Notícias

O “Social + Perto” estará de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira (14), na Escola Municipal Paulo Freire, a partir das 10h. A 63ª edição do programa terá serviços gratuitos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), atendimento médico, vacinação, assistência jurídica, entre outros.

Essa será a terceira vez que o programa atenderá a população da região. Em abril de 2024 e em julho de 2023 o Social + Perto reuniu moradores do 11º distrito de Dores e bairros vizinhos.

Criado pela SMASC em 2022 com o objetivo de levar serviços da Assistência Social aos pontos mais distantes do município, o programa já percorreu bairros, distritos e localidades durante as 62 edições, realizando mais de 24 mil atendimentos.

Serviços que estarão disponíveis no Social + Perto de Dores de Macabu:

• Atualização e inclusão no Cadastro Único (Bolsa Família, Pé de Meia, ID Jovem, Tarifa Social da Enel, isenção em concurso público, orientação sobre Vale Gás, carteira do idoso e BPC/LOAS);
• Atendimento com advogados (pensão alimentícia, divórcio, registro e guarda dos filhos, modificação de registro civil, aposentadoria, auxílio doença e LOAS);
• Atendimento de Cras e Creas;
• Cadastro no Programa Criança Feliz;
• Animação Cultural;
• Corte de Cabelo;
• Esmaltação;
• Designer de sobrancelha;
• Trancista;
• Avaliação nutricional;
• Rede de apoio à mulher (ações de combate à violência doméstica e orientações sobre canais de denúncia);
• Atendimento médico (clínico geral);
• Vacinação de rotina, Covid e gripe;
• Aferição de pressão;
• Teste de glicemia;
• Massoterapia.

O município de Campos está sendo representado na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, que está sendo realizada na capital fluminense. Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania participam do encontro, que reúne gestores e funcionários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento tem como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência” e discute os rumos da política pública no estado.

O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, que participa do evento acompanhado de outros membros da pasta, falou da importância da presença do município na Conferência.

“Participar e estar presente em um espaço de discussão sobre o SUAS é muito representativo. Campos, por meio do governo municipal, vem reforçando a cada ano seu compromisso com a Política de Assistência Social, que é aplicada através de programas, projetos e equipamentos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Conferência é um momento para que possamos discutir o que tem sido feito no âmbito estadual, de alinhamento às diretrizes nacionais e aprimoramento do nosso trabalho”, disse.

A 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, com a participação de delegados eleitos na etapa municipal, é uma preparação para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, em dezembro. A subsecretária Aline Giovannini explica que a Conferência serve como momento de reflexão e discussão sobre as trajetórias construídas e o compromisso necessário para a continuidade e aprimoramento do SUAS.

“Nesta trajetória de duas décadas, o SUAS se consolidou como um marco imprescindível na construção de um sistema público que assegura a proteção social, promovendo direitos e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade. A Conferência é um momento de reconhecimento dos avanços conquistados, mas sobretudo, dos desafios que ainda atravessam o sistema, reafirmando a resistência coletiva. Ao longo dos últimos 20 anos, observamos a consolidação do SUAS como modelo descentralizado e participativo, com a gestão compartilhada entre os entes federativos”, disse Aline.

Também participam da Conferência a coordenadora diretora de Transferência de Renda e Combate à Fome do município, Kamila Oliveira, a gerente dos CRAS do município, Verônica Rocha, a gerente de Renda e Cidadania da SMASC, Marcélia Cardoso, a supervisora da Gestão do Trabalho e Regulação no SUAS, Darcilene Fiuza, além da diretora jurídica da Secretaria Municipal da Casa Civil, Danielle Guimarães.

 

A unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Jardim Aeroporto, ligada a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC), realizou nesta quarta-feira (08) uma mostra de atividades para familiares dos assistidos. Na ocasião foram apresentados os trabalhos desenvolvidos com crianças, adolescentes e os idosos, durante o mês de setembro, com destaque para a campanha Setembro Amarelo. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Marlene Henriques Alves, onde acontecem os encontros do SCFV.

A culminância das atividades desenvolvidas no mês de setembro contou com apresentações de dança, palestra e música. A unidade atende atualmente cerca de 40 crianças e adolescentes. Para a diretora de Proteção Social Básica da SMASC, Paloma Campos, a mostra reforça os vínculos de convivência entre famílias e comunidade e estimula mais interesse pelo Serviço de Convivência.

“Em nome do secretário Rodrigo Carvalho a gente agradece as famílias por estarem presentes, prestigiando os filhos, porque sem eles não existiria serviço de convivência. Agradecemos a secretaria de Educação e a direção da escola Marlene Henrique Alves, pelo espaço excelente onde conseguimos realizar o serviço de convivência durante anos. Esse momento é de fortalecimento de vínculos, é um trabalho incrível que a equipe da unidade do Aeroporto desenvolve. Então quando a gente chega aqui e vê um evento como esse a gente fica muito feliz.” Disse, Paloma.

Carmem Lucia de Oliveira, mãe da Thaíssa, de 8 anos, que participa do SCFV há 3 anos, se emocionou com a apresentação da filha. “Eu achei tudo lindo, é sempre muito emocionante ver os nossos filhos se desenvolvendo. Gosto muito do trabalho do serviço de convivência, da equipe. A gente só tem que dar parabéns mesmo pelo trabalho e agradecer por momentos como esses.”

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) integra o conjunto de serviços do SUAS, oferecendo à população que vivencia situações de vulnerabilidades sociais, novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para a planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida. O enfrentamento das situações de vulnerabilidades é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do SCFV, destacam-se as de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários. São grupos prioritários indivíduos pertencentes à famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e pessoas com deficiência. Em Campos o SCFV acontece nos territórios dos 15 CRAS do município, com 18 unidades que desenvolvem atividades com grupos de crianças até 6 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos e pessoas idosas.

Também prestigiaram o evento a coordenadora do SCFV, Simmy Cavalcante; pela diretora adjunta da unidade escolar, Claudia Arêas; a coordenadora do Programa Criança Feliz, Luciana Ribeiro; e a coordenadora do CRAS Codin, responsável pelo território, Eliana Cunha.

O distrito de Dores de Macabu vai receber na próxima terça-feira (14) a 63ª edição do programa Social + Perto, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. A ação será na Escola Municipal Paulo Freire, a partir das 10h, com serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atendimento médico, vacinação, assistência jurídica, entre outros.

Essa será a terceira vez que o programa atenderá a população da região. Em abril de 2024 e em julho de 2023 o Social + Perto reuniu moradores do 11º distrito de Dores e bairros vizinhos.

Criado pela SMASC em 2022 com o objetivo de levar serviços da Assistência Social aos pontos mais distantes do município, o programa já percorreu bairros, distritos e localidades durante as 62 edições, realizando mais de 24 mil atendimentos.

A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, proporcionou, nesse domingo (5), uma tarde de atendimentos de beleza aos idosos da Associação Monsenhor Severino. Através das equipes da SIRDH, os idosos foram atendidos por barbeiro, cabeleireiro, design de sobrancelhas e manicure.

“A iniciativa teve como objetivo proporcionar momentos de acolhimento e valorização da autoestima, além de aproximar a SIRDH das comunidades, reforçando o compromisso da Prefeitura de Campos em promover igualdade, dignidade e bem-estar social”, disse o subsecretário Gilberto Totinho.

A Associação Monsenhor Severino é uma das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Campos cofinanciadas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. As ILPIs são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.