Notícias

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Batista, dispositivo vinculado à Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, sediou nesta quarta-feira (29) um evento especial em alusão à campanha Outubro Rosa, conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Nessa manhã, as assistidas do Ceam contaram com várias atividades, como corte de cabelo, design de sobrancelha, esmaltação, massagem, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

A subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, destacou a importância da ação para a saúde e autoestima da mulher. “Todos os anos o Ceam promove uma ação no Outubro Rosa, que é o mês de alusão à importância da prevenção do câncer, principalmente o de mama. E desta vez, a gente quis fazer uma programação diferente, já que essa parte de divulgação com palestras é bem extensa e a gente tem uma Saúde que funciona em Campos. Mas a gente quis trazer uma manhã de beleza, uma manhã de autocuidado para essas mulheres que tanto merecem”, comentou.

Uma das assistidas que aproveitou a programação especial foi Rosemary, que é acompanhada pelo Ceam há quase três anos. “Estou achando tudo maravilhoso. E o acompanhamento do Ceam faz muito bem para mim. Eu passei por umas fases bastante difíceis e agora, graças a Deus, eu estou me recuperando. E ter esse acompanhamento para minha autoestima está sendo muito bom”, disse.

A ação desta quarta contou com parcerias voluntárias, como a do projeto Amigas Guerreiras, um grupo de apoio a mulheres com câncer. As integrantes do projeto arrecadaram doações de lenços e de cabelo para confecção de perucas. O evento também contou com parceria do Cebrac.

Patrícia, outra assistida do Ceam, aproveitou a manhã com a filha. “Está sendo muito boa esta manhã diferente. Minha filha está adorando também. E é bom também essa preocupação de cuidar da saúde e da autoestima”, disse.

Nesta terça-feira (28), Dia do Servidor Público, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou um café da manhã especial para os servidores que atuam em diferentes setores da pasta. O evento aconteceu na sede da SMASC e teve a participação do secretário Rodrigo Carvalho e do secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino.

Para o secretário Rodrigo Carvalho, o café da manhã para os servidores da Assistência Social foi realizado também como um agradecimento pelo trabalho realizado pelas equipes no atendimento à população assistida.

“Estamos comemorando esse dia especial para os nossos servidores públicos que são de extrema importância para o dia a dia da nossa Secretaria, mas também para o trabalho que é realizado na ponta, ou seja, para quem precisa dos nossos serviços, atendimentos e benefícios. São trabalhadores que se dedicam muito em seus setores para que o foco da assistência, que é a população que vive em situação de vulnerabilidade, seja atendida da melhor forma possível”, disse o secretário.

O secretário da Casa Civil também parabenizou os servidores. “Gostaria de parabenizar a todos vocês pelo trabalho realizado em prol da população que mais precisa. Seja aqui na sede, em outros órgãos ou nas ações que são realizadas ao longo do ano, o trabalho da Assistência Social é muito importante”, disse Suledil Bernardino.

O café da manhã também contou com a participação da subsecretária Adjunta de Assistência Social, Grazielle Gonçalves; o subsecretário Executivo da pasta, Fagner Azeredo; e a subsecretária da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aline Giovannini.

A servidora Adriana Caetano, assistente social que atua na área há cerca de 15 anos, falou da importância de comemorar o Dia do Servidor Público. “Nós somos os responsáveis por aquilo que chega até a população, seja na Saúde, na Assistência Social, na Educação ou em todas as outras formas de ofertas de serviços. O servidor, independente do vínculo, é aquele que está a serviço das pessoas todos os dias. Então é de grande importância a gente celebrar esse dia, que é nosso, mas também é da população”, disse a servidora.

Acolhidos da Residência Inclusiva II, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, participaram, nesta segunda-feira (27), de uma festa comemorativa pelo Mês das Crianças e também pelos aniversariantes de outubro. O evento, que foi realizado na sede do equipamento, contou com a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira e da subsecretária Grazielle Gonçalves. Além da festa, assistidos e funcionários.

“O sorriso, o abraço e cada gesto de carinho são a resposta mais linda da importância de criar espaços onde o cuidado e a inclusão caminham juntos. Ver a dedicação da equipe e o brilho nos olhos dos residentes é a prova de que, quando há amor envolvido, tudo se transforma”, disse Tassiana.

Na ocasião, assistidos, funcionários e convidados para o evento receberam informações relacionadas ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

A Residência Inclusiva II acolhe pessoas de idades entre 18 e 59 anos, com necessidades especiais, autistas, autistas severos e aqueles com transtorno mental que foram abandonados e não têm vínculo familiar.

De acordo com a coordenadora do equipamento, Viviane Rodrigues, a comemoração pelo Mês das Crianças e pelos aniversariantes do mês, assim como outras festas temáticas, são realizadas para promover um momento de diversão entre os assistidos e os funcionários.

“Momentos assim melhoram a autoestima dos nossos assistidos e dos funcionários, porque é uma forma de interação entre eles e os convidados. Além das atividades diárias, momentos de confraternização são de extrema importância”, disse a coordenadora.

A Residência Inclusiva II oferta apoio operacional e profissional, como serviços de higiene e cuidadores, alimentação balanceada e suporte de terapeutas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

 

A Subsecretaria de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou nesta sexta-feira (24) o “Baile Preto & Branco”, festa que marca o encerramento das atividades pelo mês do idoso. O evento contou com apresentações de dança, música com a Banda Guarda Civil Municipal e Amarinho dos Teclados, além do tradicional desfile para eleger “O Belo & A Bela da Melhor Idade”. A primeira dama de Campos, Tassiana Oliveira, prestigiou o evento.

“Maravilhoso participar desse momento, eu venho para cá e digo que a gente ganha energia, porque eles são muito alegres, muito divertidos, sabem aproveitar a vida e é exatamente isso que a secretaria e o prefeito Wladimir Garotinho têm: a preocupação de proporcionar mais qualidade de vida para eles, com melhores atendimentos, seus direitos garantidos, com diversão também, porque não é só o corpo saudável, mas a mente, o psicológico e o emocional, principalmente, que fazem toda a diferença na vida deles”, destacou a primeira-dama Tassiana Oliveira.

Segundo a subsecretária de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares, a festa do mês do idoso é um momento muito aguardado pelos usuários do Clube da Terceira Idade. “Esse evento é feito para eles se divertirem, curtirem cada momento. Estamos aqui, juntos, lutando, trabalho em prol dos nossos idosos, e eu só tenho a agradecer a todos os grupos de idosos que aceitaram nosso convite para estar aqui hoje, à equipe da Terceira Idade pela dedicação ao evento, por trabalhar com tanto amor, e também ao prefeito Wladimir Garotinho, ao secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, à subsecretária Graziele Gonçalves, por contribuir para a realização desse baile”.

Além dos idosos que frequentam o Clube da Terceira Idade do Parque Tamandaré, o evento também recebeu os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de diversas partes do município. Lucrete Maciel, da unidade do SCFV de Goitacazes, amou o baile. “Foi ótimo! Eu estava precisando de um momento desse para me divertir, dançar, conhecer novas colegas. Foi muito divertido e estão todos de parabéns”, disse Lucrete.

Neste ano, o concurso “O Bela & A Bela da Melhor Idade” elegeu Charles D’Almada e Jussara Souza, ambos frequentadores do Clube da Terceira Idade. Entre os quesitos estavam simpatia, desenvoltura na passarela e o look preto e branco.

 

 

O município de Campos sediou nesta semana uma capacitação estadual do Sistema de Condicionalidades (Sincon) do Cadastro Único. O encontro, que reuniu cerca de 24 pessoas das cidades das regiões Norte e Noroeste Fluminense, teve como objetivo treinar os profissionais que atuam no CadÚnico e no programa Bolsa Família para aprimorar os conhecimentos sobre o Sincon, garantindo o acompanhamento correto das famílias beneficiárias nas áreas da Saúde e Educação.

A diretora de Transferência de Renda e Combate à Fome, Kamila Oliveira, que é instrutora do CadÚnico no município e conduziu a capacitação, falou da importância do encontro entre os profissionais que atuam no Bolsa Família. Ela explica que Sincon é uma plataforma.

“Essa capacitação foi de extrema importância para os profissionais que atuam com o Bolsa Família, porque eles poderão atender as famílias que descumpriram algumas medidas e, por alguma razão, seja na Saúde ou na Educação, tiveram o seu benefício bloqueado ou suspenso. O Sincon é uma plataforma que protege a família, então, a gente precisa de profissionais que passem por essa capacitação para que eles façam contato com a rede e, principalmente, protejam essas famílias que de alguma forma já tiveram os direitos violados. Ainda que a capacitação tenha atingido alguns representantes de cada cidade, aqueles que participaram vão poder replicar com seus pares no seu município”, explicou.