Notícias

O Jardim São Benedito deu lugar aos cortes e reflexos nos cabelos durante na edição da Batalha dos Barbeiros Brasil em Campos, realizada neste domingo (21). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, reuniu profissionais da área do município com o objetivo de valorizar o trabalho dos barbeiros e divulgar a cultura do corte.

Sob o olhar de três profissionais renomados da área, os barbeiros competiram nas categorias Reflexo Alinhado e Top Fade Livre. Todos os participantes receberam medalha. Já aqueles que ficaram no pódio receberam troféus. O competidor Marcelinho foi o vencedor da categoria Reflexo Alinhado. Na Top Fade Livre, o Cherú Art ficou em primeiro lugar. Eles levaram para casa o prêmio de R$ 1.000 em produtos.

Com 10 anos de experiência na área, o “Cherú Art”, que ficou em primeiro lugar na categoria Top Fade Livre, falou sobre a experiência de ter participado da Baralha. “Eu já estava esperando essa competição há muito tempo, porque eu participei uma vez no Rio e fiquei em segundo lugar. Eu estava aguardando ter essa edição em Campos, porque é a minha cidade, lugar onde eu aprendi tudo que eu sei. Foi uma experiência incrível, porque eu me preparei para isso e estava bem confiante”, disse o barbeiro.

O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, destacou a importância do evento para a valorização dos profissionais, além da oportunidade de troca de experiência entre eles.

“O prefeito Wladimir Garotinho pediu para a gente trazer esse evento e foi um sucesso. Participam aqueles que trabalharam profissionalmente e também aqueles que se qualificaram através da Secretaria. Além do concurso, da batalha, a convivência faz toda a diferença, porque é um momento de troca de contatos. Através do evento, os profissionais conseguem trocar detalhes, técnicas, táticas de corte”, destacou o secretário.

A Batalha dos Barbeiros Brasil edição Campos teve realização SMASC em parceria com a Câmara Municipal, Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e Secretaria de governo. Estiveram no evento, a subsecretária adjunta da SMAC, Grazielle Gonçalves; o chefe de gabinete da pasta, Ruan Barros; o presidente da Codemca; Thiago Virgílio; e o secretário de governo, Ruy Crispim.

“Pela primeira vez em Campos, a grande Batalha dos Barbeiros Brasil foi realizada junto com a Prefeitura e Secretaria de Assistência Social. Realizamos corte de cabelo gratuito, dividimos conhecimento e, claro, promovemos a valorização dos profissionais de barbearia”, disse a criadora da Batalha dos Barbeiros Brasil, Erica Nunes.

Conforme anunciado pelo prefeito Wladimir Garotinho, o saldo de janeiro de 2026 do Cartão Goitacá, programa municipal de transferência de renda no valor de R$ 200, foi depositado antecipadamente nesta segunda-feira (22). Com a medida, os beneficiários já podem fazer as compras para a ceia de Natal em mercados e supermercados credenciados pela Prefeitura.

“Essa medida adotada pelo prefeito Wladimir Garotinho foi de extrema importância para os beneficiários do Cartão Goitacá. Nesta segunda-feira começa a semana do Natal, época em que as famílias começam a fazer suas compras para a noite especial, de celebração e comunhão. Elas poderão, com a ajuda do benefício, ter uma ceia digna”, disse o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho.

O saldo de dezembro do Cartão Goitacá foi depositado no dia 1º pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Conforme o calendário habitual, o pagamento do benefício pode ser realizado até o 5º dia útil de cada mês. Criado em 2022, o Cartão Goitacá é um benefício garantido por lei municipal e atende famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, participou, neste domingo (21), de almoços especiais de Natal das Residências Inclusivas I e II, equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. A confraternização, que reuniu assistidos e funcionários, também contou com a participação do secretário e da subsecretária adjunta da pasta, Rodrigo Carvalho e Grazielle Gonçalves.

Com decoração especial, músicas natalinas, comidas tradicionais desta época do ano e uma mesa de doces, as festas aconteceram nos próprios equipamentos e tiveram como objetivo promover a interação das equipes e dos usuários dos equipamentos de acolhimento.

“Quando você divide amor, ele aumenta. A Residência Inclusiva é a prova muito forte do que é a divisão do amor. Porque é preciso disso para trabalhar na Assistência Social e na linha de frente. E a gente quer sempre fazer mais e fazer com que as pessoas entendam o nosso trabalho. Hoje é um dia especial, mas o trabalho acontece todo o ano. Eu gostaria de agradecer aos funcionários que se dedicam todos os dias nessa luta, compartilhando tempo e amor para cuidar desses jovens acolhidos. Um feliz Natal a todos”, disse o prefeito.

O secretário Rodrigo Carvalho falou da importância da confraternização para os assistidos.

“Esse é um momento muito importante, porque estamos no último domingo antes do Natal. Em breve, estaremos com as nossas famílias. A Residência Inclusiva é uma família para esses jovens. É um equipamento que acolhe e devolve a eles a socialização e o pertencimento. Esse almoço de Natal representa muito para eles, para o funcionário e para a Assistência Social”, disse o secretário.

A Residência Inclusiva acolhe jovens com necessidades especiais, autistas, autistas severos e aqueles com transtorno mental que foram abandonados e não têm vínculo familiar. No último dia 15, o prefeito inaugurou o novo espaço da unidade I, no Alphaville.

“A gente está muito feliz e grato por essa confraternização, pela presença do prefeito e da primeira-dama, do secretário e de todos que nos visitaram. Esse almoço é muito especial, porque eles se sentem acolhidos não apenas por morarem aqui, mas por se sentirem vistos e amados”, destacou a coordenadora da Residência Inclusiva I, Emília Maria dos Santos.

“É uma honra fazer parte da equipe da Assistência Social, porque hoje foi um domingo especial de confraternização. Para os nossos jovens, é um momento de muita alegria. A gente realiza eventos durante o ano justamente para promover essa integração. E no Natal, esses encontros têm ainda mais emoção”, disse a coordenadora da Residência Inclusiva II, Viviane Assis.



A 4ª edição do Casamento Comunitário vai acontecer nesta segunda-feira (22). Ao todo, 28 casais terão de forma gratuita, direito a uma cerimônia completa com festa, buffet e música. O evento vai acontecer a partir das 17h, no ginásio do Automóvel Clube. O Casamento é promovido pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O evento é para convidados.

Mais de 100 pessoas já selaram a união por meio do Casamento Comunitário, que é direcionado aos casais referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Para que a união seja realizada, os casais passaram por um processo de inscrição. O evento é voltado para casais maiores de 21 anos, que convivam em união estável há pelo menos um ano e com renda familiar de até dois salários mínimos.

O secretário Rodrigo Carvalho destaca a importância da realização do Casamento Comunitário para os casais em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão social.

“Estamos na quarta edição do Casamento Comunitário, que é um evento lindo e emocionante para os casais, mas para todo mundo que participa da cerimônia. Esse evento é fruto de uma parceria de muito êxito entre a Prefeitura, por meio da Assistência Social, e a Justiça. Aos casais são fornecidos os documentos gratuitamente, algo que pode ser caro para quem vive em situação de vulnerabilidade social. Assim, a gente promove inclusão social e estabilidade jurídica”, disse o secretário.

Nessa sexta-feira (19), a poucos dias da cerimônia do Casamento Comunitário, os casais terão a oportunidade de ter um Dia de Beleza com diversos serviços oferecidos pela SMASC, na sede da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, como corte de cabelo, tranças, design de sobrancelha, manicure e pedicure.

Na véspera para a cerimônia da 4ª edição do Casamento Comunitário, os casais tiveram um Dia de Beleza, nesta sexta (19), com diversos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, na sede da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos. Corte de cabelo, tranças, design de sobrancelha, manicure e pedicure estavam à disposição dos noivos.

O evento vai acontecer a partir das 17h, no ginásio do Automóvel Clube. O Casamento é promovido pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O evento é para convidados.

Lidiane da Silva, de 22 anos, conta que está ansiosa para a festa. Para ela, é a realização de um sonho.

“Eu estou bastante emocionada e ansiosa para o dia da festa. Eu já fiz chá de panela e já estamos morando juntos também. Mesmo assim, a gente só pensa no dia da cerimônia, porque é a realização de um sonho. Nem todos podem pagar uma festa e toda a documentação para casar. Então, posso dizer que é muito gratificante poder participar”, disse a noiva.

Mais de 100 pessoas já selaram a união por meio do Casamento Comunitário, que é direcionado aos casais referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O subsecretário executivo da SMASC, Fagner Azeredo, acompanhou o Dia de Beleza.

“Através dessa parceria entre a Prefeitura e a Justiça, os casais participantes já oficializaram a união e a festa vai acontecer na segunda-feira. Mas antes disso, a Secretaria de Assistência Social proporcionou esse Dia de Beleza para os casais de forma gratuita, assim como todo o trâmite do Casamento Comunitário”, disse o subsecretário.

A noiva Débora Ferreira aproveitou a ocasião para fazer as unhas. Animada para o casamento, ela falou sobre a oportunidade de selar a união com o noivo de forma gratuita. “O processo para casar estava ficando caro. Para a gente que tem filho, a condição financeira acaba apertando mais, então essa iniciativa chegou em boa hora. Eu ainda estou podendo fazer as unhas gratuitamente. Tudo está sendo uma ótima oportunidade”, disse a confeiteira.