Moradores da região norte do município são atendidos pelo Social +Perto

A população que mora na região norte do município de Campos foi atendida nesta terça-feira (19) pelo programa Social + Perto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. A 44ª edição do programa aconteceu no distrito de Santo Eduardo, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. Um dos serviços mais procurados foi o de atualização do Cadastro Único.

Como nas edições anteriores, os atendimentos foram acompanhados pela primeira-dama Tassiana Oliveira; o secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; e o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino.

Essa foi a segunda vez que o programa aconteceu no distrito de Santo Eduardo, que em junho de 2023 recebeu a 28ª edição do Social + Perto. Entre os serviços disponíveis para atendimento estavam atualização e inclusão no CadÚnico, atendimentos dos CRAS e CREAS, assistência jurídica, atendimento médico de clínico geral, vacinação, corte de cabelo, entre outros serviços.

Para a moradora de Santo Eduardo, Isabella Ferreira, mãe dos bebês Gael e Gustavo, o programa ajuda muito a população do distrito.

“É muito bom ter esses atendimentos aqui, porque, para mim, que não tenho carro, fica distante ir até Morro do Coco para ser atendida no CRAS. Hoje aproveitei também para vacinar os meus filhos”, disse a jovem.

O Social + Perto tem o objetivo de levar serviços e informações para pessoas que vivem em bairros, distritos e localidades distantes, como é o caso de Santo Eduardo, que fica a 110 km de distância do Centro. Segundo o secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, o programa tem ajudado a desafogar a demanda de atendimento nos CRAS.

“Hoje, em Santo Eduardo, tivemos muitas demandas por atendimento para atualização do Cadastro Único, um movimento que vem acontecendo em todo o país devido a Ação de Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), para corrigir e atualizar os dados do Cadastro Único. Esse acesso mais facilitado a esse serviço tem ajudado muito a população, assim como os mutirões que estamos realizando durante esse mês para atender os usuários que precisam atualizar seus dados”, explicou Rodrigo.

O Social + Perto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e de Educação, além das subsecretarias de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa e de Justiça e Assistência Judiciária.