Notícias Recentes

Programas sociais da Prefeitura auxiliam mães com seus filhos e familiares

Os programas sociais da Prefeitura de Campos, que são geridos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, têm o papel de assegurar os direitos básicos da população campista, principalmente, à alimentação. Neste Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (14), programas como o Cartão Goitacá, que beneficia famílias com R$ 200, e o Mãe Coruja, que fornece kit maternidade para gestantes, reforçam o apoio dado a mulheres que são mães.

Um dado divulgado pela revista Valor Econômico mostra que a quantidade de lares com mulheres ocupando a função de responsável da família cresceu 72,9% entre 2012 e 2022. No período, o número de lares chefiados por mães solo explodiu e explica boa parte do cenário atual. 

O Cartão Goitacá é um programa de transferência de renda que foi criado através de lei municipal pelo Prefeito Wladimir Garotinho em 2022. Atualmente, atende 12 mil famílias que podem fazer suas compras do mês em supermercados credenciados. Com o valor, essas as pessoas podem complementar a compra mensal de alimentos ou até mesmo usara quantia como fonte principal para preencher a despensa. Durante as entregas dos cartões, sendo a última feita no mês de abril, com 1.451 famílias sendo incluídas, era perceptível a massiva presença de mulheres, principalmente mães, que buscavam o benefício. Em muitos casos pensando em seus filhos. 

Uma dessas mães beneficiadas é a Marcele Rangel, de Goitacazes, que tem dois filhos, e realiza as compras do mês com a ajuda do benefício. “Para mim, que tenho crianças pequenas em casa, o cartão ajuda muito. Acredito que, além da minha família, o benefício tem ajudado muita gente. Eu fui beneficiária do antigo Cartão Cidadão, que foi cortado na antiga gestão. Com o corte, eu fui muito prejudicada e tive dificuldades para manter as compras de casa. Eu espero que todos tenham muita saúde para que o Programa continue ajudando, independente do governo. Eu desejo um feliz Dia das Mães às mamães que lutam para colocar comida na mesa de suas famílias”, disse. 

Mulheres chefes de família e seus filhos e mulheres em situação de violência são um dos critérios para a concessão do benefício. Mas o programa também atende famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento, além de pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências. Para receber o benefício, as famílias devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI). 

O Mãe Coruja também é um programa que auxilia mães campistas. O programa é voltado para gestantes ou mulheres que tiveram bebês há pouco tempo. As beneficiárias recebem o material necessário que servirá para ajudar no enxoval dos primeiros meses de vida da criança. O Mãe Coruja já beneficiou mais de aproximadamente 2.000 gestantes em situação de vulnerabilidade. O kit entregue à elas é composto por uma bolsa, mochila térmica, mamadeiras, trocador, macacão longo e curto, body com manga e sem manga, casaquinho com capuz, toalha de banho, edredom, meias de algodão, luva e banheira. Depois da entrega, as mamães puderam participar de um café da manhã especial. 

Para ter direito ao benefício, a gestante deve ser moradora do município, estar inscrita ou se inscrever no ato do requerimento no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, e ser referenciada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da área onde reside. As entregas dos kits estão sendo feitas por equipes técnicas, a partir do sétimo mês de gestação. 

 

Compartilhe: