Notícias

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio do Departamento de Programas e Projetos, realizou mais uma formatura de Cursos Livres oferecidos na Praça Céu das Artes, no Novo Eldorado. Ao todo, 35 mulheres receberam seus certificados de qualificação profissional nas áreas de mídias digitais, manicure e designer de sobrancelhas. Com os certificados em mãos, as alunas estão prontos para obter renda no mercado de trabalho.

A entrega dos certificados foi feita pela subsecretária adjunta de Assistência Social e Cidadania, Graziele Gonçalves, que celebrou a vitória das mulheres na busca por qualificação. “Eu fico muito feliz de ver tantas mulheres buscando qualificação profissional, tantas mães que estão aqui com seus filhos, que, com certeza, se desafiaram para conseguir estar aqui buscando algo melhor para suas vidas. É dia de parabenizar cada uma delas pela conquista e desejar que elas se encontrem profissionalmente, que fidelizem seus clientes e que mudem suas realidades. A gente acredita nisso porque o primeiro passo já foi dado por elas”.

A Praça Céu das Artes é um equipamento vinculado à SMASC que disponibiliza serviços e cursos livres aos jovens que moram em comunidades e vivem em situação de vulnerabilidade social no Novo Eldorado. O espaço foi inaugurado em junho de 2022, com a expectativa de amenizar as desigualdades e levar empreendedorismo para a população da comunidade. Mais de 500 pessoas já se qualificaram profissionalmente por meio dos cursos oferecidos na Praça.

Claudicea da Silva recebeu o certificado de mídias digitais e aproveitou a oportunidade para agradecer a oportunidade. “Quando eu entrei no curso eu não sabia nada de mexer com digital, tinha dificuldade de usar os aplicativos do meu celular, mas com o ensinamento, com a paciência do professor eu comecei a conhecer mais as coisas do meu celular. Gostei muito mesmo de fazer, hoje é gratificante receber esse certificado”.

A entrega de certificados contou com a presença do subsecretário executivo da SMASC, Fagner Azeredo; da técnica responsável pelo Departamento de Programas e Projetos, Raquel Farias; do coordenador da Praça Céu das Artes, Tiago Barros, além dos instrutores de cada curso.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou, na tarde desta terça-feira (16), a formatura dos alunos dos Cursos Livres na área da beleza. Cerca de 35 pessoas receberam os certificados após dois meses de aulas de barbeiro, manicure e design de sobrancelhas. O evento foi realizado no auditório da SMASC.

“Esses cursos são de extrema importância para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Através deles, muitos que não tiveram a oportunidade de alguma formação conseguem a garantia de geração de renda rápida, podendo ajudar a família, fazer outros cursos e mudar a história da sua vida”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.

Oferecidas pela SMASC, por meio do Departamento de Programas e Projetos (DPP), as aulas foram ministradas Escritório Social (barbeiro), equipamento da pasta que atende egressos do sistema prisional, e no Dispensário São Vicente de Paula (manicure e design de sobrancelha), instituição que realiza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e parceria do DPP. Durante dois meses, além das aulas, eles participaram de palestras ofertadas pelo Sebrae, como “Fluxos de caixa” e “Finanças pessoais”.

O subsecretário executivo da SMASC, Fagner Azeredo, destacou o empenho dos alunos durante as aulas. “Esse é um momento de celebrar a educação através da oportunidade. Durante todo o curso, cada aluno acreditou em seu próprio potencial. Quero agradecer ao secretário e toda a equipe por toda a dedicação durante esse processo de aulas. Aos alunos, reforço meu desejo de sucesso. Que eles possam colocar em prática tudo que aprenderam durante o curso, fazendo com que vire oportunidade e independência financeira”, destacou o subsecretário.

O coordenador do Escritório Social, Paulo Ricardo Soares, falou da importância do curso de barbeiro para os assistidos do equipamento, que podem construir uma nova vida após a saída da prisão.

“Nós trabalhamos lá com egressos do sistema prisional que, no passado, tiveram problemas com a lei, mas agora estão buscando uma forma de reconstrução do próprio futuro. Os cursos representam uma segunda chance. Agradeço ao nosso secretário Rodrigo Carvalho por essa sensibilidade no olhar”, falou o coordenador.

“Eu gostaria de parabenizá-los por frequentarem as aulas, pelas presenças, pelo empenho e por não desistirem. Parabéns por aproveitarem essa oportunidade. Daqui para frente muitas portas estarão abertas”, disse a coordenadora pedagógica do Dispensário São Vicente de Paula, Laura Freitas, durante o evento.

Os cursos são gratuitos e voltados para jovens e adultos, com o objetivo de geração de renda rápida. Para esta temporada, 220 pessoas se inscreveram para se qualificar em diversas modalidades. As vagas são voltadas para o público da rede socioassistencial do município, pessoas em vulnerabilidade social, de preferências as que são referenciadas em CRAS, CREAS ou que são atendidas por outros equipamentos da rede de assistência como acolhimentos, Centro Pop, Restaurante do Povo.

O município de Campos apresentou suas boas práticas na execução do Programa Criança Feliz, durante o Encontro Estadual de Municípios Executores da Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, no município de Areal, entre os dias 15 e 16 de dezembro. A apresentação foi conduzida pela coordenadora do PI Suas/Criança Feliz em Campos, Luciana Ribeiro.

Executado no município desde 2023, o Criança Feliz é um programa federal voltado para atender à primeira infância, contemplando gestantes, crianças de 0 a 3 anos e de até 6 anos para pessoas com deficiência. Por meio de visitas domiciliares, os visitadores do programa acompanham e estimulam o desenvolvimento infantil por meio do brincar e da interação familiar. Para o próximo ano, o Criança Feliz passará a ser um serviço socioassistencial de caráter permanente da Proteção Social Básica ofertado nos Cras.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou o tradicional almoço de Natal do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A confraternização contou com decoração especial, música ao vivo e varal solidário. O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, junto da subsecretária adjunta, Graziele Gonçalves, participaram da comemoração.

“Todos os anos realizamos esse momento de confraternização com as pessoas que frequentam o Centro Pop, que estão em situação de rua, para que elas também possam celebrar o Natal. É mais uma forma de acolher, de cuidar de pessoas, como o prefeito Wladimir Garotinho sempre fala”, destacou o secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho.

Na ocasião, os assistidos também participaram de uma cantata de Natal. Foram apresentadas duas canções, ensaiadas durante as oficinas pedagógicas que são desenvolvidas no equipamento. A diretora de Proteção Social Especial, Shana Ribeiro, também participou da confraternização.

O Centro Pop oferece atendimento especializado às pessoas que vivem em situação de rua. Por meio da unidade física e das abordagens sociais, realizadas diariamente em diversos pontos do município, são oferecidos serviços à população em situação de rua da cidade, como abrigos, regularização de documentos, encaminhamento para serviços de saúde e vagas de emprego. O equipamento fica localizado na na Rua Ipiranga, nº 116, no Centro e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.