Criança Feliz completa um ano com quase 40 mil visitas domiciliares realizadas

Com quase 40 mil visitas realizadas, o Criança Feliz completou um ano de atividades nesta quinta-feira (18). Criado pelo Governo Federal e implantado em Campos em abril de 2023, o serviço faz o acompanhamento do desenvolvimento integral da primeira infância: crianças de zero a seis anos. Uma reunião foi realizada na manhã de ontem, na sede da Prefeitura, para celebrar o primeiro ano do Criança Feliz.

Na ocasião, a psicóloga Priscila Paes ministrou a palestra com o tema “A importância do brincar para o desenvolvimento infantil”. O evento foi acompanhado por visitadores e supervisores, além da coordenadora municipal do Criança Feliz, Luciana Ribeiro; a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini; a subsecretária Paloma Campos; e gestoras de outros equipamentos ligados à SMDHS.

O Criança Feliz acontece por meio de visitas domiciliares, estando presente em todas as regiões do município, abrangendo a área de cobertura dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em um ano de implementação, o programa está com a adesão de 2.113 famílias. Até o momento, já foram realizadas 37.908 mil visitas domiciliares. Do total de famílias acompanhadas, 237 mulheres ainda são gestantes, que estão recebendo orientações dos visitadores.

“Eu sou uma apaixonada pelo Criança Feliz, porque eu acredito demais na primeira infância, que é por onde tudo começa na nossa vida. Nós atendemos famílias em situação de vulnerabilidade social, por isso a importância desse serviço. É muito desafiador porque vivemos em uma cidade enorme e com vários territórios, mas é satisfatório chegar nesse patamar. Em parceria com os CRAS, já que as famílias fazem parte do mesmo público, os nossos visitadores chegam a vários lugares e acompanham de perto essas crianças e seus pais”, disse a coordenadora Luciana Ribeiro.

Iniciado como um programa, o Criança Feliz passou por um reordenamento e foi incorporado à Proteção Básica, se tornando um serviço contínuo. Com a mudança, uma nova nomenclatura foi adotada: Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social.

“Especialmente na primeira infância, o Criança Feliz está alcançando um diferencial muito importante aqui, no município. Os visitadores estão alcançando famílias que muitas vezes não estão inseridas em nossos serviços. Isso significa que nós estamos, através desta interface, desse diálogo, da oferta desse serviço no domicílio do usuário, propiciando que nosso público alcance seus direitos através do acesso aos benefícios, através dos outros serviços e fortalecendo, principalmente, esse vínculo entre a família e a criança”, explicou a secretária Aline Giovannini.

Ao todo, cerca de 100 profissionais atuam no Criança Feliz, entre visitadores e supervisores. Eles foram selecionados por meio de processo seletivo, que contou com mais de 7 mil inscritos. Natiana Ferreira da Silva, que é visitadora do Parque Guarus, diz que algumas famílias já veem na prática o desenvolvimento das crianças.

“Está sendo uma experiência única para mim, porque a gente está dentro da casa da pessoa toda semana, entrando ali no íntimo da família, levando atividades e brincadeiras. Tem crianças que realmente têm um desenvolvimento maravilhoso. Até aconteceu de uma mãe me falar que o uso de tela está bem menor na casa dela devido às atividades lúdicas que a gente está levando”, disse a visitadora.

Maiara Mariano, moradora do Jardim Carioca, fala da importância do Criança Feliz para a filha. “Minha filha está aprendendo tudo. Ela já sabe as cores, já sabe montar e pintar. Ela está indo muito bem nas atividades. O Criança Feliz é nota 10”, disse a mãe da pequena Maria Júlia, de dois anos.