Famílias de Santo Eduardo são beneficiadas com Cestas Verdes

As famílias do distrito de Santo Eduardo, região mais atingida pelas fortes chuvas da última semana, receberam nesta quinta-feira (4) Cestas Verdes, com produtos alimentícios da agricultura familiar, em uma ação conjunta realizada entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Humano e Social, e Agricultura, Pecuária e Pesca. Ao todo, mil cestas foram entregues, contendo, cada uma, goiaba, pepino, cenoura, aipim, abacate, laranja, limão e rabanete.
A distribuição aconteceu na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, onde funcionou o abrigo provisório e a base das equipes de assistência social e da saúde. Para retirar as cestas todos os representantes das famílias passaram por um cadastro, feito pela equipe técnica da secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social.
Para dona Elzir Machado, que teve a casa atingida pela enchente, a cesta chegou em boa hora. “Vai ser muito bom, porque agora que a gente está colocando as coisas em ordem em casa. Mora eu, meu marido e meu filho, e no momento a gente precisa mesmo. A gente agradece a atenção de vocês com a gente”.
A ação faz parte da adesão do município ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), feito através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Os alimentos são comprados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, para serem distribuídos para as famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de garantir a segurança alimentar dessa população.
De acordo com a diretora municipal de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aline Giovannini, serão beneficiadas com as cestas famílias identificadas e acompanhadas pelos 14 CRAS do município. “Hoje aqui em Santo Eduardo nós atendemos a todas as famílias, sendo elas referenciadas ou não nos CRAS, devido a situação de emergência, ao desastre natural que ocorreu aqui, onde 80% da população do distrito foi afetada pelas chuvas. Já a partir da próxima semana nós vamos ter um cronograma dessa distribuição em todos os CRAS do município, aí sim já vai ser para aquelas famílias que estão em acompanhamento familiar pelos CRAS, que são vulneráveis e estão em insegurança alimentar. Por mês serão distribuídas duas mil cestas.”