Notícias

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social marcou presença nesta quarta-feira (17) na 10ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite – X CIB, que aconteceu na cidade de Arraial do Cabo. O encontro, que reúne representantes de 92 municípios do Estado do Rio e teve sua penúltima edição em Campos, discutiu pautas importantes relacionadas a gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas). 

O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, acompanhou o evento junto do coordenador de Proteção de Alta Complexidade, Diego Armond, e da gerente municipal do Cadastro Único, Kamila Barreto. 

A Comissão Intergestores Bipartite consiste na instância estadual destinada à interlocução de gestores, constituídos por representantes do estado, indicados pela Secretaria de Estado de Assistência Social ou congênere e por representantes dos municípios, indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), que representam os interesses e as necessidades do estado, quanto aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Prefeitura de Campos, através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), através do Justiça Itinerante, realiza nesta sexta-feira (19), mais uma edição do Casamento Comunitário. Na ocasião 40 casais vão oficializar o matrimônio, em uma cerimônia com direito a decoração, buffet e banda para comemorar o grande dia. O evento vai acontecer no Ginásio do Automóvel Clube Fluminense, voltado apenas para convidados. 

Segundo o secretário, Rodrigo Carvalho, o casamento é mais uma oportunidade e as famílias realizarem o sonho do matrimônio de forma gratuita. “A parceria com o Tribunal possibilita realizarmos mais uma edição do casamento, garantindo direito de gratuidade para as famílias vulneráveis e uma cerimônia pensada com muito carinho”, destaca o secretário. 

As irmãs Joana Oliveira, de 27 anos, e Eloisi Roberta de Oliveira, de 20, vão aproveitar a oportunidade para se casarem no mesmo dia e estão empolgadas para viver esse momento. “Estamos muito felizes e animadas por estarmos realizando um de nossos sonhos juntas. Como irmãs não pensamos que teríamos a oportunidade de casar no mesmo dia e isso só está sendo possível por iniciativa da prefeitura. Então só podemos agradecer por esse projeto que permite a realização de um sonho”. 

No evento cada casal terá o direito de convidar oito pessoas para curtirem a festa com eles. Através do Departamento de Programas e Projetos, os noivos também vão ganhar um “Dia de Beleza”, nos dois dias que antecedem ao casamento – quarta (17) e quinta-feira (18) – manicure, trancistas, designer de sobrancelhas e barbeiro. 

“É muito gratificante trabalhar realizando sonhos, é mais um compromisso do Governo Wladimir Garotinho de cuidar das pessoas. Esse ano iremos possibilitar que 40 casais tenham a oportunidade de concretizar a união, construindo uma família. Estamos trabalhando em cada detalhe para que seja um dia inesquecível para eles”, disse a subsecretária de Justiça e Assistência Judiciária, Danielle Campos. 

Para animar a festa a banda da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia vai se apresentar com um repertório variado, que promete agradar a todos os presentes. 

 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A secretaria de Desenvolvimento Humano e Social realizou nesta terça-feira (16) mais uma ação do Cadastro Único voltada para comunidades quilombolas. Os atendimentos, que são realizados em parceria com a subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos e a Defensoria Pública, aconteceram na Escola Municipal Maria Antônia Pessanha Trindade, em Quilombo Lagoa Feia. 

A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população quilombola aos programas sociais e acontece nas semanas de intervalo do projeto “Social mais Perto”. A primeira edição foi realizada em Conceição do Imbé, no dia 25 de abril. 

O Cadastro Único é a principal porta de entrada para os benefícios do governo federal. Através desse registro é possível identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão estará apto a participar de diversos programas sociais dos governos federal, estadual e municipal, como Bolsa Familia, Auxílio Brasil e o Cartão Goitacá.  

Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A entrega dos Cartões Goitacá para as 914 famílias contempladas no mês de maio, será realizada na sexta-feira, dia 26, às 10h, na Vila Olímpica Lulu Beda, do Jardim Carioca. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, a data inicial de entrega seria dia 16, terça-feira, mas precisou ser transferida por conta de logística na entrega dos novos cartões. 

A lista de beneficiários do mês de maio foi divulgada no dia 10 e está disponível (AQUI). O programa de transferência de renda municipal, no valor de R$ 200, já beneficiou mais de 12 mil famílias. A Prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) para a seleção dos beneficiários. 

As famílias beneficiárias são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os beneficiários devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI). 

Segundo a lei, aprovada na Câmara Municipal e Conselho Municipal de Assistência Social, serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais. E, ainda, ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda. 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa promoveu comemoração em homenagem às mães nos Clubes da Terceira Idade do Parque Tamandaré e em Dores de Macabu. Além de decoração temática e bolo, teve música, dança, poesia, sorteio de brindes e muita alegria. A subsecretaria é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. 

A subsecretária, Rosilani Tavares, falou sobre viver esse momento com as mamães da Terceira Idade. 

“Todo dia é dia de comemorar as mães. Hoje (sexta-feira), estamos celebrando essa data com essas mães mais que especiais: as nossas idosas. Eu fico feliz de estar à frente da secretaria e poder participar desse momento tão especial. Cuidar, zelar e oferecer qualidade de vida para eles. Essa é a nossa missão”.  

A animação tomou conta de todos os participantes, principalmente, as mães. Entre elas, estava a Dona Marilda, 87 anos. Ela participou de uma apresentação de poesia sobre mãe, filhos e amor do Grupo Nós na Fita. 

– Que alegria viver esse momento. Nossa festa para comemorar o Dia das Mães foi puro amor. O Clube da Terceira Idade ficou lindo! Teve baile, poesia, sorteio de brindes, lanche e bolo. Tudo para homenagear essas mamães maravilhosas. Que vocês possam estar sempre assim: felizes e cheias de vida – disse a subsecretária, Rosilani Tavares. 

Orquestra – No início da semana, os idosos da Orquestra de violões e do Coral Doce Canto se apresentaram para os idosos da Associação Monsenhor Severino. “Foi um dia muito especial para todos. A música alegra a alma e ficamos muito felizes em proporcionar a todos momentos assim. Cuidar dos nossos idosos é a nossa missão”, finaliza a subsecretária Rosilani.