Seminário aponta os avanços da assistência à população em situação de rua

A sede da Prefeitura de Campos foi palco do II Seminário Municipal da População em Situação de Rua, nesta quarta-feira (21). O evento aconteceu no auditório e reuniu diversos representantes da sociedade civil, do governo municipal, acolhidos e pessoas em situação de rua, além dos profissionais da área de atuação. O tema do seminário foi “Construindo e Garantindo Direitos, Desconstruindo Preconceitos”. A primeira-dama Tassiana Oliveira representou o prefeito Wladimir Garotinho.

Tassiana destacou os avanços realizados desde o início da gestão e a lei do Acolhe Campos, que destina vagas de emprego nas concessionárias para referenciados no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP). “Estamos cuidando das pessoas e melhorando os mecanismos para melhor assistência aos nossos usuários. É realizado um trabalho de parceria. O seminário provoca a discussão sobre um tema tão importante. Podemos ver qual é nosso papel enquanto sociedade para as ações que precisam ser desenvolvidas”, disse.

O evento foi organizado pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento para a População de Rua (CIAMP RUA), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social.

A promotora da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Campos, Maristela Naurath, falou das dificuldades enfrentadas pela população de rua e da importância da participação da sociedade. “Eu recebo diversas notícias sobre o tratamento que a população de rua recebe, como se não fossem humanos. Muita gente olha as pessoas em situação de rua como estivesse atrapalhando e quer afastar. Mas a situação continuará ali. O problema é de toda a sociedade. Estamos vivendo uma situação de fome, miséria e, ainda, veio a pandemia, devastando pessoas e famílias. A Prefeitura está trabalhando e precisamos de cada servidor para mostrar para os usuários que eles não são só números. Só eles sabem o que realmente precisam”, disse a promotora.

A presidente do Comitê, Ursula França, destacou a importância do evento para a construção de políticas públicas. “Nas últimas décadas tivemos avanços a partir da criação da Política Nacional da População de Rua e a criação do CIAMP. Para chegarmos até aqui, um longo caminho precisou ser percorrido e vamos continuar. Não tem como criar projetos e programas sem a participação das pessoas em situação de rua. A participação dos usuários é de emocionar” comemorou a integrante da comissão organizadora, ao lado da secretária executiva, Maria Julia Eccard.

A defensora pública Nathalia Pires Carneiro parabenizou os usuários pela presença no evento. “Quero parabenizar a todos por trazer para a centralidade essa pauta em favor de pessoas que muitas das vezes são criminalizadas pela sociedade e na maioria das vezes hostilizada”.

Os usuários contaram com os atendimentos do Consultório de Rua; corte de cabelo e manicure, por meio do projeto Social + Perto. Também participaram da mesa de abertura a diretora de Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes, e o coordenador executivo, Paulo Ricardo Vieira.