Prefeitura certifica 170 alunos nas áreas de culinária, beleza e mídias digitais

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nessa quarta-feira (3) a entrega de certificados para 170 alunos dos Cursos Livres oferecidos por meio do projeto Fábrica de Esperança, no Centro de Convivência de Guarus, Padaria Escola e Dispensário São Vicente de Paulo, organizações da sociedade civil (OSC) conveniada à pasta.

Coordenado pelo Departamento de Programas e Projetos da SMDHS, os cursos de Confecções de Salgados, Confecção de Bolos, Mídias Digitais, Manicure, Trança, Bordado Livre, Customização Criativa, Extensão de Cílios, Barbeiro, Escovista e Design de Sobrancelhas possuem carga horária de 30 horas, com duração de cerca de dois meses. Nas aulas os alunos aprendem na prática a desenvolver as técnicas, com o objetivo de facilitar a entrada no mercado de trabalho.

Incentivada pela avó, a aluna do curso de tranças Nize Maria Barreto já está atendendo e pretende aproveitar a oportunidade para fazer novos cursos. “A minha avó que me falou para fazer o curso de tranças, ela é minha mentora, me incentiva muito. Eu amei, já tenho um salão na minha casa e agora vou poder oferecer mais esse serviço, de tranças. Agora, quero fazer o curso de barbeiro, para poder cortar o cabelo dos meus dois filhos”.

A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura de Campos e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; da subsecretária Grazielle Gonçalves; da assistente social do Dispensário São Vicente de Paulo, Laura Campos; do diretor do Departamento de Programas e Projetos, Marcelo Arêas, além dos instrutores dos cursos.

Segundo Rodrigo Carvalho, os cursos livres têm transformado a realidade de muitas pessoas, que, com as capacitações e os certificados, estão conseguindo se colocar no mercado de trabalho. “É motivo de muita alegria ver esse auditório cheio de pessoas que estão buscando se qualificar, desenvolver um novo trabalho. Somente nesse primeiro trimestre do ano, já qualificamos mais de mil pessoas em diversos cursos, que oferecem a oportunidade de entrar no mercado de trabalho de forma rápida”.

Para o aluno do curso de barbeiro Ronald Ribeiro, a qualificação veio em boa hora. “Eu fiquei sabendo do curso pela internet. Estou desempregado e, por isso, precisei trancar minha faculdade de jornalismo. Agora, pretendo trabalhar como barbeiro e gerar a renda que eu preciso para poder continuar com a minha faculdade”.