“Um retalho de nossa história” apresentado no Trianon com atendidos do SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, apresentou na noite desta quinta-feira (17), no Teatro Trianon, o espetáculo “Um Retalho de Nossa História”. Com teatro lotado de familiares e população em geral, por meio da dança, do teatro e da música, mais de 200 atendidos do programa, entre crianças, adolescentes e idosos, encantaram o público com uma apresentação que resgatou a cultura do município em diversos aspectos.

O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, e do secretário Rodrigo Carvalho, também prestigiaram o evento. “Eu parabenizo todos os envolvidos neste projeto. Estou muito feliz de estar aqui e é isso que dá sentido ao nosso trabalho, ver o resultado do que é feito no dia a dia, além de democratizar esse espaço. O maior teatro do interior do Rio de Janeiro é do povo”, disse o prefeito Wladimir Garotinho.

Para a coordenadora do programa, Darcileni Lima, o município é para ser vivido, é para ser homenageado a todo momento. “O que nós apresentamos hoje é um trabalho cuidadoso, feito com muito carinho e esforço para a nossa população. Esse espetáculo era para ser apresentado durante a pandemia e nós só conseguimos mostrar ele agora. Eu agradeço a presença de todos, principalmente, dos familiares dos assistidos. Esse espetáculo foi pensado para eles”, explicou.

No palco, os atendidos do SCFV dos CRAS Travessão, Goitacazes, Chatuba, Parque Guarus, Jóquei, Penha, Jardim Carioca, Codin, Esplanada e Custodópolis, puderam mostrar para o público o trabalho desenvolvido em cada unidade do programa.

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas, a subchefe do Gabinete do Prefeito, Carolina Jacomelli, e subsecretário de Desenvolvimento Humano e Social, Henrique Oliveira e o professor Hélio Coelho, também prestigiaram o evento.

Em Campos, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos conta com 950 assistidos, entre crianças, adolescentes e idosos, nos territórios do Centro de Referência de Assistência Social e parceria com a comunidade. O programa é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.