Notícias

Com o objetivo de apoiar a população e atuar no acolhimento, equipes técnicas dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) participaram nesta semana de uma capacitação sobre o “Serviço de proteção em situação de calamidade pública e emergência”. Ministrada pela Vigilância Socioassistencial, departamento vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a capacitação ainda reuniu profissionais que atuam na sede da pasta. Todos receberam certificados.

Durante a capacitação, as equipes técnicas receberam orientações de utilização de tablets. O material eletrônico foi elaborado para que o atendimento às famílias atingidas pelas fortes chuvas ou desastres naturais seja ainda mais eficaz. Por meio da ferramenta, os profissionais poderão identificar com mais precisão as necessidades das vítimas, atingidos ou afetados, construindo dados e informações fundamentais para o controle de ações eficientes da Assistência Social.

A gerente da Vigilância Socioassistencial da SMASC, Mericelly Bastos, explica que o novo formulário eletrônico é um avanço no atendimento em casos de calamidade, já que antes as informações eram preenchidas em papel. Agora, com o novo modelo de preenchimento em tablets haverá mais celeridade ao trabalho e mais confiabilidade das informações. Nas próximas semanas, outros profissionais da Assistência Social e de Defesa Civil também vão participar da capacitação.

“É um instrumento novo, que nunca foi utilizado e que veio para agregar e dar celeridade ao trabalho, porque antes as equipes preenchiam os formulários em um papel. Agora, o formulário funciona de forma on-line e off-line, mas depois as informações serão enviadas para o nosso banco de dados. O formulário foi elaborado com a experiência técnica da Vigilância Socioassistencial de Campos com base modelo do Ministério do Desenvolvimento Social. Essa mudança vai ser benéfica para os usuários que estão passando por uma situação difícil. Todos da secretaria vão passar por essa capacitação, porque caso a gente tenha uma grande situação de emergência a equipe deve estar preparada”, explicou.

Seguem até o dia 5 de dezembro (sexta-feira) as inscrições para o concurso Batalha dos Barbeiros Brasil, que será realizado no dia 14 de dezembro. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o evento tem como objetivo promover, apresentar e valorizar os principais profissionais da área do município e do Brasil, além de divulgar a cultura do corte e desenhos na área da barbearia. As inscrições podem ser feitas pela internet (AQUI).

O concurso é destinado a barbeiros e cabeleireiros de todas as idades. Os participantes terão a oportunidade de mostrar o talento com o corte. Serão 60 profissionais participantes em duas categorias, com 30 pessoas em cada. São elas: Reflexo Alinhado e Top Fade Livre. As performances serão julgadas por uma comissão composta por três profissionais renomados da área. Os vencedores finais em cada categoria vão ganhar um troféu.

Thalia Viana, de 16 anos, e Pablo Pessoa, de 30, foram os grandes vencedores do concurso Beleza Negra 2025. A disputa aconteceu na noite dessa quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, no Teatro Municipal Trianon. O tradicional concurso que exalta a beleza da população negra é uma realização da Prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, que é vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

Estudante do 1⁰ ano do Ensino Médio e moradora do Parque Santa Rosa, Thalia conta que a vitória foi uma surpresa para ela. “Eu não esperava ganhar, mas ficar pelo menos em terceiro lugar. Foi um evento lindo e eu estou muito feliz de ter participado. Agora, eu quero pensar cada vez mais no meu futuro como modelo”, disse a ganhadora.

Pablo é autônomo, morador do Parque Cidade Luz e pai de um menino de 6 anos. Ele, que já participou de outras edições do concurso Beleza Negra, conta que nunca desistiu do sonho de ganhar a competição. “É uma sensação incrível, porque eu venho de uma longa jornada. Eu bati várias vezes na trave, mas nunca desisti. Então, acho que foi a minha persistência que eu consegui o primeiro lugar. Agora eu vou comemorar com meu filho, porque ele merece tudo isso”, comemorou.

O casal que ficou em primeiro lugar levou o prêmio de R$ 1 mil, além de brindes de patrocinadores do evento. Diulya Laurindo e Rian Souza ficaram na segunda colocação e receberam uma bicicleta cada um. Os candidatos que ficaram em terceiro lugar foram Kely Menezes e Eraldo Bento. Eles também foram presenteados com brindes de lojas parceiras.

Os vencedores foram escolhidos por uma banca de 21 jurados, que foi presidida pelo fotógrafo e maquiador Binho Dutra, além de ser composta por personalidades ligadas à moda, à educação, à cultura negra, ao combate contra o racismo, à história e à comunicação.

Ao todo, 25 candidatos participaram do desfile, que neste ano teve como tema a Magia do Carnaval. Eles desfilaram duas vezes, sendo uma apenas com roupas inspiradas na diáspora afro-brasileira. Todo o alimento não perecível que foi doado para a entrada no evento será doado a instituições que ainda serão definidas pela SIRDH.

Para o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho, o concurso Beleza Negra é um espaço de debate sobre racismo, empoderamento e representatividade.

“O evento não se trata apenas da beleza negra, da performance e conjuntura na passarela. Trata-se da ocupação e manutenção de espaço que o negro agora é evidenciado. A gestão do prefeito Wladimir Garotinho tem sido extremamente aliada à luta antirracista, provocando diversas ações. São atividades que vão além do Beleza Negra, mas políticas de ações afirmativas”, disse o subsecretário.

O evento também contou com apresentações musicais. O público se emocionou com a cantora gospel Darly Ferreira e o maestro João Vitor, que se apresentou com seu aluno Webert Oliveira. A apresentadora Gabi Hilário, do podcast Empoderação, o cantor Juninho Razão e a bateria da escola de samba Madureira do Turf animaram a festa.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou nesta quarta-feira (19), na localidade de Conceição do Imbé, a 64ª edição do “Social + Perto”. Os atendimentos do programa aconteceram na Escola Municipal Conceição do Imbé e foram acompanhados pelo prefeito em exercício, Frederico Paes, que, junto do secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, também visitou a Unidade Básica de Saúde da localidade.

“Estamos aqui em um dia maravilhoso em Conceição do Imbé, com o social mais perto, um programa que é o governo Wladimir Garotinho mais perto das pessoas, trazendo humanização, solidariedade e dignidade para a população. Hoje encontramos aqui, mostrando que a integração da comunidade e o governo podem trazer benefícios para as pessoas”, destacou o prefeito em exercício.

O “Social + Perto” na região do Imbé, que possui comunidades quilombolas, foi especial pelo Mês da Consciência Negra e contou com a participação da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH). Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, a ideia foi incluir a região na programação do Novembro Negro, promovido pela SIRDH.

“Eu estive aqui na localidade junto com o subsecretário de Igualdade Racial, Gilberto Totinho, para ouvir as demandas da população e trazer o Social + Perto com novidades, para atender essas famílias quilombolas e de toda essa região. Já são 3 anos de programa na estrada, garantindo acesso a todas aquelas pessoas que estão mais distantes da área central da nossa cidade, que é muito grande e, por isso, essa ação é tão importante”, disse Rodrigo.

Essa foi a 3ª vez que o “Social + Perto” esteve em Conceição do Imbé, oferecendo os serviços de atualização e inclusão no Cadastro Único, atendimentos de CRAS, CREAS, médico, vacinação, assistência jurídica, corte de cabelo, esmaltação de unhas, trancista, massoterapia, agendamento para 2ª via de identidade, educação nutricional, entre outros serviços.

Moradora da localidade, Lucia Almeida, aprovou o atendimento oferecido no programa. “Eu achei muito bom! Devia fazer isso sempre, porque nem todo mundo consegue estar indo na cidade fazer essas coisas todas que conseguem proporcionar para a gente bem mais perto de nossas casas. A gente só tem a agradecer aos responsáveis por trazer isso tudo pra cá”.

Maria de Fátima Carvalho, moradora de Rio Preto, aproveitou a ação para levar o pai de 86 anos para fazer a atualização do Cadastro Único. “Eu vim trazer ele pra fazer atualização, porque é mais perto para a gente e também aproveitar para fazer a minha nova identidade aqui. Para a gente foi muito bom”, declarou.

Também participaram desta edição o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; a equipe da Primeira Infância no SUAS – Programa Criança Feliz; a Animação Cultural da Secretaria de Educação; a equipe do Centro de Cidadania LGBTQIA+ do Norte Fluminense e a equipe da Subsecretaria de Políticas para Mulheres.

 

Crianças, adolescentes e idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) levaram emoção ao palco do Teatro Municipal Trianon, na noite dessa terça-feira (19), com a apresentação da mostra musical “O Trem da Vida”. Por meio de músicas, o grupo apresentou ao público, formado por familiares, instituições e autoridades, a passagem de tempo da vida humana com muita alegria e talento.

Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e com 28 unidades espalhadas pelo município, o SCFV é um equipamento que oferta diversas oficinas e atividades para crianças, adolescentes e idosos.

Acompanhada da filha, Daniele Campos foi prestigiar a participação da mãe, que é uma idosa assistida da unidade do SCFV de Custodópolis. Encantada com a apresentação, ela falou da importância do equipamento para os idosos.

“Eles se conectam e gostam. Eu, como filha, agradeço pelo carinho e por tudo que fazem por eles, em nome de todos os filhos”, disse Daniele.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, elogiou a apresentação e parabenizou o grupo pela dedicação.
A gente olha esse teatro lotado e vê que vale muito a pena o esforço de todo mundo para realizar essa apresentação emocionante. Parabéns a todos que representaram o andamento do trem da vida, do início ao fim, com muita emoção”, elogiou.