Notícias Recentes

Escritório Social realiza ciclo de palestras no Isecensa

O Escritório Social, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que oferece atendimento aos egressos do sistema prisional, vai realizar nesta quarta-feira (8) um ciclo de palestras nos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa). O evento “Conhecendo o Escritório Social – Concretizando Direitos” terá o objetivo de apresentar os serviços oferecidos aos egressos e seus familiares pelo departamento.

O ciclo de palestras está marcado para as 18h, no auditório da instituição, e terá a participação de diversos especialistas, como o juiz Samuel Lemos Pereira, que vai abrir as discussões falando sobre “Audiências de Custódia e Escritório Social”; o defensor público Thiago Abud, com o tema “O Escritório Social na ótica da Defensoria Pública”; a coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça, Mariana Leiras, que vai falar sobre “A expansão da rede de Escritórios Sociais no Estado do Rio de Janeiro; a egressa do sistema prisional Fernanda Castro, que vai falar sobre a sua experiência no Escritório Social como porta de saída; e a equipe técnica do Escritório Social de Campos, que vai discursar sobre os avanços e desafios de um ano de implementação do equipamento.

O ciclo de palestras vai ser mediado pela representante da Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, Roberta Berdeal. Os universitários que participarem das palestras receberão um certificado de participação e cinco horas de atividades complementares.

“O ‘Conhecendo o Escritório Social’ surgiu da ideia de estarmos começando a levar o Escritório Social ao público universitário e à sociedade civil em geral, para que esse grupo saiba que o Poder Público Municipal tem esse equipamento no município e que é esse equipamento que cuida da questão relacionada aos egressos e seus familiares. Então, por que não começar pelo meio acadêmico? Daí essa parceria com o Isecensa, com o curso de Direito e Psicologia de lá, onde estaremos realizando esse encontro com a participação de diversos profissionais”, explicou o coordenador do Escritório Social, Paulo Ricardo Vieira.

EM UM ANO, ESCRITÓRIO SOCIAL JÁ REALIZOU CERCA DE 500 ATENDIMENTOS

Com um ano de funcionamento, o Escritório Social já ofereceu cerca de 500 atendimentos à população custodiada em Campos, com auxílio jurídico, acompanhamento processual, medidas de reinserção familiar e social, além de encaminhamento profissional. O Escritório Social serve como suporte, não só para os egressos, mas também para as suas famílias em diversas áreas, como saúde, qualificação e psicossocial.

Por meio da Subsecretaria de Justiça e Assistência Judiciária, o Escritório Social foi criado a partir de uma parceria do município com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O Escritório Social fica localizado na Rua Ypiranga, número 116, no Centro, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Compartilhe: