Restaurante do Povo: três anos com mais de 1,6 milhão de refeições servidas

O Restaurante do Povo, equipamento reaberto pelo prefeito Wladimir Garotinho em 2021, completa três anos de funcionamento nesta terça-feira (7). Desde então, o Restaurante já ofereceu mais de 1,6 milhão de refeições aos seus usuários. Diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, são oferecidas 1.500 refeições, sendo café, almoço e jantar. O Restaurante funciona em parceria com o Programa RJ Alimenta, do Governo do Estado.

O Restaurante do Povo, que ficou fechado durante quatro anos pela gestão passada, foi reaberto pelo prefeito Wladimir Garotinho para que famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social tenham a garantia de uma alimentação diária e saudável. No espaço, além das refeições, ainda são oferecidos cursos profissionalizantes aos frequentadores para a possibilidade de complementação de renda.

“O que era apenas um sonho, agora, é uma realidade que alimenta aqueles que mais precisam. Hoje, o Restaurante do Povo completa três anos e temos muitos motivos para celebrar. Durante esse período, foram servidas 1.612.500 refeições, proporcionando dignidade às famílias de nossa cidade”, disse Wladimir.

Frequentadora do Restaurante do Povo desde a sua reabertura, a aposentada Aparecida de Andrade, que é moradora do Parque Aeroporto, diz que almoça sempre no espaço e que, além dela, muitas pessoas são ajudadas com as refeições oferecidas diariamente.

“No meu caso, o Restaurante ajuda de uma forma muito boa, porque o dinheiro da aposentadoria não é muito e eu tenho que vir sempre ao Centro para consultas médicas ou resolver alguma coisa. O prato de comida está caro, então eu almoço aqui. Eu vejo que muita gente vem para cá e é ajudada pelo Restaurante, porque não tem mesmo como comer em outro lugar ou está com pouco dinheiro”, disse a aposentada.

DADOS DO IBGE DEMOSTRAN REDUÇÃO DO ÍNDICE DE POBREZA EM CAMPOS

Recentemente, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o município de Campos teve um desempenho positivo em relação à redução dos índices de pobreza, com base no quantitativo de pessoas registradas no CadÚnico. Os dados estão inseridos no período da gestão do prefeito Wladimir Garotinho, entre março de 2023 e março de 2024. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Aline Giovannini, esse resultado se deve à junção de políticas de Assistência Social adotadas no governo Wladimir Garotinho.

“A garantia da oferta amplia a proteção social e viabiliza o acesso, não só à política pública de Assistência Social, mas também às demais políticas públicas. Esse resultado expressa o acerto no investimento na Assistência Social como parte das estratégias de combate à fome e à desigualdade. É uma política do governo Wladimir Garotinho, que também investe maciçamente em Saúde e Educação como forma de enfrentamento às questões sociais, se tornando perenes, enquanto política de Estado”, afirmou Aline.

EQUIPAMENTOS NO ENFRENTAMENTO À INSEGURANÇA ALIMENTAR

No trabalho para a redução do índice de pobreza, especialmente no enfrentamento à insegurança alimentar, a Prefeitura também realiza a Concessão de Cestas Básicas, que é direito garantido no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pela Lei Municipal nº 9.109, de 18 de novembro de 2021. Ainda em 2021, foi criado o Cartão Goitacá, programa municipal de transferência de renda no valor de R$ 200, que tem como principal objetivo combater a insegurança alimentar. Assim como o Restaurante do Povo, que foi reaberto e funciona em parceria com o Governo do Estado, dois polos do Café do Trabalhador foram implantados na cidade, sendo um no Centro e outro na região de Guarus.