Notícias

O sábado foi de conscientização pelo respeito. “Não é Não: Respeite a decisão” levou equipes da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista e da Casa da Mulher Benta Pereira (CMBP) e da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), a Farol de São Tomé, a fim de reforçar a mensagem que precisa ser permanente.

A secretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, e sua equipe conversaram com a população e com o comércio local, distribuindo materiais informativos e fortalecendo a conscientização contra o assédio. “Não é Não. Respeitar a decisão é obrigação. Vamos garantir um Carnaval livre de assédio e importunação sexual. Se proteja. Denuncie”, alerta a secretária.

O Protocolo “Não é Não” é uma lei inspirada na iniciativa espanhola (Protocolo “No Callem”), que visa criar ambientes seguros e respeitosos. O reforço é necessário em virtude do crescimento dos registros de violência envolvendo a mulher neste período de Carnaval.

Além da distribuição de materiais informativos, houve fixação de cartazes em estabelecimentos comerciais, ampliando o alcance da mensagem e contribuindo para a conscientização e combate ao assédio, importunação sexual e outros tipos de violência contra a mulher.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania abriu as inscrições para cursos livres gratuitos, como de manicure, design de sobrancelhas, barbeiro, bordado livre, patch aplique, mídias digitais e vagonite. Os cursos são ofertados pelo Departamento de Programas e Projetos (DPP) e voltados a pessoas com 16 anos ou mais. As aulas serão na Usina de Letras de Tócos, Dispensário São Vicente de Paulo, no Parque Leopoldina, na Praça CÉU, no Parque Eldorado.

As inscrições devem ser feitas no polo em que a pessoa deseja fazer o curso, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para se inscrever, os interessados devem apresentar o RG, CPF, o número do NIS e comprovante de residência. No caso dos menores de 16 anos, a inscrição deve ser feita acompanhada de um responsável legal.

O subsecretário executivo da SMASC, Fagner Azeredo, destaca a importância da oferta dos cursos para promover a inclusão social e geração de renda, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Os cursos ofertados pelo DPP são de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos usuários da Política de Assistência Social, proporcionando, assim, a integração ao mundo do trabalho”, disse.

Endereços das unidades para inscrições:

Usina de Letras de Tócos: Rua Guilherme Morisson, nº 828, em Tócos
(Manicure, Design de Sobrancelhas, Patch Apliquê, Bordado Livre, Vagonite, Barbeiro e Mídias Digitais)

Dispensário São Vicente de Paulo – Centro Social Madre Teresa: Rua Miranda Pinto, nº 32, Parque Leopoldina.
(Mídias Digitais, Design de Sobrancelhas e Manicure)

Praça CEU das Artes: Rua H, 561-533, no Parque Ceasa.
(Mídias Digitais e Design de Sobrancelhas)

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, firmou parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para desenvolver novas ações de qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho durante o ano de 2026. O acordo foi firmado durante reunião com a equipe técnica do CIEE e o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Carvalho.

“Nós estamos muito animados com essa parceria, abrimos as portas dos nossos equipamentos e programas, como o Social + Perto’, para que a equipe do CIEE possa atuar. Nosso objetivo é criar oportunidade, preparar os jovens das famílias acompanhadas pelos Cras, Creas, entre outros serviços da assistência, para que eles possam garantir seu primeiro emprego, ter a própria autonomia e transformar suas realidades”, destacou Rodrigo Carvalho.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma entidade sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e multicultural que há 60 anos apoia, capacita e prepara jovens em situação de vulnerabilidade para ingressarem no mundo do trabalho. Para a psicóloga da entidade Maria Clara Ribeiro, a parceria com a Secretaria de Assistência Social fortalece e amplia o alcance dessas ações.

“A parceria entre o CIEE e a Secretaria de Assistência do município é de longa data e contribui para a continuidade da oferta dos nossos serviços. Fazer a manutenção dessa relação, através desses espaços de troca e reflexão sobre o trabalho, garante a qualidade da nossa atuação. Iniciamos 2026 empolgados com as possibilidades e certos de que o trabalho conjunto com a Rede Socioassistencial contribui, cada vez mais, para a promoção dos direitos dos assistidos. Acreditamos que reuniões como a de hoje fortalecem os vínculos e firmam os fluxos necessários. Esperamos executar, junto à SMASC, ações integradas que visem a qualificação profissional e a inserção de jovens no mundo do trabalho, compromissos do CIEE”, explicou Maria Clara.

A reunião para firmar as novas parcerias para o ano de 2026 contou com a participação do Coordenador Regional do CIEE, Lucas Pessanha; da assistente social da entidade, Tayna Fagundes; do subsecretário executivo de Assistência Social, Fagner Azeredo; do chefe de gabinete da SMASC, Ruan Barros; além das assistentes sociais Adriana Caetano e Raquel Farias, ligadas a subsecretaria de Gestão do SUAS e ao Departamento de Programas e Projetos, respectivamente.

O prefeito Wladimir Garotinho assinou, nessa segunda-feira (2), um convênio entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Sebrae, para a implementação do Programa de Inclusão Produtiva. A iniciativa inclui capacitação de equipes técnicas das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e, em seguida, o atendimento direto às famílias atendidas.

A assinatura dessa parceria foi realizada na sede da Prefeitura. Além do prefeito, participaram o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, o coordenador regional do Sebrae no Norte Fluminense, Guilherme Reche, as analistas da entidade, Jessica Rangel e Fabiana Ramos, além do subsecretário executivo e o chefe de gabinete da SMASC, Fagner Azeredo e Ruan Barros.

O prefeito Wladimir Garotinho destaca a importância de mais uma parceria do Sebrae com o município, agora para atender famílias em situação de vulnerabilidade social.

“O Sebrae é uma entidade parceira da Prefeitura no desenvolvimento de diversas ações políticas públicas no âmbito da Educação e Qualificação e, agora, na área da inclusão produtiva, em especial para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, que tem sido destaque com muitos compromissos, programas e projetos do governo desde o início da nossa gestão”, disse.

O objetivo do Programa de Inclusão Produtiva é capacitar as equipes dos Cras e Creas em competências técnicas, comportamentais e gerenciais, fazendo com que esses profissionais disseminem a autonomia financeira e a qualificação profissional entre as famílias assistidas. A analista da coordenação de Inclusão Produtiva do Sebrae, Fabiana Ramos, explica que a ideia da ação viabiliza, dentro da política de Assistência Social, o desenvolvimento econômico e renda.

“A gente trabalha com três vertentes, sendo a gestão estratégica do poder público, através da Secretaria de Assistência como principal ponto focal, para serem criadas ações intencionais para inclusão produtiva. Então, a gente vai trabalhar os dados dos equipamentos e as potências do território de maneira estratégica, criando ações priorizadas para o município. A gente também trabalha o desenvolvimento das equipes de Assistência, levando conteúdos comportamentais de liderança e de gestão. Em cima das informações que a gente for coletando no diagnóstico e nas conversas com as coordenações, a gente cria um calendário para os beneficiários do CadÚnico, pensando na capacitação deles para gerar incremento de renda”, explicou.

O secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, reforça a importância da parceria entre a Prefeitura, através da SMASC, com entidades ligadas à economia. Para ele, iniciativas se somam às ações já executadas pelo município que beneficiam famílias inscritas no CadÚnico.

“Desde o início do governo Wladimir Garotinho, a Assistência Social vem executando ações e projetos que promovem a autonomia e possibilidade de geração de renda para as famílias atendidas, com a oferta de cursos livres. Além das ações e projetos executados pelo município, esse novo convênio com o Sebrae é de grande importância, porque aumenta ainda mais a oferta de capacitações e oficinas ligadas ao empreendedorismo e finanças”, disse o secretário.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), planeja reordenar o sistema de provisão de benefício eventual, de vulnerabilidade temporária, de cesta básica. O tema foi discutido com diretorias e coordenações da pasta durante a reunião geral de alinhamento de ações que acontece mensalmente. De acordo com a subsecretária de Gestão do Suas, Aline Giovannini, o reordenamento tem como objetivo alcançar as pessoas que de fato estejam em situação de desproteção social.

“Esse encontro é mensal, ele tem como objetivo principal compartilhar as informações do Suas com as diretorias e as coordenações de todas as unidades da secretaria de assistência para que a gente possa fazer um trabalho alinhado e compartilhado. A subsecretaria de Gestão do Suas sempre inicia a reunião trazendo alguma pauta significativa para a conjuntura do Suas, que pode estar sendo discutida nacionalmente e que a gente precisa estar trabalhando esse aspecto aqui no município. Desta vez, nós destacamos a Resolução Nº 212 de 2025 do CNAS, que já sinaliza alguns aspectos importantes que o município precisa rever na sua legislação referente aos benefícios eventuais. O reordenamento já era um assunto que vinha sendo tratado ao longo do ano de 2025, no sentido de mudar o protocolo e alcançar o número de pessoas que de fato estejam em situação de desproteção social, mas também caracterizar essa provisão como benefício eventual e modificar o fluxo desse processo para a inclusão dos usuários no Cartão Goitacá com perfil de insegurança alimentar”, explicou Aline.

O debate contou com a participação de representantes dos departamentos de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, além das coordenações do Cadastro Único e Bolsa Família, equipe de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz. A partir das orientações apresentadas na reunião, os envolvidos farão novos levantamentos nos territórios para identificar o público prioritário e contribuir para o futuro reordenamento da provisão do benefício eventual de cestas básicas nos Cras e Creas.

A reunião também contou com a participação do Departamento de Programas e Projetos (DPP) e da equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.