Idosos aprovam obras do Centro Dia, no Jardim Carioca

Inaugurado na noite dessa segunda-feira (1º) pelo prefeito Wladimir Garotinho, o Centro Dia do Idoso, localizado no Jardim Carioca, foi aprovado pelos idosos do bairro que acompanharam a cerimônia de inauguração. O Centro será destinado ao atendimento especializado de pessoas idosas que tenham algum grau de dependência de cuidados.

No local, a pessoa idosa e seus familiares terão a oportunidade de passar o dia e voltar para a casa da família à noite, participando de atividades e sendo atendidos com diversos serviços.

“Vai ser uma bênção o atendimento aqui no Centro Dia do Idoso. Eu já conheço o espaço há anos, desde quando eu coloquei meu pai para ser atendido aqui, mas essa obra ficou perfeita. Está tudo muito lindo”, disse a aposentada Solange de Azevedo, de 65 anos, moradora do Parque Presidente Vargas.

O espaço está bonito, claro e muito novinho. Eu não vejo a hora de poder aproveitar aqui junto com a minha família”, contou a aposentada Marinete Gomes, de 64 anos.

A proposta do Centro Dia do Idoso é evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Com as atividades exercidas na unidade, os idosos e seus familiares terão a possibilidade de fortalecer os vínculos rompidos. Os idosos que vão participar das atividades e atendimentos do Centro Dia serão referenciados em um dos três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.

“Os CREAS atendem as pessoas em situação de violação de direito. O perfil de atendimento também passa por aquele idoso que sofre uma negligência física, maus tratos físicos, abuso do poder econômico, exploração financeira ou qualquer situação de violação de direito, tendo esse idoso algum grau de dependência. A proposta, além de dar condições para esse idoso, é melhorar e potencializar as condições de vida desse idoso para que ele volte a alcançar autonomia. Além disso, oferecer um suporte também para essa família, para que ela entenda o papel do idoso no seio familiar e o papel dele enquanto família nessa relação”, explicou a diretora da gestão do SUAS, Aline Giovaninni.

Durante cinco dias na semana, cada usuário (a) poderá frequentar o serviço em um período (manhã ou tarde) ou o dia todo – horário integral, a depender do planejamento para cada família. Os frequentadores receberão café da manhã, almoço e lanche da tarde. As equipes serão formadas por uma coordenação, um profissional de assistente social, um psicólogo, além de aproximadamente 10 cuidadores. Os profissionais ainda passarão por capacitações nas próximas semanas. Além do Centro Dia do Idoso, outros equipamentos municipais atuam no oferecimento de atividades e serviços aos idosos, como os Clubes da Terceira Idade, a Colônia de Férias da Terceira Idade e a Policlínica da Terceira Idade.

ESTRUTURA PENSADA PARA OFERECER CONFORTO AOS IDOSOS

O prédio de dois andares, que é do município, tem cerca de 500 metros quadrados e uma estrutura confortável, com sala de TV, refeitório, banheiros adaptados, espaço para atividades, ambulatório, cozinha, etc. A reforma foi realizada via emenda parlamentar, através do Sistema de Gestão de Transferências Voluntárias – SIGTV, por meio de transferência do Fundo Nacional de Assistência Social para o Fundo Municipal de Assistência Social. Todo o material que será utilizado, como mobiliário e equipamentos eletrônicos, foi e ainda está sendo adquirido através de cofinanciamento federal e estadual.

OS CREAS VÃO REGULAR AS VAGAS

O Centro Dia do Idoso vai oferecer 30 vagas em cada turno (manhã e tarde), mas inicialmente, já que as equipes ainda estão sendo treinadas, serão 15 vagas nos dois períodos. Apesar do equipamento ficar localizado em Guarus, no Jardim Carioca, ele é voltado aos idosos de todas as partes do município.