Dia da Consciência Negra é celebrado com eventos públicos na Praça São Salvador

A Praça São Salvador se tornou um palco a céu aberto nesta sexta-feira (18) para celebrar a ancestralidade, as conquistas e luta do povo negro por direitos. Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo domingo, 20 de Novembro, a Subsecretaria Municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, realizou as ações “Movimento Viva Zumbi” e o “Desfile Black Fashion Day”.

Os eventos fazem parte da programação do Novembro Negro, mês em que a SIRDH promove um conjunto de reflexões e comemorações para resgatar a história do Quilombo de Palmares e celebrar o legado do grande líder Zumbi dos Palmares.

Para Joelma Machado, de 51 anos, moradora do Parque São José, o evento foi maravilhoso. “Eu achei tudo lindo, vim com o meu filho e é muito importante ter essas ações, os serviços, essa valorização da cultura negra.”

“O evento em Praça Pública serve para resgatar a nossa cultura, as raízes brasileiras e africanas. É para mostrar para a sociedade que estamos abertos ao mundo, que nossa cultura vive. É preciso ser visto para ser lembrando, por isso a importância dessa ação”, frisou o pai de santo, Robertinho de Oxóssi.

O subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho, destacou a importância da ação. “Eventos como esse são importantes para valorizar e dignificar a pauta racial no município, e revisitar a valorização da comunidade negra como protagonista em uma história de resistência e superação. O prefeito Wladimir Garotinho é sensível à pauta dos grupos minorizados socialmente e fortalece a política de emancipação da comunidade negra campista.”

Durante o evento o público presente contou com diversos serviços municipais disponíveis, como aferição de pressão arterial e glicemia; saúde da população negra; vacinação e saúde da mulher. Também foram realizadas apresentações musicais; roda de capoeira; apresentações de danças, como balé afro, samba, ritmos, passinho, charm e Hip Hop, além das resistências culturais do maculelê, jongo e quadrilha. Bandas de fanfarra e apresentações teatrais, com o Grupo Gotta, também animaram o público.

A programação foi encerrada com os shows musicais do cantor e compositor João Damásio e do Grupo Dibobeira.