliações, projetos de extensão, oficinas, cursos e parcerias intersetoriais. “A Coordenação de SAN atua na gestão técnica de atividades essenciais, como avaliação e monitoramento nutricional nas unidades socioassistenciais, aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), participação ativa no COMSEA e na CAISAN, além do treinamento de estagiários, organização do abastecimento e logística de gêneros alimentícios e elaboração de cardápios para os acolhimentos. Também integra esse trabalho a supervisão de equipes e a realização de capacitações em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.”

A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades, integra o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e envolve o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, reforçando que as decisões tomadas seguem um caminho planejado, participativo e alinhado às necessidades da população. Instituída pelo Decreto presidencial nº 11.822, a Estratégia busca responder aos desafios das cidades brasileiras na garantia do direito humano à alimentação adequada (DHAA), com foco nas populações em situação de vulnerabilidade.

Além da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural também participa da adesão do Alimenta Cidades no município.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou nesta segunda-feira (01), a formatura de assistidos dos abrigos Casa de Passagem e Manoel Cartucho, que participaram do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que oferece informações e orientações sobre direitos, oportunidades, potencialidades e desenvolvimento de habilidades sobre o mercado de trabalho. A primeira-dama Tassiana Oliveira, junto do secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, prestigiou o evento.

A capacitação dos acolhidos tem como intuito direciona-los para vagas do Programa Acolhe Campos, criado através de lei municipal sancionada em 2021, que propõe às concessionárias de serviços públicos a destinação de até 5% de suas vagas de emprego às pessoas em situação de rua, oriundas de cadastros realizados pela equipe técnica da SMASC.

Para a primeira-dama, Tassiana Oliveira, a entrega de certificados foi um momento muito especial e de comprovação da importância do trabalho que é realizado com a população em situação de rua no município.

“Eu acho que Wladimir estaria muito feliz de estar aqui hoje, porque como gestor, e a gente que trabalha nessa área, é muito importante ver que a nossa cidade caminha de acordo com a lei, que é a garantia de direitos. Hoje é um dia muito feliz, a gente tem uma equipe muito boa, Rodrigo, Grazi, toda a equipe técnica, eles são incansáveis, porque tem essa preocupação de buscar um futuro de qualidade para nossos assistidos. Só tenho a dizer parabéns a todos que conquistaram esse certificado hoje.” Comemorou, Tassiana.

Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, essa será a primeira de muitas turmas de acolhidos que serão preparados para o mercado de trabalho. “Hoje certificamos 12 e eu tenho certeza que eles serão exemplos para outros assistidos, assim como eu acredito que em breve eles estarão conquistando suas vagas de emprego. O Acolhe Campos foi um programa pensado e criado com muitas mãos, idealizado com todo cuidado pelo Prefeito Wladimir Garotinho, e é mais uma prova do cuidado que esse governo tem com a população, principalmente com as pessoas que estão mais vulneráveis.”

A cerimônia de entrega dos certificados também contou com a presença da subsecretária adjunta de Assistência Social, Graziele Gonçalves, que acompanhou todo o processo do Acessuas Trabalho. O secretário de Qualificação e Emprego, Vinícius Madureira, também prestigiou a formatura e aproveitou o momento para apresentar os cursos e serviços oferecidos pela pasta.

Elis Sanmes, que participou das oficinas e recebeu o certificado, agradeceu pela oportunidade. “Eu quero agradecer a vocês por essa oportunidade, a Grazi que é incansável na nossa garantia de direitos. A Rodrigo pelo empenho. Só quem tá dentro do Manoel Cartucho, que convive, sabe a nossa força de vontade, de querer mudar a nossa história.”

Representando o Departamento de Programas e Projetos, que conduziu as oficinas, o subsecretário executivo de Assistência Social, Fagner Azeredo, também participou da entrega dos certificados.

O sistema de agendamento on-line mensal para atualização do Cadastro Único nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) é um importante meio de acesso da população à renovação de informações do CadÚnico. A medida adotada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania permite que a agenda seja aberta a cada quatro semanas, de forma gratuita e rápida, com mais de 3 mil vagas para os usuários que já tenham cadastro no site www.socialcampos.com.br. Além do agendamento online, outros métodos ampliam o atendimento e a possibilidade de atualização do CadÚnico no município, como os mutirões territorializados e as visitas domiciliares às famílias unipessoais, que são aquelas formadas por apenas uma pessoa.

De janeiro até agora, foram atendidas 14.100 famílias durante mutirões exclusivos do Cadastro Único em diferentes bairros, distritos e localidades. Além disso, 2.850 famílias foram atendidas nas edições do Social + Perto, Prefeitura em Ação e Morar com Saúde, o que demonstra o compromisso do município em facilitar a atualização e inclusão dos cadastros.

No primeiro semestre, SMASC iniciou mais um mutirão de visitas domiciliares, garantindo o acompanhamento de 2.000 famílias que necessitam de atendimento presencial ou que apresentam situações que exigem verificação no local. Conforme orientação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), as famílias unipessoais (compostas por apenas uma pessoa) precisam obrigatoriamente passar por visita domiciliar. Em novembro, uma nova etapa foi iniciada, ampliando a equipe para atender ainda mais famílias.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, ressalta a importância da disponibilização de diferentes formas de acesso à atualização do Cadastro Único para a manutenção e permanência das famílias em programas e benefícios sociais.

“O agendamento online foi uma medida adotada pela Assistência Social do município e que tem causado efeito positivo, já que o acesso à internet é mais amplo hoje em dia. Com isso, as pessoas conseguem, sem sair de casa, marcar a sua atualização cadastral. Para além do agendamento online, os mutirões nos territórios servem para atender um número maior de pessoas em um só lugar, também por agendamento e acessível. As visitas domiciliares também vêm acontecendo para que a gente consiga ampliar ainda mais o atendimento às pessoas que estão com o cadastro desatualizado, porque é uma base de dados importantíssima para a renovação de informações e permanência em programas sociais dos governos municipal, estadual e federal”, disse.

Todos os atendimentos, serviços e agendamentos oferecidos pela SMASC são gratuitos, não sendo permitido qualquer tipo de cobrança por senhas, agendamentos ou vagas. A venda ou comercialização configura crime de estelionato, previsto no art. 171 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode chegar a 5 anos de reclusão e multa. Caso tenham conhecimento de pessoas praticando essa conduta, denuncie imediatamente através do número da nossa Ouvidoria: 22 98147-0141.