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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social divulgou nesta sexta-feira (26), por meio da sua página no Instagram (@social.camporj), o link para agendamento de atendimento na semana que vem para atualização do Cadastro Único das famílias que são referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social  (CRAS) do Jóquei, Codin, Ururaí e Chatuba e Goitacazes. A atualização do CadÚnico é para as famílias que sofreram qualquer mudança, como; renda, composição familiar, escola, telefone, endereço, entre outros. Acesse o link AQUI.

Ao acessar o link, o titular deve escolher para qual dos quatro CRAS ele deseja o atendimento. O agendamento só pode ser feito para um dia da semana. Selecionando mais de um dia, o agendamento será automaticamente excluído.

Para o procedimento de agendamento o titular deverá preencher todos os campos obrigatórios no formulário de forma precisa e completa. Caso o número de NIS esteja incorreto ou seja fictício, o cadastro poderá ser invalidado. No dia marcado, deverão ser apresentados o comprovante de agendamento e documentos de todos os moradores da residência: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração escolar no caso de componentes familiares que são menores de idade. O atendimento segue na Gestão do CadÚnico, na Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa), 565, no Centro.

A centralização da atualização do CadÚnico das famílias referenciadas nos CRAS de Ururaí, Jóquei, Codin e Chatuba acontece, de forma temporária, desde quarta-feira. O objetivo da SMDHS é ampliar o atendimento.

A atualização faz parte da Ação de Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e serve para atualizar dados sobre as famílias inseridas no Cadastro Único, evitando a exclusão em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou na tarde dessa quinta-feira (25) a entrega de mil cestas verdes para famílias em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Matadouro, Jardim Carioca, Parque Guarus e Esplanada. A ação faz parte da adesão do município ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), feito por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

As cestas verdes são compostas por produtos alimentícios da agricultura familiar, como aipim, alface, cebolinha, chuchu, goiaba, banana, maracujá, abacaxi, entre outros legumes, verduras e frutas. Os alimentos são comprados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, para serem distribuídos para as famílias assistidas pelos CRAS, com o objetivo de garantir a segurança alimentar dessa população.

Para Janete Lima, os alimentos vão fazer a diferença nas refeições da família. “Lá em casa somos quatro pessoas, então, receber essa cesta vai me ajudar muito. Vem bastante coisa, tudo fresquinho, eu adorei”.

Em cada CRAS foram entregues 250 cestas. Para receber os alimentos as famílias passam por uma triagem e são convocadas pelas equipes técnicas para fazer a retirada das cestas. A ação acontece quinzenalmente.

Pelo segundo dia consecutivo, a Gestão do Cadastro Único, no Centro, realizou o atendimento temporário para a atualização do CadÚnico de famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí. Nesta quinta-feira (25), cerca de 160 pessoas procuraram a unidade e foram atendidas por ordem de chegada. Na sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social abrirá, através da internet, o agendamento para o atendimento da semana que vem.

A coordenadora do CadÚnico, Kamila Oliveira, explica que o agendamento será através de um link disponibilizado no Instagram da SMDHS, o @social.camposrj. Cada CRAS (Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí) terá um link para a marcação do atendimento das famílias que precisam atualizar o cadastro.

“Se você pertence a algum desses CRAS e precisa atualizar, de fato, o atendimento  é aqui. Nesta sexta-feira, o link exclusivo para cada CRAS, para o agendamento da semana que vem, será aberto para que a gente possa atender todos da melhor forma possível. Hoje, inclusive, a gente já conseguiu absorver todas as demandas antes de oito horas. Todo mundo já estava sentado e aguardando o atendimento, inclusive com o excedente, com sobra de vagas. É importante ressaltar que amanhã estaremos em função da disponibilização do link. Então, a Gestão estará disponível para outros atendimentos aqui, que não é aquele aberto ao público”, explicou.

A coordenadora ainda ressalta que o atendimento para atualização do CadÚnico foi centralizado na Gestão para diminuir o tempo de espera das famílias que necessitam atualizar os dados.

“Ontem tivemos um dia atípico, de muita procura aqui na Gestão, justamente porque algumas pessoas estavam desinformadas e nos procuraram. Os 14 CRAS atendem famílias com outras demandas, não só para a atualização do CadÚnico. Por isso o tempo de espera acaba sendo maior. Sendo assim, centralizamos o atendimento aqui para quem precisa fazer a atualização especificamente de quatro unidades. É importante dizer que as famílias que pretendem iniciar o CadÚnico devem procurar o seu CRAS de origem”, ressaltou.

Tuiany da Conceição, referenciada no CRAS da Codin, foi atendida de forma rápida e conseguiu atualizar o seu cadastro. “Hoje eu vim e que consegui ser atendida bem rápido. Eu sou usuária do Bolsa Família e precisava atualizar a transferência de escola da minha filha, porque não constava no meu CadÚnico. Que bom que eu consegui resolver antes de dar algum problema”, disse.

Vera Lúcia Ribeiro, de Dores de Macabu, é atendida pelo CRAS de Ururaí. Ela precisava informar a transferência de escola do neto, que mora com ela. Ela, que mantém uma casa com 10 pessoas, é beneficiária do Bolsa Família.

“O meu Bolsa Família não foi suspenso, mas eu precisava resolver a pendência da escola do meu neto. Eu não estou trabalhando e meus filhos e netos moram comigo. O atendimento foi rápido e estou muito satisfeita que a minha situação foi resolvida”, contou.

A atualização faz parte da Ação de Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e serve para atualizar dados sobre as famílias inseridas no Cadastro Único, evitando a exclusão em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

 

De forma provisória, o atendimento para atualização do Cadastro Único de famílias referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí foi iniciado nesta quarta-feira (24), na unidade de Gestão do CadÚnico, que fica no Centro. A medida foi adotada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social para ampliar e melhorar o serviço oferecido às famílias que precisam informar novos dados sobre o CadÚnico. Para as famílias que necessitam do primeiro atendimento nos 14 CRAS do município, a orientação é para que elas procurem a unidade de origem, para a acolhida e sequência das próximas etapas.

O atendimento, que por enquanto seguirá na Gestão do CadÚnico, acontece por ordem de chegada, com a unidade abrindo às 8h e fechando às 17h. Para a próxima semana, um agendamento será aberto na sexta-feira (26). Um link para que a marcação seja feita pela internet será disponibilizado através do Instagram da SMDHS, que é o @social.camposrj. Em função da transição de abertura de agenda, a unidade não atenderá na sexta-feira. A Gestão do Cadastro Único de Campos fica na Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa), 565, no Centro.

“O atendimento é provisório, não vai ser para sempre na Gestão. Essas famílias, conforme determinação do Governo Federal, precisam atualizar o Cadastro Único para que elas não tenham seus benefícios, como o Bolsa Família, suspensos por alguma inconsistência de informações. A partir da semana que vem estaremos com o agendamento que vai facilitar ainda mais o atendimento dessas pessoas”, explicou a coordenadora do Cadastro Único, Kamila Oliveira.

Já para o mês de maio, a SMDHS prevê a realização de novos mutirões de atualização do CadÚnico, conforme determinação do Governo Federal. Em março, três mutirões foram realizados, sendo atendidas mais de mil pessoas. Além dos mutirões, a SMHDS ainda realiza o atendimento de famílias referenciadas nos CRAS através do programa Social + Perto, que atende a população que reside em bairros, distritos e localidades distantes da área central.

A atualização faz parte da Ação Averiguação e Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e serve para atualizar informações sobre as famílias inseridas no Cadastro Único, evitando a exclusão em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Gilda Rangel, que é moradora e referenciada do CRAS de Ururaí, aprovou a mudança no atendimento. Ela, que estava com o Bolsa Família suspenso, conseguiu realizar a atualização do CadÚnico. “Como aqui o atendimento foi só para as pessoas que precisavam atualizar o Cadastro Único, eu consegui resolver o que tinha que resolver. Eu moro sozinha, tenho problemas de saúde e necessito do Bolsa Família, que tem me ajudado muito. Mas como o Cadastro Único estava desatualizado, ele foi cortado. Agora está tudo resolvido”, contou a dona de casa.

Joselina de Souza, de 67 anos, também aproveitou a centralização para atualizar o Cadastro Único. A idosa é moradora da Codin e referenciada no CRAS do bairro. Com a atualização, ela regularizou o seu Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Foi bom, porque eu consegui atualizar a minha situação. Eu não poderia ficar sem o meu benefício, então o atendimento serviu muito para eu colocar tudo em ordem”, disse.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, informa que a partir desta quarta-feira (24) o atendimento para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jóquei, Chatuba, Codin e Ururaí será transferido, de forma temporária, para a Gestão do CadÚnico, que funciona na Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa), 565, no Centro. O atendimento será por ordem de chegada, das 8h às 17h.

“É um atendimento provisório. As famílias que precisam do atendimento do Cadastro Único pela primeira vez podem procurar o seu CRAS de origem, seja o da Codin, do Jóquei, da Chatuba ou de Ururaí. Nesses locais, sendo o primeiro atendimento, elas terão a acolhida e depois vão seguir para as próximas etapas”, explicou a coordenadora do Cadastro Único, Kamilla Oliveira.

A atualização faz parte da Ação de Qualificação Cadastral de 2024, um procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e serve para atualizar dados sobre as famílias inseridas no Cadastro Único, evitando a exclusão em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.