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Foram abertas nesta segunda-feira (24) e seguem até sexta-feira (28) as inscrições para o curso de Assistente de Contabilidade, do Programa Vamos Juntas. Mulheres interessadas podem procurar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista para pegar o encaminhamento para as inscrições, que são gratuitas, e levar ao Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no bairro Horto, para efetuar as inscrições. A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) é parceira do programa. Para cada turma, estão sendo disponibilizadas 20 vagas.

O programa Vamos Juntas é desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher e a Faetec, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Para se inscrever, é preciso levar o encaminhamento do CEAM, ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental II (6º ao 9º ano completo). O endereço do CEAM é Rua dos Goytacazes (Rua do Gás), número 257, no Centro.

“Essa é mais uma parceria para capacitação que firmamos junto à Secretaria da Mulher e Faetec. Já tivemos cursos de cuidadores de idosos, operadora de tratamento de resíduos sólidos, através do Programa Mulheres Mil e, agora, é o curso de assistente de contabilidade. Entendemos que a mulher que vive em situação de vulnerabilidade, ou é vítima de violência, precisa ter sua independência financeira, fator que contribui para tirá-la do ciclo da violência”, reforça a subsecretária Josiane Viana.

O endereço da Faetec (Unidade Cerâmica) é Avenida Alberto Lamego, 712, no Horto. As aulas começam no dia 31 de março e serão no período da tarde, entre 13h20 e 17h40. Para se inscrever, são necessários os seguintes documentos: Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e de escolaridade compatível com o pré-requisito do curso pretendido, além do encaminhamento do CEAM.

A Subsecretaria de Políticas para Mulheres é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS). Para mais informações sobre o curso, basta ligar para (22) 98175-0180.

Para prevenir e minimizar os impactos de situações adversas e de vulnerabilidade de famílias que não possuem condições de arcar com os próprios recursos de moradia, a Prefeitura, através da Lei de Benefícios Eventuais, concede o Aluguel Social. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social efetua o pagamento do benefício que atende mais de 300 famílias, como aquelas que foram atingidas por enchentes. As famílias beneficiárias são aquelas inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O prazo máximo de concessão do benefício previsto nesta Lei é de 12 meses, podendo ser prorrogado somente em casos excepcionais que são avaliados pelas equipes técnicas dos CRAS e CREAS. O desligamento acontece também pelo fato de a família não se enquadrar mais no critério de elegibilidade do programa.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, famílias que são beneficiárias do Aluguel Social terão prioridade nos planos habitacionais, já que o governo municipal vem buscando alternativas para diminuir o déficit habitacional e, assim, minimizar o impacto, principalmente, para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“É importante destacar que o benefício do Aluguel Social, que já está em vigor por meio de lei há três anos, é uma forma do município garantir a moradia das pessoas que estão passando por situações adversas, como enchentes ou rupturas dos vínculos. No entanto, a gente precisa respeitar o que diz a lei sobre esse benefício, como os prazos de concessão. No ano passado, o governo municipal assinou contratos com a Caixa para a construção de cerca de 600 casas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. A entrega desses imóveis será prioritariamente feita às famílias beneficiárias do Aluguel Social. Assim, teremos um avanço muito grande no trabalho dentro do âmbito habitacional do nosso município”, disse o secretário.

A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Campos, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, está com vagas para cursos gratuitos na área da beleza. Os cursos, que terão duração de três meses, são de geração de renda rápida como de cabeleireira, manicure, designer de sobrancelha, maquiadora e trancista. Também estão sendo disponibilizadas vagas para oficinas de capoeira, canto/coral e violão.

Para se inscrever o interessado deve reunir as versões original e cópia de RG, CPF e comprovante de residência. A inscrição, que vai até a próxima quarta-feira (26), está sendo realizada de forma presencial na sede da SIRDH, localizada na rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, no Centro, no prédio da antiga Fundação Zumbi dos Palmares. No caso de menores de 18 anos que desejam participar dos cursos ou oficinas, a inscrição deve ser feita junto com um responsável legal. Para mais informações, o número (22) 981470091 foi disponibilizado para dúvidas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, a partir da avaliação criteriosa de assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), informa que 1.500 famílias deixarão de fazer parte da lista de beneficiários do Cartão Goitacá a partir de abril.  A medida foi necessária porque mesmo com a convocação de mais de 2.600 famílias para o último mutirão de atualização do Cadastro Único, realizado entre os dias 24 e 25 de fevereiro, os titulares não compareceram. O Cartão Goitacá é um programa municipal de transferência de renda no valor de R$ 200. Com o saldo depositado todo mês, as 20 mil famílias beneficiadas podem fazer suas compras em supermercados e mercados credenciados pelo município.

O desligamento acontece em função do não comparecimento no mutirão, além das análises que são feitas para avaliar a permanência no programa, com base na lei municipal e seguindo recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). As equipes dos CRAS e CREAS realizam o cruzamento de informações com base nos dados do Cadastro Único, que precisam ser atualizados para que a família beneficiária permaneça no programa, conforme explica a coordenadora de Programas de Transferência de Renda da Prefeitura, Marcélia Cardoso.

“A partir do momento em que as pessoas estão fora dos critérios de elegibilidade, ou seja, com Cadastro Único desatualizado ou com qualquer pendência, elas estão fora das normas estabelecidas por lei e também de orientações que são do TCE. O Cartão Goitacá tem na sua lei, desde a sua criação, vários critérios de elegibilidade do programa. E um desses critérios é a questão do número do NIS, ou seja, um cadastro que esteja atualizado. Quando uma pessoa, por algum motivo, tem um cancelamento ou exclusão do Cadastro Único do governo federal, automaticamente ela é excluída do Cartão Goitacá”, explicou.

Ainda segundo Marcélia, o mutirão realizado em fevereiro, quando cerca de 2.600 titulares foram convocados, não teve a adesão da população, o que gerou esse desligamento. “Foi identificado um número considerável de aproximadamente 2.600 pessoas que estavam com Cadastro Único desatualizado. Tinham pessoas que estavam há dois, quase três anos sem conseguir realizar o CadÚnico do governo federal. Enquanto gestão do programa, a gente entende que não pode simplesmente excluir a pessoa porque ela está com Cadastro Único desatualizado. Nós temos que oferecer a possibilidade dessas pessoas realizarem a atualização. Essa é uma forma justa de verificar qual é a situação dela e criar ações para que essa pessoa possa atualizar o seu cadastro”, reforçou.

Durante o mutirão, a Gestão do Cadastro Único identificou cerca de 300 famílias com o cadastro desatualizado, mas que precisam de visitas domiciliares para que a pendência ainda fosse resolvida. Essas famílias terão o benefício suspenso em abril, mas poderão retornar ao programa após a análise feita nessas visitas, que serão realizadas nos próximos meses.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, alerta à população beneficiária do Cartão Goitacá sobre os compromissos com a atualização do CadÚnico e com os chamamentos para os mutirões.

“É de suma importância que os beneficiários atendam aos chamados da Prefeitura para resolver qualquer pendência no Cadastro Único, que é a base de dados do Governo Federal e serve para que os CRAS e CREAS realizem o cruzamento de informações. Existe uma lei que rege o Cartão Goitacá. E como toda lei, temos que cumprir suas regras e exigências. Para a permanência no benefício, a família precisa estar dentro dos critérios adotados, que incluiu a atualização do CadÚnico. Caso a família esteja com esse cadastro desatualizado ou atualize e não esteja mais dentro do que pede a lei, ela será desligada, infelizmente. Além disso, nós temos recomendações do Tribunal de Contas do Estado, que nos orienta que as diretrizes do Cartão Goitacá sejam respeitadas conforme o que foi estabelecido na criação do programa”, disse o secretário.

Lançado em 2022 com o objetivo de garantir a segurança alimentar de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, durante a avaliação técnica para a inserção de novos beneficiários ao programa, são priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos; mulheres em situação de violência; e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.

Mulheres interessadas em participar do curso de Assistente de Contabilidade, do Programa Vamos Juntas, devem procurar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista para pegar o encaminhamento para as inscrições gratuitas, que estarão abertas entre os dias 24 e 28 de março, no Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no bairro Horto. A divulgação foi feita pela Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), parceira do programa. Para cada turma, estão sendo disponibilizadas 20 vagas. O endereço do CEAM é Rua dos Goytacazes (Rua do Gás), número 257, no Centro.

O programa Vamos Juntas é desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher e a Faetec, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Para se inscrever, é preciso levar o encaminhamento do CEAM, ter idade mínima de 16 anos e ensino fundamental II (6º ao 9º ano completo).

“Essa é mais uma parceria para capacitação que firmamos junto à Secretaria da Mulher e Faetec. Já tivemos cursos de cuidadores de idosos, operadora de tratamento de resíduos sólidos, através do Programa Mulheres Mil e, agora, é o curso de assistente de contabilidade. Entendemos que a mulher que vive em situação de vulnerabilidade ou é vítima de violência precisa ter sua independência financeira, fator que contribui para tirá-la do ciclo da violência”, informa a subsecretária Josiane Viana.

O endereço da Faetec (Unidade Cerâmica) é Avenida Alberto Lamego, 712, no Horto. As aulas começam no dia 31 de março e serão no período da tarde, entre 13h20 e 17h40. Para se inscrever, são necessários os seguintes documentos: Identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e de escolaridade compatível com o pré-requisito do curso pretendido, além do encaminhamento do CEAM.

A Subsecretaria de Políticas para Mulheres é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS). Para mais informações sobre o curso, basta ligar para (22) 98175-0180.