Notícias

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania segue com as inscrições para cursos livres gratuitos, como de manicure, design de sobrancelhas, barbeiro, bordado livre, patch aplique, mídias digitais e vagonite. Os cursos são ofertados pelo Departamento de Programas e Projetos (DPP) e voltados a pessoas com 16 anos ou mais. As aulas serão na Usina de Letras de Tócos, Dispensário São Vicente de Paulo, no Parque Leopoldina, e na Praça CÉU, no Parque Eldorado.

As inscrições serão retomadas nesta quinta-feira (19), após o Carnaval, e devem ser feitas no polo em que a pessoa deseja fazer o curso, das 9h às 16h. Para se inscrever, os interessados devem apresentar o RG, CPF, o número do NIS e comprovante de residência. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira.

Endereços das unidades para inscrições:

  • Usina de Letras de Tócos: Rua Guilherme Morisson, nº 828, em Tócos – (Manicure, Design de Sobrancelhas, Patch Apliquê, Bordado Livre, Vagonite, Barbeiro e Mídias Digitais);
  • Dispensário São Vicente de Paulo – Centro Social Madre Teresa: Rua Miranda Pinto, nº 32, Parque Leopoldina.  (Mídias Digitais, Design de Sobrancelhas e Manicure);
  • Praça CEU das Artes: Rua H, 561-533, no Parque Ceasa. (Mídias Digitais e Design de Sobrancelhas).

A Prefeitura de Campos vai implementar no município, durante o ano de 2026, um Banco de Alimentos, com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional, e combater a fome e a desnutrição. Responsável pela administração do equipamento, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania recebeu uma verba no valor de R$ 200.000, através de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Chris Tonietto, para dar início ao projeto.

O anúncio da implementação foi feito durante a cerimônia de entrega dos cheques simbólicos com verbas de custeio, de emendas parlamentares, para as instituições conveniadas à Prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, a iniciativa visa ampliar a segurança alimentar no município e reduzir o desperdício de alimentos.

“A gente agradece a deputada Chris Tonietto, ao Vitório, seu assessor, pela mediação com a deputada, por ter recebido com tanto carinho o pedido meu e da subsecretária Aline. Essa verba chega para dar o pontapé inicial nesse sonho, que é o banco de alimentos, que, através do trabalho desenvolvido pela equipe de segurança alimentar da secretaria de Assistência, vai fazer com que as pessoas que estão em situação de risco alimentar tenham comida na mesa”, destacou o secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho.

Os Bancos de Alimentos são de iniciativa pública ou privada, sem fins lucrativos, com estruturas físicas e logísticas voltadas, principalmente, ao combate das perdas e desperdícios de alimentos ao longo da cadeia produtiva. Suas principais atividades incluem a captação, recepção, seleção e distribuição de alimentos provenientes de diferentes fontes. Esses alimentos podem ser tanto alimentos fora dos padrões de comercialização, mas seguros, sem restrição de caráter sanitário e com suas propriedades nutricionais preservadas, quanto alimentos que atendem aos padrões comerciais, doados por programas, campanhas, eventos e outros. Os alimentos recebidos são destinados a instituições parceiras cadastradas e a famílias em vulnerabilidade social.

Segundo a subsecretária de Gestão do Suas, Aline Giovannini, o banco de alimentos integra um grupo de ações que a assistência pretende tornar realidade nos próximos anos.

“A gente tem um planejamento para essa gestão de implantar algumas estratégias e fortalecer algumas outras no que diz respeito ao enfrentamento à fome no município. E, além de a gente ter um programa superimportante, que é o programa de transferência de renda Cartão Goitacá, voltado exclusivamente para o enfrentamento à fome, a gente também pretende avançar implantando, ainda no ano de 2026, o banco de alimentos, em 2027 a cozinha comunitária, entre outras ações com a educação, a agricultura, porque quando a gente fala do enfrentamento à fome não basta só a política de assistência social estar envolvida e comprometida com essa questão, é importante que várias políticas públicas se integrem, interajam e se unam para o enfrentamento dessa questão social extremamente grave no nosso país”, disse, Aline.

Em Campos, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através da coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), ligada à Diretoria de Transferência de Renda e Combate à Fome, tem desenvolvido ações e estratégias contínuas para identificar e garantir a segurança alimentar das famílias em vulnerabilidade social. Em dezembro, o município aderiu à Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades, iniciativa coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria com o Ministério das Cidades (MCID), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) também incluiu a aplicação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia) em todo o município, por meio dos 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A ferramenta permite mapear a realidade das famílias atendidas e ajudar decisões estratégicas da gestão para o direcionamento de benefícios e ações conforme o nível de vulnerabilidade identificado. Com base nesses dados, o município fortalece o planejamento das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da insegurança alimentar.

Os abrigos Manoel Cartucho e Lar Cidadão, equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social voltados para pessoas em situação de rua, promoveram um Baile de Carnaval para os usuários assistidos nessa quarta-feira (11). Embaladas por marchinhas e muita animação, as festas aconteceram nos pátios das unidades e contou com a participação dos assistidos e funcionários. A Residência Inclusiva II, que acolhe exclusivamente pessoas com necessidades especiais, também entrou no clima da folia.

De acordo com a diretora de Proteção Especial, da SMASC, Shana Ribeiro, festas como o Baile de Carnaval fazem parte das atividades que promovem a integração social.

“Os serviços de acolhimento não devem se limitar à oferta de moradia e atendimento às necessidades básicas, mas devem atuar de forma integral, promovendo ações que estimulem o desenvolvimento pessoal, social e comunitário dos acolhidos. Nesse contexto, a implementação de atividades socioeducativas, culturais, recreativas, ocupacionais e de convivência contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida e para o processo de reintegração social”, disse a diretora.

O Manoel Cartucho e o Lar Cidadão são abrigos provisórios que acolhem pessoas encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPoP). Além deles, o município conta com outros dois abrigos: a Casa de Passagem e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) cofinanciada pela SMDHS. Os acolhidos são encaminhados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPoP). A permanência no abrigo não é obrigatória, tendo o usuário liberdade de continuar na Casa ou não.

A Residência Inclusiva também é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, mas que acolhe jovens com necessidades especiais, autistas, autistas severos e aqueles com transtorno mental que foram abandonados e não têm vínculo familiar. O município possui duas unidades em pleno funcionamento.

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou, nesta quarta-feira (11), a cerimônia de entrega dos cheques simbólicos, com os valores de verbas de custeio destinadas através de emendas parlamentares para oito Organizações da Sociedade Civil (OSC) inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social e conveniadas à SMASC. Presidentes, colaboradores e assistidos das entidades beneficiadas foram recebidos pelo prefeito Wladimir Garotinho e a primeira-dama Tassiana Oliveira no auditório da Prefeitura.

Em seu discurso, o prefeito relembrou as dificuldades vividas pelas instituições no passado e agradeceu aos parlamentares pela confiança e envio das verbas.

“Eu sempre fico muito contente em estar com as instituições da nossa cidade. Desde quando era deputado federal, lá em 2018, eu colocava emenda parlamentar do meu mandato nas instituições de Campos para ajudar no trabalho, no momento difícil que elas passavam. Eu lembro que muitas instituições tinham que ir para o sinal de trânsito pedir ajuda da população para conseguir se manter. Isso em um passado não tão distante, há uns 6 ou 7 anos, mas isso ficou para trás. Nós abrimos as portas do município para que outros deputados pudessem apresentar seus trabalhos e também colocar recursos e emendas em Campos e ajudar ainda mais nesse serviço, que é coletivo”, comentou Wladimir.

O prefeito também destacou a qualidade dos serviços prestados pelas organizações e a credibilidade do município, que viabilizaram a obtenção de recursos por emendas parlamentares. “Esse dinheiro só passa pela conta da Prefeitura. A gente aprova o plano de trabalho e os recursos vão 100% para as instituições. Que bom que temos parceiros que acreditam tanto na Prefeitura quanto nas instituições, porque, se não acreditassem, o dinheiro não viria; se o trabalho não fosse adequadamente prestado, o dinheiro também não viria; se a Prefeitura enrolasse, perderia a verba. Então, meu muito obrigado a cada instituição presente. A gente só tem que agradecer aos parlamentares que contribuíram”.

Os recursos, destinados pelos deputados federais Chris Tonietto, Murillo Gouvea, Daniela Carneiro e Romário foram repassados para as instituições Maria Auxílio dos Cristãos (R$ 200.000,00); Centro Juvenil São Pedro (R$ 100.000,00); Bem Faz Bem (R$ 150.000,00); Dispensário São Vicente de Paulo (R$ 200.000,00); Educandário São José Operário (R$ 100.000,00); Obra do Salvador (R$ 200.000,00); APOE (R$ 560.000,00) e APAPE – R$ (1.150.000,00). As OSCs contempladas atendem pessoas com deficiências e desenvolvem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que tem como objetivo prevenir situações de risco social, estimular o desenvolvimento de habilidades sociorrelacionais e fortalecer os vínculos familiares e comunitários de crianças, adolescentes e idosos.

“Eu fico muito feliz de participar desse momento e estar aqui, representando essa interlocução do poder público com as instituições. A gente só tem a agradecer a cada presidente de instituição pela presença e participação frequente deles com a gente nessa parceria que é tão importante. Também gostaria de agradecer a equipe da Secretaria de Assistência Social, as subsecretárias que acompanham tecnicamente todo o processo e todas os profissionais envolvidos”, destacou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho.

Em nome da Deputada Federal Chris Tonietto, seu assessor parlamentar, Vitório Galdino, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Campos. “A deputada federal Chris Tonietto agradece ao prefeito, à primeira-dama e ao secretário de Assistência pela parceria. A gente destina o recurso, mas todo o processo é a Secretaria de Assistência que faz. Isso é trabalhoso, demora um pouquinho, exige paciência, mas hoje essas instituições estão sendo contempladas. E, como a deputada é uma parlamentar pró vida, eu estou vendo quantas vidas serão transformadas com essas emendas e como o objetivo está sendo alcançado”.

Para o presidente do Educandário São José Operário, Raul Ferraz, as verbas de custeio têm feito a diferença para a instituição. “Essa parceria com a Prefeitura tem contribuído de forma significativa para o trabalho do São José Operário e eu espero que continue por muitos anos assim”.

A presidente da Associação de Pais de Pessoas Especiais (APAPE), Naira Peçanha, também aproveitou a oportunidade para agradecer. “Não podemos esquecer que existia uma Campos antes e agora existe outra diferente, com um trabalho voltado para as pessoas com necessidades especificas em várias áreas e com o social muito forte na nossa cidade. Parabéns ao prefeito, ao secretário pelo staff e, aos deputados, carinho e gratidão pela atenção com a gente”.

A cerimônia contou com a presença do assessor parlamentar da Deputada Federal Daniella Carneiro, Carlos Loureiro; a subsecretária adjunta da SMASC, Graziele Gonçalves; a subsecretária de Gestão do SUAS, Aline Giovannini; e a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Mericelly Vilela.

Os moradores da localidade de Tapera tiveram um dia de serviços gratuitos nesta terça-feira (10) durante a realização do projeto “RJ para Todos”, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social, em parceria com a Prefeitura. Com o objetivo de facilitar o acesso da população aos mais variados serviços, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania esteve presente na ação com o programa “Social + Perto”, que contou com a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira e do secretário Rodrigo Carvalho.

A primeira-dama destacou a importância da parceria entre os governos estadual e municipal na oferta de serviços para a população que vive em situação de vulnerabilidade social. “Quando o trabalho é feito com união e cuidado, quem sente a diferença primeiro é a população, com mais dignidade, acesso e oportunidades. Hoje, na Tapera 3, o cuidado chegou em forma de serviços, orientação, escuta e presença”, disse Tassiana.

Com as atividades concentradas na Praça da Tapera III, a SMASC ofertou serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), informações do Cadastro Único, além de atendimentos de beleza, como manicure, corte de cabelo, design de sobrancelha.

“O Social + Perto, que já esteve na Tapera, tem esse objetivo de facilitar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população que vive em situação de vulnerabilidade social. Através dessa parceria com o Governo do Estado e o projeto RJ para Todos, a gente reforça ainda mais o trabalho de estar cada vez mais perto das pessoas, facilitando o dia a dia dos moradores e levando atendimentos de grande importância”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Carvalho.

Entre os serviços ofertados pelo “RJ para Todos”, os moradores puderem ter acesso a habilitação para casamentos, emissão de 2ª via de identidade, isenção das certidões de casamento, óbito e nascimento, atendimentos de nutrição e oferta de vagas de Jovem Aprendiz.

“O objetivo da ação é ajudar a população. Nossa secretaria trouxe essa ação integrada com a Prefeitura, em busca de ofertar melhorias para a Tapera III. É um dia importante, pois, a partir dessa oferta, o serviço público consegue garantir acesso à melhoria na qualidade de vida desses moradores” declarou Sabrina Salles, Superintendente de Programas Habitacionais da Secretaria Estadual de Habitação de Interesse Social do Estado do Rio de Janeiro.

A ação contou com atendimentos do Serviço de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). O projeto do Governo do Estado oferece acompanhamento técnico especializado por arquitetos, engenheiros e assistentes sociais que realizam diagnóstico e projetos de revitalização de moradia. O Athis já atendeu cerca de 450 unidades habitacionais na Tapera.

“Foi muito importante essa ação para atender os moradores da Tapera III. Vai ser uma ajuda muito grande, tanto para eu conseguir ajeitar a minha casa como para minha família. Estou precisando ajeitar o meu banheiro e o piso. Vai ser de grande ajuda mesmo”, comentou Jéssica Alves, de 32 anos, que buscou o auxílio na ação desta terça-feira.