CEAM completa um ano de apoio às mulheres e crianças vítimas de violência

Nesta quinta-feira (22), o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) comemorou um ano de fundação. A data foi marcada por um encontro realizado na sede do CEAM, e que contou com a presença de autoridades municipais, além da participação de policiais do Programa Patrulha Maria da Penha.

A subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, que também é a responsável pelo CEAM, comemorou o sucesso do equipamento. “Sempre foi um desejo de todos os campistas, contar com um equipamento como esse em nossa cidade. Além disso, era o último equipamento que faltava para as nossas mulheres. Nesse um ano de CEAM, nós já realizamos 723 atendimentos. É importante também exaltar a parceria que existe com o Patrulha Maria da Penha do 8º BPM e com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). As vítimas atendidas lá, significam 56% dos atendimentos realizados por nós. Isso mostra que trabalhando juntos, vamos cada vez mais dar suporte às mulheres e crianças vítimas de violência”, afirmou Josiane.

A cerimônia foi marcada por uma palestra da psicóloga Millena Alves Neves Pessanha, que falou sobre o “Setembro Amarelo – A vida é a melhor escolha”. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, o presidente da Fundação Municipal de Infância e Juventude (FMIJ), Fabiano de Paula, a subsecretária de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, e a subsecretária de Limpeza Pública, Simone Oliveira.

CEAM – O CEAM oferece atendimento psicossocial às mulheres que sofreram violência, incluindo psicoterapia, em local adequado para acolhimento, com equipe capacitada e sensibilizada sobre a questão da violência de gênero. Possui espaços elaborados para terapia individual, terapia em grupo, triagem psicossocial, oficinas de trabalho, palestras e reuniões. Conta também com uma brinquedoteca para as atividades de acolhimento para as crianças que acompanham as mães durante os atendimentos.

Em agosto deste ano, o prefeito Wladimir Garotinho sancionou a Lei 9.199, que institui o Sinal Vermelho, sendo mais um mecanismo de combate e prevenção à violência doméstica e familiar, a Lei 9200 que confere o Selo Empresa Amiga da Mulher, às empresas que contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher, e ainda a Lei 9201, que institui o dia 25 de novembro como “Dia Laranja”, dedicado ao enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.