Notícias

Em mais uma atividade da Campanha de Combate ao Trabalho Infantil de junho, mês dedicado à erradicação, o Ações e Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), vinculado ao Departamento de Programas e Projetos (DPP) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, promoveu nessa segunda-feira (23) uma roda de conversa com alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) do campus Centro. A convite do professor Roberto Silva, a equipe do programa levou aos alunos informações sobre piores formas de trabalho infantil, além das ações que são realizadas pelo AEPETI acerca do combate a violação de direitos das crianças.

“Os alunos estavam extremamente atentos e participativos. A plateia estava formada por adolescentes e jovens, que além de dividir conosco experiências de vida, buscaram saber o que fazer ao encontrar crianças e adolescentes em meio a essa situação de exploração. Saímos do IFF com a certeza de que teremos muitos multiplicadores sobre a temática, além de parceiros no combate e enfrentamento do trabalho infantil”, disse a coordenadora do AEPETI Campos, Renata Amaral.

Neste mês de junho, que é dedicado à erradicação do trabalho infantil, a SMDHS, por meio do AEPETI, vem realizando diversas ações informativas de combate à prática. No último dia 12, Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, um seminário no auditório da Prefeitura discutiu as diversas maneiras de erradicação dessa violação de direitos.

Atividades de panfletagem e adesivaço também foram realizadas em pontos diferentes da cidade. No dia 30, outra mobilização vai acontecer no Boulevard Francisco De Paula Carneiro (Calçadão), no Centro.

A população do Parque Esplanada e de bairros vizinhos está sendo atendida nesta semana em mais um Mutirão de Atualização do Cadastro Único. O atendimento nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25) é apenas para pessoas referenciadas no CRAS de Parque Esplanada e que retiraram credenciais/senhas na segunda-feira (23).

A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, tem o objetivo de regularizar a situação das famílias que estão com o Cadastro Único desatualizado há cerca de dois anos. A medida também atende quem teve programas sociais suspensos ou cancelados, como o BPC LOAS e o Bolsa Família.

Edineia Barreto, moradora do bairro, teve o cadastro regularizado e elogiou o atendimento recebido pelas equipes do CadÚnico. “Esses mutirões ajudam muito. Eu fui atendida muito bem. A moça que me atendeu é uma excelente pessoa, muito educada e muito carinhosa”, disse.

A coordenadora do Cadastro Único em Campos, Kamila Oliveira, avalia de forma positiva o primeiro dia de Mutirão no Parque Esplanada, que é a sexta ação voltada para a atualização do CadÚnico em 2025.

“O Mutirão do Parque Esplanada, assim como os outros, tem seguido de forma padronizada, com êxito. Então hoje, o primeiro dia, tudo transcorreu dentro da normalidade do atendimento. Nós atendemos hoje em torno de 700 famílias, cada uma no seu horário. As famílias têm chegado de forma tranquila e sendo acomodadas como nos demais mutirões”, avaliou.

Quase 8 mil pessoas já foram atendidas nos diversos mutirões realizados desde o início do ano. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social vem adotando estratégias para proporcionar maior comodidade às famílias, como a distribuição de senhas antes do atendimento, facilitando o acesso e diminuindo as filas.

“Os Mutirões em si foram criados de forma estratégica para a gente atingir as famílias que precisam atualizar o CadÚnico, mas que por diversas razões não estavam conseguindo regularizar a situação, fazendo com que benefícios fossem cortados ou suspensos. A partir dos mutirões, também foi adotada a estratégia de distribuir senhas dia antes do atendimento acontecer de fato. Isso faz com que as pessoas tenham o acesso garantido, não precisem chegar muitas horas de começar o atendimento nas filas e resolvam suas questões de forma mais rápida”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.

AGENDAMENTO MENSAL PARA ATUALIZAÇÃO ABRE NA SEXTA-FEIRA (30)

O agendamento para atualização do Cadastro Único nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para o mês de julho será aberto na próxima sexta-feira (30). Quem precisar do serviço deverá acessar o site www.socialcampos.com.br a partir das 9h, para fazer o agendamento.

Desde maio, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social vem adotando essa medida de agendamentos sempre ao final de cada mês. A marcação é gratuita e feita em poucos minutos, desde que o usuário já tenha cadastro no site de agendamentos.

Foram iniciadas nesta segunda-feira (23) e vão até quarta-feira (25) as inscrições do Processo Seletivo Simplificado para contratação dos profissionais que vão fazer parte do Programa “Criança Feliz”. As inscrições acontecem de forma exclusiva AQUI, no link que já está disponibilizado no site da Prefeitura. O edital (AQUI) foi publicado na última quarta-feira (18).

A contratação dos profissionais é temporária. Inicialmente, o trabalho deve durar 12 meses, mas pode ser prorrogado. As vagas disponíveis são para as funções de supervisor e visitador do Programa Criança Feliz. Para supervisor, são 11 vagas, sendo uma vaga reservada para pessoa com deficiência. Já para visitador, são 87 vagas disponíveis, com quatro reservadas também para pessoas com deficiência.

Exigências para a inscrição 

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário de inscrição com todas as informações requeridas. O interessado deve ser brasileiro, ter idade mínima de 18 anos, estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares, entre outras exigências. A seleção acontecerá por meio de análise de titulação comprovada.

Os candidatos que vão se inscrever para as vagas de supervisão devem ter ensino superior completo em Psicologia ou Serviço Social. Já para as vagas de visitador, os candidatos precisam ter ensino médio completo.

Com mais de 75 mil visitas em campos, Criança Feliz acompanha o desenvolvimento da primeira infância

Executado no município por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social desde 2023, o Criança Feliz é um programa federal voltado para atender à primeira infância, contemplando gestantes, crianças de 0 a 3 anos e de até 6 anos para pessoas com deficiência. Por meio de visitas domiciliares, os visitadores do programa acompanham e estimulam o desenvolvimento infantil por meio do brincar e a interação familiar. Desde sua implementação, o Criança Feliz já realizou mais de 75 mil visitas domiciliares.

Etapas do processo seletivo do Criança Feliz

– Publicação do Edital: 18/06/2025

– Período de Inscrição On-line: 23/06/2025 e 25/06/2025

– Análise documental dos Candidatos: 26/06/2025 a 11/07/2025

– Publicação do resultado preliminar no Diário Oficial do Município: 14/07/2025

– Período de apresentação de recursos (revisão dos pontos contabilizados nos títulos declarados): 15/07/2025

– Análise dos recursos protocolados: 16/07/2025 e 17/07/2025

– Publicação do resultado final homologado e 1ª convocação dos candidatos no Diário Oficial do Município: 21/07/2025

Nos dias 10 e 11 de julho vai acontecer em Campos a XVI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, organizado e coordenado pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, tem como objetivo avaliar a política de assistência social e propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de acordo com as orientações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

A conferência terá como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Podem participar profissionais da área, representantes do poder público e da sociedade civil, além de entidades assistenciais. O credenciamento dos participantes vai acontecer no dia 10, a partir das 17h. A programação deste primeiro dia está prevista para ocorrer das 18h às 22h. No segundo dia de conferência, dia 11, a programação será das 8h às 18h.

XVI Conferência Municipal de Assistência Social vai acontecer na Universidade Federal Fluminense, sede antiga, que fica localizada na Rua José do Patrocínio, 31, no Centro. O evento antecede a realização das conferências estadual e nacional.

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realiza nesta segunda-feira (23) a distribuição de credenciais para o Mutirão de Atualização do Cadastro Único do Parque Esplanada, que acontecerá na terça-feira (24) e quarta-feira (25). A distribuição será a partir das 13h, na Vila Olímpica João de Souza. Ao todo, serão 1.200 senhas distribuídas para os dois dias de mutirão. A retirada da credencial deve ser feita pelo titular do Cadastro Único da família, que deverá apresentar documento com foto e CPF.

O mutirão será voltado apenas para titulares do CadÚnico que sejam referenciados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque Esplanada, como Pecuária, Nova Brasília, Parque Leopoldina, entre outros. O atendimento está sendo direcionado às famílias que estão nas seguintes situações: CadÚnico desatualizado há mais de dois anos; BPC bloqueado/cancelado por falta de atualização do CadÚnico; Bolsa Família bloqueado/cancelado também por falta de atualização da base de dados.

O CRAS do Parque Esplanada faz referenciamento da população de diferentes bairros e localidades. São eles: Caju, Itereré, Morangaba, Parque Corrientes, Parque Dom Bosco, Parque dos Rodoviários, Parque Esplanada, Jardim Maria de Queiroz, Parque Julião Nogueira, Parque Leopoldina, Nossa Senhora do Rosário, Nova Brasília, Pecuária, Parque Santo Amaro, Parque São Caetano, Parque Sumaré, Parque Tamandaré e Santa Cruz.