Notícias

O município de Campos marcou presença no evento “FNAS pelo Brasil”, realizado no Rio de nesta sexta-feira (6). Promovido pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), o encontro acontece entre representantes de diversos municípios e estados para discutir o fortalecimento da política pública de Assistência Social.

Representando Campos, participaram o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, a diretora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aline Giovaninni, e as integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Williana Mello e Luana Braga.

“Estamos trocando experiências, debatendo desafios e aprendendo sobre temas como uso dos recursos do SUAS, emendas parlamentares e boas práticas reconhecidas pelo Selo FNAS. Participar mais uma vez do FNAS é mostrar que Campos tem força, compromisso e protagonismo na construção de uma política pública de Assistência Social mais eficiente, humana e transformadora”, disse o secretário.

O “FNAS pelo Brasil” é uma iniciativa promovida pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), através do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), com o objetivo de realizar encontros de formação e apoio técnico a diversos estados e municípios do país. O evento visa capacitar as equipes socioassistenciais para uma gestão mais eficiente dos recursos do SUAS.

Idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, visitaram nesta quinta-feira (5) a 12ª Bienal do Livro, que acontece no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP). O passeio cultural promoveu a integração de várias unidades, que puderam acompanhar toda a programação do período da tarde no evento.

Na ocasião, visitaram a Bienal os idosos da unidade do SCFV do Parque Guarus, Custodópolis, Ururaí, Jóquei, Matadouro, Jardim Carioca e Goitacazes. Segundo a pedagoga do SCFV, Kíssila Tavares, a convivência promovida nos passeios culturais é fundamental para combater a solidão e o isolamento, que muitas vezes afetam os idosos.

“No passeio à Bienal, foi possível estimular a cultura, promover a interação social e exercitar a cognição, além de proporcionar lazer e diversão. Essas experiências enriquecem a vida dos idosos e contribuem para a formação de vínculos, mas também são essenciais para o bem-estar emocional e social deles”, destacou Kíssila.

O SCFV é uma ferramenta do Sistema Único de Assistência Social que oferta diversas oficinas e atividades com base na defesa e afirmação de direitos, capacidades e potencialidades dos seus usuários, atendendo crianças, adolescentes e idosos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, por meio do Departamento de Programas e Projetos, realizou a formatura de 26 alunos dos cursos livres de manicure, barbeiro, designer de sobrancelha e confecção de salgados, oferecidos pelo projeto Fábrica de Esperança em parceria com o Dispensário São Vicente de Paulo. A entrega dos certificados aconteceu no auditório da SMDHS, com a presença do secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, diretores da secretaria e representante do Dispensário.

Os cursos livres, com carga horária de 30 horas, são voltados para jovens e adultos, com o objetivo de geração de renda rápida. As aulas acontecem no espaço do Dispensário São Vicente de Paulo, com os instrutores da Prefeitura.

“Eu acredito que dar autonomia seja muito melhor do que um benefício social. Formar pessoas para que elas desenvolvam seus próprios negócios, ofereçam seus serviços é motivo de muita alegria, porque o conhecimento é algo que ninguém tira da gente. A conclusão de um curso pode parecer uma conquista pequena, mas é um pontapé gigante na busca de novos horizontes”, disse o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, durante a cerimônia de entrega dos certificados.

Representando a assistente social Laura Freitas, do Dispensário São Vicente de Paulo, que está em licença maternidade, a coordenadora e professora Amélia Miranda agradeceu a parceria com a Prefeitura. “Em nome do Dispensário, eu agradeço a todos os instrutores e instrutoras que vieram partilhar os seus conhecimentos conosco, agradeço à Prefeitura por essa parceria com a secretaria de assistência, porque uma das preocupações do dispensário é promover a dignidade, e quando a gente promove a capacitação técnica, profissional, nós estamos ajudando a promover a dignidade na sociedade”.

Ivone Cremonez conclui o curso de designer de sobrancelhas e já está na expectativa de fazer outros cursos. “Era algo que eu queria muito fazer e aí eu fiquei sabendo dessa oportunidade que estava tendo aqui. Fiz minha inscrição, frequentei as aulas, era uma coisa que eu gosto e não quero parar por aí, os próximos cursos que abrir eu quero fazer. Sou manicure e agora, designer de sobrancelhas”.

Também estiveram presentes na formatura o diretor do Departamento de Programas e Projetos da SMDHS, Marcelo Arêas, e a diretora de Proteção Social Básica, Paloma Campos.

Em breve, serão abertas novas turmas de cursos no Dispensário São Vicente de Paulo. Informações sobre inscrições podem ser solicitadas através do WhastApp do Departamento de Programas e Projetos, no número (22) 98175-1349.

O programa “Social + Perto”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, atendeu nesta terça-feira (3) os moradores da localidade de Venda Nova. A 59ª edição aconteceu na Escola Municipal João Goulart, com serviços de atualização do Cadastro Único, CRAS e CREAS, atendimento médico, vacinação e cuidados de beleza, como corte de cabelo, designer de sobrancelhas e esmaltação de unhas.

A primeira-dama Tassiana Oliveira e o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, estiveram presentes na ação para acompanhar os atendimentos. O Secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, também prestigiou o “Social + Perto”.

Para a moradora de Venda Nova, Silvana Maciel, o programa é sempre esperado pelos moradores. “Facilita muito pra gente que mora mais longe ter esses atendimentos aqui. Hoje eu vim resolver meu cadastro único, para minha filha conseguir o Pé de Meia, e fui muito bem atendida por todos”.

O Social + Perto já realizou mais de 22 mil atendidos desde quando foi lançado, em 2022. Em julho, o programa completa 3 anos e, segundo o secretário de Desenvolvimento Humano, Rodrigo Carvalho, a data será comemorada com uma edição especial. “Vamos chegar à marca de 60 edições, fazendo 3 anos que o programa está rodando em todo o município. Assim como nos anos anteriores, estamos planejando realizar um Social + Perto especial no centro da cidade, para todos que precisam de atendimento terem acesso”.

O “Social + Perto” conta com o apoio e parceria das secretarias de Saúde, Serviços Públicos e de Educação, Ciência e Tecnologia.

A Prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária, pasta ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, marcou presença no XV Congresso do Mercosul de Direito das Família e Sucessões, que aconteceu nos dias 29 e 30 de maio, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A subsecretária de Justiça, Danielle Campos, e a gerente jurídica, Ana Clara Figueiredo, estiveram presentes e acompanharam a programação, que contou com palestras, mesas redondas e conferências com mais de 30 nomes de referência nacional.

“A participação dos servidores em um Congresso como esse é extremamente importante para capacitação e atualização, visando servir cada vez melhor à população que precisa do acesso à Justiça. O prefeito Wladimir Garotinho investe na capacitação dos servidores, para que a população tenha um serviço público de excelência”, destacou a subsecretária de Justiça e Assistência Judiciária, Danielle Campos.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção Rio Grande do Sul (IBDFAM-RS), o Congresso do Mercosul de Direito das Família e Sucessões é reconhecido como o maior evento jurídico da área no Brasil, reunindo mais de mil participantes entre profissionais do Direito, Psicologia, Serviço Social e Psiquiatria, além de estudantes de todo o país.