Palestras sobre segurança alimentar são ofertadas para terceira idade

Com objetivo de conscientizar a população idosa do município sobre a importância de um alimentação balanceada, o coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que faz parte do Departamento de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, em parceria com a Subsecretaria Municipal da Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, está promovendo uma série de palestras sobre segurança alimentar, ministradas por acadêmicos do curso de nutrição da Universidade Estácio de Sá, no Clube da Terceira Idade, localizado na Rua Rodrigues Peixoto, no Parque Tamandaré.

A primeira palestra da série aconteceu nesta quarta-feira (21). As demais seguirão acontecendo todas às quartas e quintas-feiras, durante os períodos da manhã, às 9h, e tarde, às 14h, até o dia 1º de dezembro.

Emanuelle Couto, aluna no 7º período, falou sobre a importância do tema para os idosos. “A terceira idade é uma fase na vida onde muitas doenças se desenvolvem. Então, é necessário que esse público entenda a importância de cuidar da alimentação para não prejudicar ainda mais a sua saúde”, disse.

Além das palestras, o público presente também participou de dinâmicas, onde foram apresentados os tipos de alimentos e a famosa pirâmide alimentar – uma representação gráfica que reúne informações importantes a respeito dos grupos de alimentos presentes em nossa dieta. “Nós apresentamos para eles quais são os alimentos in natura, processados e ultraprocessados para eles. Os alimentos in natura são mais ricos em minerais, então são os melhores para que eles consumam, diferente dos demais, que são ricos em sódio e açúcar”, informou Amanda Nogueira, também aluna do 7º período.

Já Yasmin Gusmão, aluna do 8º período, destacou a participação dos idosos durante as atividades. “Eles interagiram muito com a gente. A dúvida que eles tinham, nós fomos tirando de acordo com a demanda. A interação é muito importante, pois faz com que a aprendizagem fique mais fácil. Então, para eles é muito bom”, contou.

A dona Lorizete, de 72 anos, frequentadora do Clube, comentou que aprovou a palestra. “Ela foi muito boa, porque é um tema que faz parte do nosso dia a dia. Então, saber o que é melhor para nos alimentarmos, foi muito importante”, declarou.

Companheira de Clube da dona Lorizete, a Maria Candido, de 75 anos, falou que se identificou muito com o tema, pois a neta é recém formada em Nutrição. “Eu já conhecia algumas coisas que foram apresentadas. Mas mesmo assim, estou muito feliz com a palestra, pois ajuda a quem não sabe dessas informações. Foi muito bom”, afirmou.