Notícias

Beneficiários já podem realizar suas compras do mês em supermercados e mercados credenciados pela Prefeitura. Prefeitura reforça a importância de manter o CadÚnico atualizado para a permanência no programa.

A Prefeitura liberou nesta terça-feira(1º) o saldo do Cartão Goitacá, programa municipal de transferência de renda da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Com a recarga de R$ 200, as famílias beneficiadas já podem utilizar o valor para realizar compras em supermercados e mercados credenciados pela Prefeitura. Conforme o calendário habitual, o pagamento do benefício pode ser realizado até o 5º dia útil de cada mês.

Criado em 2022, o Cartão Goitacá é um benefício garantido por lei municipal e atende famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Atualmente, cerca de 20 mil famílias são atendidas pelo programa.

CADÚNICO DEVE SER ATUALIZADO

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social reforça a importância da atualização do Cadastro Único como medida necessária para manter o benefício ativo. Neste mês de abril, 1.500 foram desligadas do Cartão Goitacá porque não realizaram a atualização cadastral ou porque não estão mais dentro dos critérios de elegibilidade do programa. Mensalmente, as equipes técnicas dos CRAS usam a base de Cadastro Único para cruzar informações, verificando se as famílias beneficiárias ainda correspondem às diretrizes do Cartão Goitacá. A avaliação segue a lei municipal e também a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

A Casa de Passagem, importante equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), realizou mais uma reinserção familiar dos seus assistidos. Desta vez, a equipe conseguiu ajudar Vinycius Gomes da Silva, de 25 anos, que vivia nas ruas de Campos desde 2023. As equipes do acolhimento fizeram contato com a mãe do abrigado, que se organizou rapidamente e veio buscá-lo na Casa de Passagem. Vinycius retornou para a chácara da sua família em Cantagalo, na região Serrana do Rio de Janeiro.

A coordenadora da Casa de Passagem, Rose Pereira, compartilhou que o reencontro entre mãe e filho, depois de um período separados, foi emocionante. “Foi emocionante, gratificante e motivador para toda equipe esse reencontro de mãe e filho. A mãe estava muito feliz e não cansava de agradecer pelo cuidado e por termos proporcionado esse reencontro. Transformar vida é o nosso combustível diário nessa missão desafiadora de cuidar de pessoas”, contou.

Nas ruas de Campos desde 2023, Vinycius foi abordado pelas equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop) e encaminhado para a Casa de Passagem, onde recebeu apoio essencial. Durante sua estadia, a equipe o ajudou com a retirada de sua documentação pessoal e a cuidar de ferimentos que ele tinha no tornozelo, através do Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A Casa de Passagem, equipamento da SMDHS, é um abrigo provisório que acolhe pessoas encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop). Além da Casa de Passagem, o município conta com outros três abrigos, que, juntos, atendem cerca de 150 pessoas: o Lar Cidadão, Manoel Cartucho e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) cofinanciada pela SMDHS. Os acolhidos são encaminhados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop). A permanência no abrigo não é obrigatória, tendo o usuário liberdade de continuar na Casa ou não.

A 57ª edição do programa Social + Perto acontecerá na próxima terça-feira (1º), pela segunda vez, na localidade de Murundu. Em parceria com diversos órgãos e pastas municipais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social levará diversos serviços importantes para a região Norte do município, como atualização do CadÚnico, assistência jurídica, atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vacinação contra a Covid-19 e gripe, atendimento médico, apresentação lúdica, entre outros.

Esta será a segunda vez que o Social + Perto leva seu atendimento para Murundu. Em maio de 2023, o programa atendeu a população, não só de Murundu, mas de localidades vizinhas. O atendimento será realizado na Escola Municipal Isabel Maria Polônio Tavares, das 10h às 15h.

O principal objetivo do “Social + Perto”, que já realizou mais 22 mil atendimentos desde 2022, é levar serviços do governo municipal à população que vive em locais mais distantes da região central. Além da Secretaria de Desenvolvimento Humano, o evento acontece em parceria entre as secretarias de Serviços Públicos, de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia.

Serviços que estarão disponíveis no “Social + Perto” de Murundu: 

– Atualização e inclusão no Cadastro Único (Bolsa Família, Pé de Meia, ID Jovem, Tarifa Social da Enel, isenção em concurso público, orientação sobre Vale Gás E BPC/LOAS)

– Atendimento com advogados (pensão alimentícia, divórcio, registro e guarda dos filhos, modificação de registro civil, aposentadoria, auxílio doença e LOAS);

– Atendimento de CRAS e CREAS;

– Cadastro no Programa Criança Feliz;

– Animação Cultural;

– Corte de Cabelo;

– Esmaltação;

– Designer de sobrancelha;

– Trancista;

– Rede de apoio à mulher (ações de combate à violência doméstica e orientações sobre canais de denúncia);

– Atendimento médico (clínico geral);

– Vacinação de rotina, Covid e gripe;

– Aferição de pressão;

– Teste de glicemia;

– Massoterapia;

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano anunciou que realizará em abril mais um Mutirão de Atualização do Cadastro Único. Desta vez, a ação será dividida em três partes, entre Centro, Guarus e Baixada Campista. Entre os dias 2 e 4 de abril, o mutirão vai acontecer na região central da cidade, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Nos dias 15 e 16, a ação vai ocorrer na Vila Olímpica Waldir Pereira, no Parque Guarus. Os últimos dias serão reservados para a população da Baixada Campista, que terá a oportunidade de realizar a atualização cadastral nos dias 29 e 30 no distrito de Goitacazes, em local que ainda será divulgado.

O mutirão será iniciado sempre a partir das 9h, independentemente da região, com atendimento por ordem de chegada. Por dia, entre as oito datas reservadas, serão oferecidas 800 vagas. Para participar desse mutirão não será necessário agendamento e não foi feita convocação. Para ser atendido, o titular do CadÚnico deve ficar atento às documentações necessárias, que são as mesmas para o atendimento de atualização comum do Cadastro Único: identidade e documento com foto do titular familiar e de todos os moradores, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e declaração escolar para os componentes de 4 a 17 anos. No caso desta última exigência, a declaração escolar, uma equipe da Educação está presente no nutirão para a emissão do documento. Não é necessário levar cópia desses documentos.

Neste mês de março, profissionais que atuam no Cadastro Único passaram por uma capacitação para operar o novo sistema da base de dados do Governo Federal, que entrou no ar no último dia 17.

A partir de agora, o novo portal automatiza o preenchimento das informações das famílias, evitando erros e tornando o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais ágil. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, reforça o aviso à população que precisa atualizar o CadÚnico para manter as informações cadastrais em dia, evitando exclusão de programas sociais como o Cartão Goitacá e Bolsa Família.

“Vamos começar o mês de abril com mais uma oportunidade para que as famílias atualizem o seu Cadastro Único. Esse é um procedimento de praxe para que as informações cadastrais estejam em dia. É assim que o governo federal ou o governo municipal conseguem acompanhar a situação das famílias que são beneficiárias de algum programa ou benefício. Sem o CadÚnico atualizado e a partir da análise criteriosa das equipes técnicas dos CRAS, a permanência das famílias que não atualizam as informações são avaliadas e, caso haja inconsistência de dados, elas são desligadas”, disse o secretário.

AGENDAMENTO SUSPENSO

Em razão do Mutirão de Atualização do Cadastro Único no Centro, Guarus e Baixada Campista, o agendamento aberto pelo site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social será suspenso em algumas sextas-feiras.

Confira o cronograma de agendamento em abril:

Sexta-feira, 28 de março: não abrirá agendamento

Sexta-feira, 4 de abril: abre agendamento normal para a semana seguinte

Sexta-feira, 11 de abril: abre agendamento apenas para o dia 14 de abril (segunda-feira)

Sexta-feira, 18 de abril: abre agendamento normal para a semana seguinte.

Sexta-feira, 25 de abril: abre agendamento apenas para o dia 28 de abril.

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), realizou nesta terça-feira (25) a entrega de diversos equipamentos eletroeletrônicos para a reestruturação da assistência social no município. Computadores, tablets, impressoras, notebooks, ares condicionados, entre outros itens, serão distribuídos para os CRAS, CREAS e programas da área social, com o Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz.

A cerimônia de entrega dos novos equipamentos foi realizada no Teatro de Bolso Procópio Ferreira e contou com a presença da primeira-dama, Tassiana Oliveira; do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; da subsecretária da pasta, Graziele Gonçalves; da diretora de Gestão Municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aline Giovannini; e dos representantes das subsecretarias ligadas a SMDHS, coordenadores e equipes técnicas dos CRAS, CREAS e programas sociais.

“É uma entrega muito especial, pela quantidade de equipamentos e pela transformação que vão gerar no atendimento prestado pelos profissionais em benefício da população que precisa dos serviços da assistência. Quando a gente consegue atuar com o coração, com responsabilidade e devidamente equipado, a gente consegue ter um trabalho muito mais eficaz, ativo e digno. É uma alegria muito grande, porque o prefeito Wladimir Garotinho trabalha muito para isso e ele sabe que ninguém trabalha sozinho. A gente precisa do Governo Federal, Estadual. São emendas como essa que complementam o trabalho que a gente, às vezes, não consegue realizar com o dinheiro só da Prefeitura”, destacou Tassiana.

Os novos equipamentos foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares enviadas pelos deputados federais Hugo Leal e Chris Tonietto, além de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social e do IGD – Programa Bolsa Família, totalizando um montante de cerca de R$ 3 milhões.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, os novos equipamentos já começarão a ser utilizados pelas equipes do Cadastro Único nos mutirões previstos para o mês de abril. “No próximo mês vamos realizar uma série de mutirões de atualização do Cadastro Único, de forma decentralizada, atendendo a região central, Guarus e Baixada Campista, e os tabletes entregues hoje já vão direto para a ação. Com eles as equipes vão conseguir atender mais pessoas e de forma mais rápida”, disse Rodrigo.